O Setor de Acolhimento da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG (DRI/UFMG) promoveu no último dia 15 de junho de 2023 a Oficina de Práticas Digitais voltada para os estudantes do pré-PEC-G, no Laboratório de Informática da Faculdade de Letras da UFMG.

A organização e condução das atividades foram realizadas pelo Técnico em Informática, Ricardo Bruno, por Elaine Parreiras e por Luísa Perini, todos membros da DRI/UFMG.

O encontro foi proposto para apresentar noções sobre alguns recursos tecnológicos importantes para a adaptação dos alunos durante as aulas de Português como Língua Adicional para o exame Celpe Bras.

As propostas de temáticas para a oficina foram enviadas pela equipe de professores do curso de português com intuito de oferecer conteúdos  que contemplasse a vivência dos alunos nas aulas. Sendo assim, a atividade apresentou noções sobre as ferramentas e recursos da plataforma Google Sala de Aula e iniciação à funcionalidades de design gráfico na plataforma Canva.

A oficina foi proveitosa, sendo possível promover momentos de descontração e integração entre os participantes por meio de um lanche coletivo e ainda oferecer atividades para aumentar a colaboração e melhorar a comunicação no idioma português.