Alunos intercambistas finalizam passeio turístico na Praça do Papa, bairro Mangabeiras.

A Diretoria de Relações Internacionais da UFMG realizou, com o apoio do Programa Benvindo, entre os dias 29 de julho e 02 de agosto, a Semana do Aluno Estrangeiro.

Após a recepção aos intercambistas, houve uma palestra sobre a História de Belo Horizonte e dicas sobre passeios turísticos na Capital Mineira. Os alunos foram a passeio em um city tour pelo Campus UFMG, Lagoa da Pampulha, Praça da Liberdade, Praça do Papa e os principais pontos de Belo Horizonte. Os alunos também receberam orientações sobre regularização de documentos na Polícia Federal e matrícula na UFMG.

Foram recebidos cerca de 130 intercambistas de 20 países por meio dos programas Escala Estudantil, Programa Marca, Bramex, Brafitec e de convênios bilaterais firmados entre a UFMG e Universidades Estrangeiras. Alemanha, Estados Unidos, Argentina, Itália, Portugal e Colômbia estão entre os países que enviaram intercambistas para os diversos cursos da UFMG. O curso de Letras, Arquitetura, Engenharia de Minas, Administração, Medicina e Direito foram os mais procurados.

Felipe Gòmez Uribe, 22 anos, estudante de Agronomia na Universidad de Caldas, veio da cidade de Manizales, na Colômbia, para a Semana do Aluno Estrangeiro no campus Pampulha, e o seu destino final será o Instituto de Ciências Agrárias, ICA, em Montes Claros. Assim como os outros intercambistas que têm como objetivo o enriquecimento do conhecimento e usufruir das vivências na  área de formação, Felipe relata que está bem animado com as matérias do seu plano de estudos, entre elas a disciplina de Dendrologia que estuda principalmente árvores e arbustos, e a disciplina de Manejo de Bacias Hidrográficas, pois pretende direcionar sua carreira profissional para a área de reflorestamento e bacias hidrográficas na Colômbia.

Os alunos ficaram admirados com a receptividade da DRI e dos brasileiros em geral e serão assistidos pelo Programa Benvindo nas questões burocráticas e de acomodação. Quem tiver interesse em oferecer um quarto para aluguel deve enviar mensagem para o e-mail: programabemvindo@gmail.com