Com o objetivo de recepcionar os novos estudantes internacionais da UFMG, a Diretoria de Relações Internacionais da UFMG, realizará de 19 a 21 de fevereiro, a Semana de Orientação do Estudante Internacional.

Dando início à programação, aconteceu nesta terça-feira (19), na parte da manhã, no Instituto de Geociências (IGC) da UFMG, a cerimônia de abertura e palestras informativas.

Na ocasião, Dawisson Lopes, diretor adjunto de relações internacionais, saudou os calouros internacionais, que também receberam as boas-vindas do professor Tarcísio Vago, pró-reitor de Assuntos Estudantis, da professora Cláudia Mayorga, pró-reitora de Extensão, da professora Silvia Alencar,pró-reitora adjunta de Pós-graduação, e da professora Climene Arruda, coordenadora do Setor de Proficiência Línguistica da DRI.

Além disso, o professor Dawisson Belém Lopes, Diretor Adjunto de Relações Internacionais, destacou a importância da enorme diversidade de perfis e de nacionalidades nesta leva de estudantes internacionais que ingressam na Universidade neste primeiro semestre, além de comemorar o crescimento expressivo de aproximadamente 40 por cento do número de estudantes internacionais recebidos na UFMG, em relação ao último semestre.

“Isso mostra o compromisso do reitorado com a missão de internacionalizar a UFMG”, ressaltou o Diretor Adjunto de Relações Internacionais da UFMG.

A programação seguiu com a oficina “Você fala português”, conduzida pela doutoranda do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, Yara Carolina Campos de Miranda, que abordou algumas curiosidades da língua portuguesa tais como os sotaques e regionalismos de Minas Gerais, além de propor uma atividade lúdica com um trava-línguas, na qual os estudantes puderam brincar com as palavras.

Com trava-língua “O rato roeu a roupa do rei de roma” para trabalhar oralidade dos estudantes internacionais

Para encerrar a programação da manhã, o coordenador das disciplinas regulares de Português como Língua Adicional, professor Leandro Rodrigues Diniz, proferiu a palestra Oportunidades par aprender Português como Língua Adicional (PLA) na UFMG e apresentou as ofertas de PLA para quem deseja melhorar o português.

Cordenador das disciplinas regulares de Português como Língua Adicional, professor Leandro Rodrigues Diniz

Acompanhe a programação da Semana no site e nas redes sociais da DRI.

Folder da programação

Facebook:@UFMGDRI