O professor de Sociologia e Estudos Africanos na Universidade da Pensilvânia, EUA, Tukufu Zuberi, esteve em Minas Gerais, de agosto a setembro de 2014, realizando uma série de palestras sobre Raça, África e Diáspora. Zuberi foi convidado pela Cátedra de Altos Estudos da UFMG. A visita foi promovida pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat), pela Fundep, pelo Departamento de Demografia/Cedeplar, pelo Departamento de Sociologia e Antropologia da Fafich e pelo Centro de Estudos Africanos, vinculado à Diretoria de Relações Internacionais (DRI).

No dia 25 de setembro, Tukufu Zuberi apresentou, no auditório da Reitoria da UFMG, a conferência “África e a Diáspora Africana: uma breve história demográfica de 10.000 anos”.