Professor Julio Ortega da Brown University (EUA).                  Foto:Sarah Dutra

No dia 27 de março, o Professor peruano, Julio Ortega da Brown University debateu a História da América Latina no ciclo de conferências América Latina: História intelectual e literatura promovido pelo Centro de Estudos Latino-Americanos (CELA).

No turno da manhã, o Professor palestrou no Auditório Azul da Escola de Ciência da Informação (ECI). A conferência La construcción nacional Hispanoamericana: Una historia intelectual tratou sobre os modos de representação da América Hispânica no início da modernidade.

Para isso, as figuras literárias e políticas latino-americanas da época foram citadas, ressaltando a concepção de modernidade proposta por Andrés Bello, Domingo Faustino Sarmiento e José Martí e como eles configuraram modelos que se projetaram ao longo do século XX.

O Professor Julio Ortega falou sobre a concepção de Bello. Tal vertente pregava que a modernidade devia ser buscada dentro de cada cultura. Por isso, não pregava a imitação de modelos, para ele a modernização da sociedade se daria através da construção de instituições sólidas.

A ideia de que a difusão da educação básica promovia uma sociedade igualitária embasava o modelo de Sarmiento, propondo a imitação do sistema de educação norte-americano e a organização das ferrovias como modelo de modernidade.

A abordagem de José Martí contrastou com os intelectuais apresentados, pois não visa reproduzir a urbanização na republica democrática moderna. Martí apontava a tradição agrária e camponesa e os seus vínculos de solidariedade como primordiais para a promoção da modernidade.

No turno da tarde, os estudantes da UFMG lotaram o Auditório da Faculdade de Letras (FALE) para a conferência De Cervantes a García Márquez: Una poética de la lectura transatlântica.

A conferência compunha a programação da aula inaugural prevista na agenda de atividades do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (Pós-Lit) da Fale.