
O Programa Internacional de Intercâmbio Educacional e Cultural “Fulbright” chegou ao Brasil em 1957 e desde então é representado e administrado por uma organização internacional vinculada aos governos do Brasil e dos EUA: a Comissão Fulbright, com o principal objetivo de ampliar o entendimento entre os EUA e outros países.
A Fulbright oferece bolsas de estudos para o intercâmbio de estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores que queiram fazer a diferença em suas comunidades por meio da pesquisa e do conhecimento.
Nos meses de agosto a dezembro de 2022 a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com o apoio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), recebeu Brenda Figueroa Arellano, assistente de ensino de língua inglesa Fulbright (English Teaching Assistants – ETAs).

Brenda realizou mais de 100 eventos durante o 2º semestre de 2022, em clubes de conversação em inglês e espanhol, clubes de cultura e leitura, oficinas de conscientização sobre diversidade e autodefesa. Contou que quando planejou o seminário de autodefesa feminina na UFMG, não tinha ideia que iria ensinar defesa pessoal três vezes por semana, dar um workshop de autodefesa no seminário Fulbright Rio para mais de 50 pessoas, ou organizar um torneio de jiu-jítsu feminino e não binário para estudantes de defesa pessoal.
Ressaltou o apoio da Diretoria de Relações Internacionais, que “abriu portas que de outra forma teriam permanecido fechadas”. Mencionou também seu incrível padrinho que a recebeu em Belo Horizonte – MG, além dos amigos brasileiros que a ajudaram na interação com a cultura brasileira ao visitar cidades, jogar capoeira na Moradia, aprender a dançar forró, participar do carnaval, festas juninas, eleições e Copa do Mundo. Comentou que “adorei as aulas do curso Português como Língua Adicional (PLA) e fiquei muito orgulhosa por ter concluído o curso de português avançado.” Brenda agradeceu a todos que contribuíram por todas as memórias e disse que “o Brasil sempre terá um lugar especial no meu coração!”