Em outubro de 2014, o Centro de Estudos Africanos trouxe a Belo Horizonte a professora moçambicana Teresa Cruz e Silva.  Docente da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Teresa ministrou, de 21 a 24 de outubro de 2014, o mini-curso “As Ciências Sociais e as Instituições do Ensino Superior como motores de Mudança: o caso de Moçambique”.  No mesmo dia 24, ela também apresentou a Conferência “O Lugar das Ciências Sociais como motor de mudança: o caso de Moçambique”, na sala 3052 da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH).

Doutora em História Social, Teresa é professora associada do Centro de Estudos Africanos da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da UEM, em Maputo (Moçambique). Os seus interesses de pesquisa centram-se na história social contemporânea de Moçambique e da África Austral, nacionalismo e movimentos nacionalistas na África, redes sociais, religião e sociedade, juventude e identidades sociais, segurança regional e estudos de gênero.

Presidiu o Comitê Executivo do Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais na África (Codesria) entre 2005 e 2008 e é membro de vários conselhos editoriais e científicos de revistas nacionais e internacionais. A conferência, assim como o minicurso  ministrado nesta semana pela professora, são baseados no texto de comunicação escrito por Teresa após a 13ª Assembleia Geral do Codesria, realizada em 2011, em Marrocos.

O relatório propõe questionamentos sobre o papel da educação no futuro das antigas colônias portuguesas na África, particularmente as instituições de ensino superior, analisando as Ciências Sociais e a produção científica nas universidades públicas em Moçambique, numa tentativa de fazer um balanço entre as práticas e as necessidades de transformação.

A professora Teresa Cruz e Silva participou de atividades acadêmicas promovidas pelo CEA/UFMG. Foto: Boletim UFMG.