Bruno Rocha e Mariana Tannus relatando sobre o Ciências sem Fronteiras na Utrecht University, Holanda.

Entre os dias 22 e 24 de outubro, como parte da programação do evento UFMG Conhecimento e Cultura, a Diretoria de Relações Internacionais realizou palestras sobre Intercâmbios e Internacionalização e relatos das experiências dos alunos intercambistas que já realizaram intercâmbio em algum dos programas oferecidos pela DRI. As palestras sobre Intercâmbios e Internacionalização foram apresentadas pelos Professores Eduardo Viana Vargas, Diretor de Relações Internacionais, e Nilo Nascimento, Diretor Adjunto da DRI.

Na ocasião foram expostos os convênios vigentes e a gama de intercâmbios que a DRI oferece, tais como: Minas Mundi, Ciência sem Fronteiras, Santander Universidades, AUGM, Bramex, Grenoble, Brafitec, PLI e Erasmus. Os alunos puderam ter detalhes dos processos destes intercâmbios, assim como a situação da DRI em um panorama geral e as novas parcerias que estão sendo feitas.

Para contribuir com relatos das experiências vividas em intercâmbio, mais de 15 intercambistas compareceram ao evento e deram informações referentes aos gastos, locação de moradia no exterior, a receptividade no país estrangeiro e outros aspectos que eles consideram relevantes na experiência de estudar no estrangeiro, compartilhando seu aprendizado com os alunos presentes que, em sua maioria, têm interesse de fazer intercâmbio e puderam ter uma noção da experiência.

Rodrigo Couto e mais dois amigos que cursam o 3º período de Engenharia Metalúrgica na UFMG presenciaram algumas das apresentações. Eles estão se preparando para o Ciência sem Fronteiras e já escolheram a Alemanha como destino. Acharam que o evento foi uma oportunidade de aprenderem com as dicas oferecidas pelas alunos, além de conhecerem novas oportunidades de intercâmbios. “Pensava que na DRI só tinha o Programa Minas Mundi e Ciências sem Fronteiras”, ressaltou Rodrigo Couto.

Mais uma vez, a DRI garante a sua participação no UFMG Conhecimento e Cultura que acontece anualmente na UFMG, apresentando melhor a nossa unidade e auxiliando os futuros intercambistas na sua preparação para o estudo no exterior, com a participação dos alunos intercambistas.