Ingresso na UFMG

Mobilidade Internacional

A UFMG recebe estudantes estrangeiros no âmbito de Programas de Mobilidade e de Convênios de Cooperação, estabelecidos com Universidades estrangeiras. Os alunos podem frequentar até dois semestres acadêmicos na Universidade. O Grau é atribuído pela instituição de origem, sendo emitido um certificado com o devido aproveitamento de disciplinas na UFMG.

Podem participar de intercâmbio estudantes de Graduação e Pós-graduação regularmente matriculados em instituição estrangeira de nível superior, com as quais a UFMG tenha cooperação acadêmica. Conheça as instituições conveniadas clicando aqui. A UFMG não exige uma prova de proficiência de Português para o ingresso do aluno estrangeiro e universidade oferece aulas de português como língua adicional (PLA) para todos os estudantes internacionais pois todas as atividades acadêmicas são feitas, majoritariamente, nesta língua. Clique aqui para saber mais sobre as aulas de PLA.

Para estudantes internacionais interessados em ingressar na UFMG na modalidade Mobilidade Livre, entre em contato com o Setor de Admissão Internacional manifestando o seu interesse e obtenha mais informações.

Para informações sobre o ingresso na pós-graduação, clique aqui.

Para estudantes dos países conveniados ao PEC-G ou PEC-PG, acesse aqui para mais informações.

Para refugiados e deslocados forçados interessados em ingressar na UFMG, clique aqui.

ENEM

Para se tornar um aluno regularmente matriculado em um curso de graduação na UFMG, o estudante estrangeiro precisa se submeter ao Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – realizado anualmente, e ser aprovado através do Sistema de Seleção Unificada- SISU.

Mais informações sobre o ENEM, clique aqui.

Transferência

A aceitação de um aluno de outra Instituição de Ensino Superior (IES), seja ela nacional ou estrangeira, é condicionada à existência de vagas remanescentes.

Mais informações no site da copeve.

Mais informações: comunica@dri.ufmg.br