A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) tem excelente desempenho na categoria de International Research Network no QS Latin America University Rankings 2023. Este indicador, somado ao índice de citações por publicação, proporcionou certificação de Excelência na Pesquisa à UFMG, atribuída somente a 10 universidades da região.

O QS Latin America University Rankings, produzido pela empresa britânica Quacquarelli Symonds, analisa as instituições em seis categorias, incluindo reputação acadêmica e do empregador, proporção professor/aluno e citações de pesquisa. O indicador de International Research Network (Rede Internacional de Pesquisa, em tradução livre) utiliza informações fornecidas pelo banco de dados Scopus para avaliar a colaboração internacional em pesquisa.

A classificação universitária latino-americana de 2023, relativa ao ano de 2021, apresentou a UFMG em 16ª posição, dentre as 428 instituições avaliadas. Os critérios de avaliação em destaque são: Corpo Docente com Doutorado (99,8), Impacto na Web (98,9), Rede Internacional de Pesquisa (98,4), Trabalhos por Faculdade (94,4) e Reputação Acadêmica (87,2).