Professor Nicolas Riteau, da Universidade de Orleans, e professor Sérgio Costa Oliveira, do Departamento de Bioquímica e Imunologia do ICB/UFMG.

Uma iniciativa da UFMG com a Embaixada da França no Brasil, o Programa Cátedras Franco-Brasileiras promove a vinda de professores e pesquisadores do país europeu para atuarem em projetos comuns nas mais diversas áreas do conhecimento. Para participar, o docente francês precisa do acompanhamento de um professor anfitrião brasileiro. A permanência no Brasil é de trinta a sessenta dias na UFMG e são previstas ações de reciprocidade entre as instituições envolvidas

Pesquisador da Universidade de Orleans, Nicolas Riteau foi contemplado na sexta edição das Cátedras Francesas e, com o professor Sergio Costa Oliveira, do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, investigou no Brasil, a partir de diferentes abordagens,  o sensor de ácido nucleico STING (Estimulador dos Genes Interféron, em tradução livre), uma proteína produzida pelos leucócitos e fibroblastos que interfere na replicação de fungos, vírus, bactérias e células de tumores.

“Nossa proposta busca promover importantes insights para melhor o entendimento das respostas imunes envolvendo a molécula STING e o seu papel no reconhecimento de ácidos nucleicos”, comentou o doutor francês. “Sérgio está interessado na ativação do STING em resposta às infecções, enquanto eu investigo o papel da proteína no contexto de inflamações estéreis”, afirmou.

Durante sua estadia no Brasil, nos meses de outubro e novembro deste ano, Nicolas apontou diversos objetivos que são esperados na sua colaboração com o professor Sérgio Costa Oliveira. “Queremos reforçar pesquisas duradouras e conexões entre as universidades, possibilitando novos intercâmbios de estudantes do pós-doutorado para atuar em experimentos, bem como dar início a uma nova área de investigações”, pontuou. “O estudo sobre STING é muito inovador dentro da comunidade científica e representa um campo em desenvolvimento na imunologia com excelente potencial de gerar tratamentos para tratar graves doenças”, finalizou o docente que considera seu tempo no Brasil como frutífero para futuras parcerias.

Gerenciado pela Diretoria de Relações Internacionais da UFMG, a chamada do processo seletivo das Cátedras Franco-Brasileiras é divulgada anualmente no site da DRI. Os docentes que tenham interesse em participar desse projeto podem acessar a chamada do ano passado para conhecer um pouco mais sobre a iniciativa.