A Universidade Federal e Minas  Gerais recebeu no dia 18 de abril a delegação com 11 Reitores e Vice-reitores de universidades cubanas:  Adianez Fernández Bermúdez (Universidad Artemisa), Osiris Aranda Creagh (Universidad de Guantánamo), Mercedes Delgado Fernández (ESCEG), Milda Lesbia Díaz Masip (Universidad de Ciencias Pedagógicas EJV), Nuria Rivero Martínez(Universidad de Ciencias Médicas), Yurisley Valdés Mariño (Universidad de Moa), Marian Hernández Colina (Universidad de La Habana), Manuel Alberto Leyva Estupiñán (Universidad de Holguín), Neibys Lourdes Casdelo Gutiérrez (Universidad Central “Marta Abreu” de Las Villas), Oliurca Padilla García (Universidad de Sancti Spíritus “José Martí Pérez”), Mercedes de la Caridad Mora Carnet (Ministerio de Educación Superior).

Entre os objetivos da visita, a delegação retribuiu a ida da Reitora da UFMG, professora Sandra Goulart, e do Diretor de Relações Internacionais, professor Aziz Saliba, em fevereiro deste ano, ocasião em que celebraram instrumentos jurídicos de colaboração entre universidades.

Os representantes conheceram o Campus Pampulha da UFMG, além do Centro de Microscopia da UFMG #cmufmg, uma das mais importantes instalações multiusuárias de pesquisa da América Latina, onde foram recebidos pelo professor Gregory Kitten, vice-diretor do Centro, e os pesquisadores Dr. Thalita Arantes e Dr. Wesller Schimidt.

Em reunião com a Reitora da UFMG, consolidaram acordos firmados, efetivando a cooperação por meio do diálogo com as Pró-reitorias de Extensão, Pós-graduação, Cultura, Graduação e Pesquisa representadas, respectivamente, pelos Pró-reitores: Prof.ª Cláudia Mayorga, Prof.ª Isabela Pordeus, Pró-Reitor Adjunto Prof. Eduardo Neves, Prof. Fernando Mencarelli, Prof. Bruno Teixeira, e a Pró-Reitora Adjunta Prof.ª Jacqueline Takahashi.