O filme “Virgem Margarida”, que narra a história da adolescente Margarida, levada por engano com um grupo de 500 prostitutas a uma aldeia para aprender novas regras de convivência, após a independência de Moçambique,  abriu a Mostra de Cinema Moçambicano: Licínio Azevedo. A programação foi realizada de 03 a 20 de novembro.  O evento foi realizado pelo Centro de Estudos Africanos (CEA/UFMG).

Durante a mostra, além de “Virgem Margarida”, foram exibidos os filmes “Árvore dos antepassados”, “Desobediência”, “Ferro em brasa”, “Hóspedes da noite”, “Tchuma Tchato”, “Marracuene” e “Grande bazar”. Após as exibições, foram promovidos debates com especialistas em temas sobre África.

Licínio Azevedo

Nascido em Porto Alegre, Licínio Azevedo é cineasta e cofundador da produtora moçambicana Ebano Multimedia. Diretor e produtor de documentários premiados em festivais internacionais, Licínio também é escritor. Sua coleção sobre a guerra de independência de Moçambique inspirou “O Tempo dos Leopardos”, o primeiro longa-metragem produzido no país.