Dando prosseguimento à cobertura jornalística do programa de atividades, planejado pela Diretoria de Relações Internacionais da UFMG, para a Semana do Estudante Intercambista que ocorreu de 24 a 27 de fevereiro, segue abaixo o relato das atividades ocorridas após o evento de abertura do dia 24 de fevereiro.

Essas atividades visaram recepcionar os cerca de 140 estudantes estrangeiros que chegaram na Universidade para intercâmbio.

PROGRAMAÇÃO

Conforme previsto na programação da Semana, na tarde do dia 24 de fevereiro foi realizado um passeio pelos principais pontos turísticos de Belo Horizonte com uma parada final na Praça do Papa.

Na ocasião, os integrantes da Bateria Engrenada da Associação Atlética da Escola de Engenharia da UFMG, estavam na Praça do Papa para um ensaio e decidiram se juntar ao grupo de intercambistas para um momento de confraternização. Os intercambistas tiveram a oportunidade de assistir à apresentação da Bateria e também puderam tocar os intrumentos de percussão junto com os integrantes da Bateria. Confira aqui.

Bateria Engrenada da Associação Atlética da Escola de Engenharia da UFMG

No dia 25 de fevereiro, os intercambistas se encontraram novamente para uma caminhada pela orla da Lagoa da Pampulha e um passeio pelo campus pampulha da UFMG.

Igreja São Francisco de Assis

 Eles puderam conhecer as faculdades da UFMG, a Igreja de São Francisco de Assis, a Casa do Baile e outros pontos que tornaram a lagoa um cartão postal da cidade.

UFMG – Campus Pampulha

Na tarde do dia 25, os representantes dos centros de extensão da Faculdade de Letras (CENEX-FALE), da Escolas de Belas Artes (CENEX-EBA), da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CENEX-EEFFTO) e da Escola de Música (CENEX-MÚSICA) distribuíram folhetos e apresentaram os cursos e projetos disponíveis para a participação da comunidade acadêmica.

A representante do CENEX- MÚSICA dando informações.

Pela primeira vez na programação da Semana do Intercambista, a equipe do projeto Ambulatório do Viajante, da Faculdade de Medicina, proferiu palestra com o propósito de alertar os intercambistas sobre os cuidados que devem ser tomados antes, depois e durante uma viagem para se proteger contra doenças.

A palestrante Jéssica Vilarino abordou várias doenças comuns no Brasil, as regiões do Brasil aonde o risco dessas doenças é maior e algumas dicas de cuidados com a alimentação. Dentre outras parasitoses e doenças sexualmente transmissíveis, foram discutidas as seguintes doenças: doença de Chagas, febre Chicungunha, febre amarela, dengue, malária e leishmaniose.

Jéssica Vilarino da equipe do projeto Ambulatório do Viajante

Após a palestra, os intercambistas participaram de um aulão de forró com a equipe da Universidade de Dança de Salão Rodrigo Delano

Aulão da Forró

Diferente dos anos anteriores, os estudantes intercambistas terão o acompanhamento de dois “padrinhos” ao invés de apenas um.

Em uma conversa com a equipe de comunicação da DRI, Jéssica Cristiny Luiz Campos e Clarissa de Moraes, “madrinhas” do intercambista Dane Hansen, disseram que acharam interessante essa mudança, pois elas podem se organizar melhor para dar assistência ao estrangeiro. “Quando uma não pode comparecer às atividades dele, a outra vai.”, relatou Jéssica , graduanda em Letras na UFMG.

Da direito para a esquerda: Jéssica Cristiny Luiz Campos (Letras), Dane Hansen (Relações Economicas Internacionais) e Clarissa de Moraes (Engenharia Mecânica).

As atividades programadas para o dia 25 foram encerradas com um lanche de confraternização fornecido pelos padrinhos. Os padrinhos são escolhidos na campanha de apadrinhamento de intercambistas que ocorre todo ano e recebe inscrições dos alunos de graduação da UFMG interessados em ajudar os estudantes estrangeiros.

Lanche