Por meio do projeto de extensão universitária, “O mundo na UFMG: Internacionalização em Casa”, estão sendo organizadas as Oficinas de Danças Típicas – “Roda Gigante”, cuja proposta é realizar aulas de danças de diferentes países, ministradas pelos alunos em mobilidade acadêmica internacional na UFMG. As atividades são organizadas pelo estudante de graduação em História, André Amaral, juntamente com a equipe do projeto, com o Setor de Acolhimento da DRI/UFMG, com a estudante de letras Poliane Alves e com o Grupo Sarandeiros, na pessoa do Prof. Gustavo Cortês e os bolsistas Gláuce Almeida e Hélio Navarro, e já contaram com a participação de estudantes da Colômbia e Chile.

Estudantes colombianos, após a aula de Salsa colombiana, ministrada pela estudante internacional de Engenharia Ambiental, Marcela Simbaqueva.

O projeto tem o objetivo de promover a horizontalidade entre os países, buscando conectar os saberes desses estudantes e pesquisadores internacionais à comunidade acadêmica da UFMG, por meio de atividades lúdicas, nas quais os participantes do projeto aprendem danças de diversas partes do mundo, ofertadas, a cada encontro, por estudante em mobilidade ou por estudante da UFMG.

Participantes do projeto após a aula de Cueca Chilena, ministrada pelos estudantes internacionais: Álvaro e Josefa.

As atividades acontecem quinzenalmente na Sala de Dança da Escola de Educação Fisica, Fisioterapia e Terapia Ocupacional – EEFFTO/UFMG, sempre às sextas-feiras (segunda e quarta semana de cada mês), das 17h30 às 18h30. Vagas reservadas vagas aos 30 primeiros inscritos.

No centro da foto vemos os estudantes Álvaro Recabarren (Chile) e Camille Girard (França).

“O projeto da roda gigante é uma ideia maravilhosa porque, além do intercâmbio acadêmico, é importante incentivar as atividades culturais, sendo a dança uma delas, por isso ter a oportunidade de aprender uma dança do ponto de vista de uma pessoa de outro o país é incrível.” (depoimento de Álvaro Recabarren).

Até o momento já foram realizados 3 encontros, onde foram ministradas as seguintes oficinas:
1° Forró (Brasil) – André Amaral e Gláuce Almeida
2° Salsa (Colombia) – Marcela Simbaqueva
3° Cueca (Chile) – Álvaro Recabarren e Josefa Ignacia Ahumada

O próximo encontro está agendado para o dia 27 de abril, e será ministrada uma oficina de Ritmos Afro-caribenhos pelo estudante dominicano Lisander Wilmore.

Para participar das atividades gratuitas, acompanhe o Facebook da Diretoria de Relações Internacionais e a página do projeto “O Mundo na UFMG: Internacionalização em casa”. Para mais informações, entre em contato pelo email: omundonaufmg@gmail.com ou acolhimento@dri.ufmg.br .