Reunião prepara inscritos no Programa de Apadrinhamento 2017/1 para a recepção dos estudantes internacionais da UFMG

Michelle Gontijo, bolsista graduanda em Letras do Setor de Acolhimento da DRI, Elaine Parreiras, responsável pelo Setor de Acolhimento da DRI e Veronika Haag, da Secretaria de Gabinete.

Para dar início às preparações da Diretoria de Relações Internacionais para a chegada dos estudantes internacionais que ingressarão na UFMG no primeiro semestre de 2017, o Setor de Acolhimento realizou nos dias 14 e 15 de dezembro uma reunião com os inscritos na Chamada do Programa de Apadrinhamento.
Por meio do Programa, os padrinhos ou madrinhas acompanham o aluno estrangeiro ao longo de seu período letivo na UFMG, auxiliando-o com questões burocráticas nas unidades acadêmicas da Universidade, sugestões de   programação para finais de semana e feriados, entre outros.

A reunião aconteceu no auditório da Escola de Engenharia, contando com a presença de discentes e servidores da UFMG inscritos no Programa de Apadrinhamento.

As reuniões se iniciaram com um breve discurso acerca de suas experiências com alunos estrangeiros e a importância do suporte dos padrinhos, que atuam como facilitadores no processo de adaptação, uma vez que os estudantes são de países com culturas e costumes distintos.
Foram repassadas, então, orientações sobre as funções do padrinho relacionadas ao auxílio em questões burocráticas, logísticas e acadêmicas. A equipe também abordou a oportunidade de troca de experiências culturais entre os participantes do Programa de Apadrinhamento.
Ao final da reunião, os padrinhos e madrinhas puderam tirar dúvidas com a equipe do Setor de Acolhimento antes da chegada dos intercambistas. Nessa oportunidade, os alunos Lorena Késsie e Rafael Vinícius falaram sobre as suas expectativas e anseios em relação ao programa. “A gente não precisa só treinar o inglês”, disse Lorena, graduando do curso de Letras da UFMG, que mostrou-se interessada em conhecer outras culturas além das de língua inglesa.

Graduandos do curso de Letras da UFMG, Lorena Késsie e Rafael Vinícius.

Rafael, graduando do curso de Letras da UFMG, diz que já foi apadrinhado em um intercâmbio da UFMG no exterior e que vê no programa a oportunidade de retribuir o que recebeu.
“Eu fiz um intercambio pela DRI em uma outra oportunidade e eu fui acolhido numa universidade estrangeira por um padrinho. Inclusive, até gostaria que o aluno fosse de Portugal, país para o qual eu fui, para que eu possa retribuir o que eu recebi ”.
 O próximo encontro acontecerá durante a Semana de Orientação do Estudante do Internacional. Confira mais fotos do evento no Facebook clicando aqui.