A Série de Estudos Indianos tem como objetivo abordar e divulgar temas diversos relacionados à Índia e aos Estudos Indianos. É um evento periódico que acontece sempre em uma quinta feira a ser divulgada. Essa quinta feira é caracterizada como “Quinta Indiana” em que um evento abordando temas diversos ligados à Índia e aos Estudos Indianos é realizado.

19 de Março de 2015:

O primeiro evento da Série de Estudos Indianos teve início com a palestra Ayurveda e a Natureza: o que você tem a ver com isso?” ministrada pela Dra. Ana Maria Rodrigues. De acordo com as informações da palestra, “Ayurveda é a arte de viver diariamente em harmonia com as leis da natureza”. A palestra evidenciou a relação entre o homem e a natureza que está presente desde a nossa concepção, passando pela nossa constituição individual até os alimentos que ingerimos. Um conhecimento completo e milenar transmitido através do tempo.

09 de abril de 2015:

O segundo evento da Série de Estudos contou com a presença do palestrante convidado Maurício Andrés Ribeiro, arquiteto formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e pesquisador visitante no Indian Institute of Managemente, em Bangalore na Índia.

A palestra intitulada “Riquezas da Índia para a evolução humana” abordou temas relacionados às características e ao patrimônio imaterial construído na Índia, a relação desse país com o ecodesenvolvimento e a evolução humana nesse período antropoceno.

07 de maio de 2015:

A terceira palestra apresentada na Série de Estudos Indianos abordou a produção de alimentos na Índia. Desta vez o evento contou com a participação do médico veterinário Eduardo Bastianetto, que apresentou a palestra “Produção de Alimentos na Índia: Tradição e Conquistas”. Na ocasião, o palestrante falou a respeito dos sistemas de produção de leite e carne de búfalo na Índia, contextualizando os aspectos geográficos e populacionais do país. Abordou, também, as relevantes iniciativas do governo indiano para o fomento da produção de alimento e as práticas agrícolas desenvolvidas no país.

27 de agosto de 2015:

A quarta edição da Série de Estudos Indianos apresentou algumas mudanças! Diferentemente dos primeiros eventos, a Série agora foi ampliada e contou com duas apresentações e um encontro que promoveu discussões a respeito dos estudos indianos. O evento teve início às 14:30 e encerramento às 19 horas, no auditório 3 do ICEX. A novidade, foi o Grupo de Discussão que se iniciou nessa mesma data.
A primeira palestra “Canto devocional indiano: significados musical e ritualístico dos Bhajans”, foi ministrada por Heloísa Feichas e Daniel Augusto. O tema exposto foi o significado do Bhajan sob os aspectos musical e ritualístico, mostrando também transcrições dos cantos devocionais em partitura. A segunda palestra “Dança Indiana – origem, técnica e estética”, apresentada por Karen Veloso (Kamalaksi), teve como objetivo mostrar ao público interessado alguns aspectos da dança clássica indiana do estilo Bharatanatyam.

24 de setembro de 2015:

A Série de Estudos Indianos de setembro deu continuidade à proposta da Série de agosto, com a programação ampliada. Teve o segundo encontro do Grupo de Discussão, às 14:30 e outras duas palestras. Marcus Fonseca, filósofo, educador, fundador e diretor do Instituto EntreSer, abordou alguns dos principais temas da filosofia do Yoga na palestra “Fundamentos do Yoga – filosofia e prática”. O professor Dilip Loundo, professor adjunto do Departamento de Ciência da Religião da UFJF e Coordenador do Núcleo de Estudos em Religiões e Filosofias da Índia (NERFI-CNPq), apresentou “O Sentido do ‘Sem Sentido’: O Ritual Védico (yajña) como Renúncia (tyâga)”, abordando acerca da renúncia, a qual constitui a base estrutural que assegura a continuidade entre o yajña (sacrifício) tradicional e o pujâ (culto de adoração) contemporâneo e o elo orgânico que interconecta as duas seções constitutivas dos Vedas: a seção relativa ao ritual (karmakâṇḍa) e a seção relativa ao conhecimento (jñânakâṇḍa).

22 de outubro de 2015:

A Série de Estudos Indianos do mês de outubro manteve a programação ampliada, a qual teve início com o terceiro encontro do Grupo de Discussão, às 14:30 horas. Em seguida, Ana Amélia Reis, que desenvolve pesquisas sobre literatura e cultura brasileira e indiana, apresentou a palestra “Cecília Meireles e a Índia: a poeta enamorada do Oriente“. A palestra abordou alguns aspectos da filosofia indiana que permeiam a obra da Cecília Meireles, para além dos textos nos quais ela fala explicitamente sobre a Índia.

A segunda palestra do dia foi conduzida por Alcione Ramos (Gangadhara Saraswati), diretora do Satyananda Yoga Center em Belo Horizonte. Psicóloga, pedagoga, professora de Yoga e autora do livro “ Yoga Nidra – O Sono Consciente”, a palestra “Yoga Nidra: do Samadhi à terapêutica que veio da Índia”, abordou sobre essa técnica do Yoga e do Tantra, compilada de escrituras antigas da Índia, e que chega até o homem contemporâneo como um instrumento valioso de autoconhecimento, despertar da criatividade e até mesmo descanso profundo.