O Setor de Convênios da DRI é responsável pela negociação, junto a universidades, institutos de pesquisa e órgãos governamentais estrangeiros, de parcerias internacionais como acordos de cooperação, convênios de pesquisa e convênios de intercâmbio; pela condução dos procedimentos administrativos necessários para a aprovação dos referidos acordos pelos órgãos pertinentes da Universidade; e por informar estudantes e professores da Universidade a respeito das parcerias internacionais vigentes entre a UFMG e instituições estrangeiras, e dos procedimentos para a formalização de novos convênios.

Instrumentos jurídicos

Acordo de Cooperação e a Carta de Intenções estimulam a organização conjunta de cursos, palestras e simpósios; facilitam a obtenção de financiamento, por um terceiro, a projetos desenvolvidos em parceria pelos signatários.

Convênio de Intercâmbio pode estabelecer a troca de estudantes de graduação, pós-graduação, docentes e/ou pesquisadores da UFMG e de uma instituição estrangeira, por um período determinado (normalmente, um ou dois semestres).

Convênio de Pesquisa, formaliza uma investigação conduzida conjuntamente por membros da UFMG e de uma entidade estrangeira. Sua firma facilita a obtenção de financiamento externo e institui disposições sobre propriedade intelectual.

The Agreements section is responsible for negotiating international partnerships, such as cooperation agreements, research agreements and exchange agreements, with universities, research institutes and foreign government agencies.

This section conducts the necessary administrative procedures for the approval of such agreements by the pertinent organs at UFMG, being responsible for informing students and professors about the current international partnerships between UFMG and foreign institutions, as well as the procedures for formalizing new agreements.

Legal instruments

The Cooperation Agreement and the Letter of Intent encourage the joint organization of courses, lectures and symposia; facilitating the obtaining of financing by a third party for projects developed in partnership by the signatories.

The Exchange Agreement may establish exchange of undergraduate, graduate, faculty and / or researchers from UFMG and a foreign institution for a specified period (usually one or two semesters).

The Research Agreement formalizes an investigation conducted jointly by members of UFMG and a foreign entity. It facilitates the obtention of external financing and establishes dispositions on intellectual property.

To contact the Agreements section of the Office of International Affairs, please write to:

Mr. Pedro Fiuza – convenios1@dri.ufmg.br

Ms. Samira Lott – convenios2@dri.ufmg.br