A UFMG integra a recém-lançada Cátedra Unesco – A Cidade que Educa e Transforma, que, ao longo dos próximos cinco anos, vai estimular e abrigar colaboração em pesquisa, publicações e mobilidade de docentes e estudantes. Lançada em Lisboa, no final de fevereiro, a iniciativa reúne 13 instituições de Portugal, Brasil e Guiné-Bissau, participantes de uma rede liderada pelo Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa (Isec).

Este Consórcio de cooperação internacional Cátedra UNESCO Unitwin   pretende: 1) Qualificar a compreensão, a reflexão e, portanto, as ações desencadeadas nos territórios urbanos pelos governos locais, instituições e organizações que os compõem, considerando processos participativos voltados parao bem-estar coletivo e individual; 2) Promover um sistema integrado de atividades de investigação, formação e documentação na área das Cidades Educadoras.

A Cátedra é constituída dos seguintes grupos de trabalho: a) Direito à cidade; b) Territorialidade, identidade e cidadania; c)Educação na cidade; d)Participação, Organização, Gestão e Desenvolvimento Local; d) Vida, Sustentabilidade e Transição Ecológica.

Fonte: ufmg.br