Iniciou-se hoje, dia 24 de fevereiro de 2015, a Semana do Estudante Intercambista, com programação voltada para a recepção dos estudantes intercambistas que irão realizar um periodo de estudos na UFMG este semestre. Na manhã dessa terça-feira, os estudantes participaram de uma série de atividades conforme relatado a seguir:

Em uma cerimônia de abertura e boas-vindas, a vice-reitora Sandra Goulart Almeida, o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Tarcísio Mauro Vago, o diretor de Relações Internacionais, Fabio Alves, e a diretora-adjunta, Míriam Jorge, receberam os estudantes intercambistas com calorosas saudações.

Da esquerda para a direita: prof. Fabio Alves, Diretor de Relações Internacionais, profa. Sandra Goulart Almeida, Vice-reitora , prof. Tarcísio Mauro Vago, Pró-reitor de Assuntos Estudantis e a Diretora-adjunta de Relações Internacionais, profa. Míriam Jorge.

Após a cerimônia de abertura, a coordenadora do curso de Turismo da UFMG e do programa Bem-Vindo, Márcia Lousada proferiu palestra intitulada “(Con)vivendo e conhecendo a história de Belo Horizonte”, que abordou várias curiosidades sobre Belo Horizonte tais como: fatos históricos, o tipo de vegetação do estado de Minas Gerais, atrações, dados estatísticos e informações em geral.

Profa. Márcia Lousada

Em seguida, foi realizada uma pausa nas atividades para que os intercambistas pudessem fazer o credenciamento e participar de um coffee break servido no saguão da Reitoria.

Coffee break

O credenciamento contou com o auxílio de estudantes da UFMG que se candidataram para participar como volúntarios da Semana do Estudante Intercambista

O professor Leandro Rodriguez Alves Dinis da Faculdade de Letras (FALE) encerrou a programação com palestra que discutiu aspectos da língua portuguesa e a disciplina de português como língua adicional, que será oferecida aos intercambistas pelo setor de proficiência da DRI. Na ocasião, o professor tratou de temas como a aprendizagem da língua portuguesa, a variação que pode ser encontrada no sotaque ou até mesmo no uso da língua dependendo de cada região ou posição social e também repassou as informações necessárias para que os estudantes pudessem se inscrever na disciplina de português como língua adicional.

O professor Leandro Rodriguez Alves Diniz da Faculdade de Letras (FALE) da UFMG.

Ao final, houve um sorteio de livros, que foram fornecidos pela Editora UFMG e contemplou três estudantes, são eles: Hugo Alberto Ayala (México), Katja Neitemeier (Alemanha) e Cinthia Aimeé (México).

A programação elaborada pelo Setor de Acolhimento da Diretoria de Relações Internacionais da (DRI) UFMG se estende até a próxima sexta-feira, dia 27 de fevereiro.