A UFMG recebeu na Escola de Engenharia, entre os dias 10 e 12 de dezembro de 2012, uma delegação de 12 professores da Universidade de Alberta, Canadá. A delegação foi liderada pelo Prof. Murray Gray – Pró-reitor Adjunto e Vice Presidente de Pesquisa – e pelo Prof. Arturo Sanchez – Diretor de Relações Internacionais.

Nessa ocasião, a UFMG e a Universidade de Alberta realizaram um workshop sobre o tema Água e Meio Ambiente com o objetivo de identificar temas de pesquisa em comum e desenvolver um programa cooperativo de cotutela. Os principais temas discutidos no workshop foram relacionados a questões como água e meio ambiente, monitoramento ambiental, recursos hídricos e ciências da computação, ecotoxicologia, modelagem ambiental, tratamento de bacias hidrográficas e poluentes endócrinos emergentes.

Representantes das empresas CEMIG e COPASA apresentaram as respectivas políticas ambientais de suas instituições. A Sra. Flávia Cerqueira, da FAPEMIG, apresentou e discutiu com os participantes a política apoio a projetos internacionais da agência.

Cabe destacar que o evento contou com cerca de 100 participantes e com uma sessão de apresentação de pôsteres com mais de 30 trabalhos de pós-graduandos de ambas as instituições.

Ao final do evento criou-se uma comissão integrada por professores das duas instituições com o fim de desenvolver o projeto cooperativo em ensino e em pesquisa. Pela UFMG, participam o Prof. Francisco Barbosa, do ICB, e o Prof. Nilo Nascimento, Diretor Adjunto de Relações Internacionais, e pela Universidade de Alberta, os professores Arturo Sanchez, Nils Petersen, da Faculdade de Ciências, e Greg Goss, Diretor da Water Initiative da mesma instituição.

Encontra-se, também, planejada uma missão de professores da UFMG para a Universidade de Alberta com o objetivo de dar continuidade a esse projeto. Essa missão está prevista para o outono de 2013.

Confira algumas fotos da sessão de apresentação de pôsteres: