O Setor de Acolhimento da Diretoria de Relações Internacionais realizou, nos dias 05 e 06 de junho, reuniões preparatórias com os inscritos na Chamada do Programa de Apadrinhamento.

A iniciativa teve o objetivo de preparar os “padrinhos” para a chegada dos estudantes internacionais que ingressarão na UFMG no segundo semestre de 2018,  com um diálogo sobre temas relacionados à acolhida dos estudantes.

Por meio do Programa, os padrinhos ou madrinhas acompanham um estudante estrangeiro ao longo de seu período letivo na UFMG, dando auxílio em questões burocráticas nas unidades acadêmicas da Universidade, sugestões de programação para finais de semana e feriados, oferecendo a calorosa acolhida brasileira, entre outros.

As reuniões se iniciaram com um discurso acerca das experiências com alunos estrangeiros e a importância do suporte dos padrinhos, que atuam como facilitadores no processo de adaptação, uma vez que os estudantes são de países com culturas e costumes distintos.

Foram repassadas, então, orientações sobre as funções do padrinho relacionadas ao auxílio em questões burocráticas, logísticas e acadêmicas. A equipe também abordou a oportunidade de troca de experiências culturais entre os participantes do Programa de Apadrinhamento.

Ao final da reunião, os padrinhos e madrinhas puderam tirar dúvidas com a equipe do Setor de Acolhimento.

O próximo encontro acontecerá durante a Semana de Orientação do Estudante do Internacional. Confira mais fotos do evento no Facebook clicando aqui.