Foi realizado no Espaço do Conhecimento UFMG, no Circuito Cultural da Praça da Liberdade, nos dias 14 e 15 de abril de 2016.

O Seminário foi organizado por integrantes dos Departamentos de História/FAFICH, de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes e pelo Centro de Estudos Africanos da UFMG. O evento acadêmico integra o projeto “A produção, circulação e utilização de marfins africanos no espaço atlântico entre os séculos XV e XIX”, fruto do convênio celebrado entre a UFMG e Universidade de Lisboa. O projeto é coordenado pelos professores Vanicléia S. Santos e José da Silva Horta e também integra a pesquisa internacional “African Ivories in the Atlantic World: a Reassement of Luso-African Ivories”, com sede na Universidade de Lisboa.

A proposta deste Seminário foi reunir pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação que tratam de temas como a produção, circulação e utilização dos marfins durante o período Moderno no espaço atlântico, onde ocorreram diversas transformações políticas, econômicas, sociais, e intercâmbios culturais que marcaram as relações entre Portugal, África e América Portuguesa.

O evento acadêmico evidenciou as formas sociais de circulação e os usos simbólicos dos marfins e outros objetos de arte, assim como de pessoas e de ideias, no que tange aos aspectos relativos à História, História da Arte e Cultura Material.

Para mais informações sobre a pesquisa, clique neste link: http://ow.ly/10ou7d