Victor Sterzik, Cônsul Honorário da Alemanha, Professor Dawisson Lópes, Diretor-Adjunto de Relações Internacionais da UFMG, e Charlotte Steinke, Leitora do DAAD (Foto: João V. Carvalho/UFMG)

O Encontro com o Cônsul, iniciativa da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG que visa auxiliar a comunidade internacional da universidade nas relações com seus países de origem, contou com a presença do Cônsul Honorário da Alemanha, Victor Sterzik, em sua terceira edição, realizada quarta-feira (25), na Faculdade de Ciências Econômicas (FACE). O evento foi presidido pelo Professor Dawisson Lópes, Diretor-Adjunto de Relações Internacionais da UFMG, e teve a participação de Charlotte Steinke, Leitora do DAAD.

Ao destacar a posição da UFMG nos rankings acadêmicos internacionais, Dawisson Lópes ressaltou aspectos que fazem da universidade uma importante instituição no radar de empresas e órgãos alemães, atraindo suas atenções para Belo Horizonte. O anfitrião também abordou iniciativas já existentes que promovem a interação Brasil-Alemanha, como o Falling Wall Labs e as cooperações do programa Capes-PrInt.

Logo após, Victor Sterzik fez algumas considerações sobre a importância de se investir no idioma alemão em instituições brasileiras, focalizando a parceria entre ambos os países. O Cônsul alemão citou ainda um projeto em desenvolvimento com empresas alemãs para firmar acordos de pesquisa na área das engenharias na UFMG. Em acréscimo, Charlotte Steinke apresentou o DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) e citou informações sobre a existência de programas de curta duração para professores e estudantes na Alemanha.

Constituído por estudantes, professores e servidores, alemães e brasileiros, o público presente pôde questionar e ter suas dúvidas respondidas pelo representante do Consulado. Dentre as questões levantadas, destacaram-se a atuação em estágio no Brasil pelos alunos internacionais e a ocorrência dos programas mencionados por Charlotte. Já os brasileiros presentes trouxeram à discussão temas como o interesse na língua alemã cujo amparo pela UFMG por vezes não é tão oportuno para níveis mais avançados no idioma, bem como dúvidas sobre as diferentes formas de ingresso nas instituições alemãs.

O Encontro com o Cônsul é realizado pelo Setor de Acolhimento da DRI, representado por Elaine Parreiras, e tem como objetivos a abordagem de diversos aspectos correlatos à mobilidade estudantil, buscando fortalecer os laços acadêmicos e científicos entre as instituições brasileiras e internacionais.

Confira as fotos no Facebook.