A partir da esquerda – Tomaz Aroldo , Ronaldo Pena , Murade Murargy, Paulo Speller,  Rocksane Norton, Mário Neto Borges, Clélio Campolina, Jorge Ferrão, Eduardo Viana Vargas. Foto: Foca Silva.

O XXIII encontro da AULP, Associação de Universidades de Língua Portuguesa, realizado nos dias 9, 10 e 11 de junho de 2013, no campus Pampulha da UFMG, reuniu reitores, ministros e autoridades governamentais da área de educação de nove países (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste).

O encontro teve agenda de discussões sobre os temas: “Os Processos de inclusão e de avaliação do ensino superior “Os Impactos acadêmicos dos intercâmbios internacionais e suas formas de financiamento”, “A montagem de projetos de pesquisa e pós-graduação conjuntos” e “Parcerias internacionais em projetos de extensão universitária”. Além disso, contou com palestras, conferências, mesas-redondas e apresentação de 60 trabalhos por parte de pesquisadores, especialistas e profissionais dos países que integram a AULP.

Os debates do XXVIII Encontro da AULP permitiram avanços em questões que vem sendo debatidas pelos membros da Associação e o fortalecimento do relacionamento com as comunidades de língua portuguesa. Houve adesão de outras 13 universidades, sendo nove universidades brasileiras e quatro de Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, que se juntaram às 132 que integram a entidade multilateral.

Também foram  firmados compromissos para promover a articulação das bases nacionais de dados curriculares dos pesquisadores de cada país, tais como a Plataforma Lattes, do Brasil, e a DeGóis, de Portugal, bem como o fomento  de parceria institucional na pós-graduação,  para viabilizar a ampliação das duplas titulações.

“O evento foi muito produtivo, com ricos debates e grande participação das instituições convidadas. Isso deve produzir resultados significativos no futuro, como já ocorreu no passado. Por exemplo, a adesão de um número considerável de novas universidades à AULP resulta diretamente do Edital Pró-Mobilidade CAPES/AULP, que nasceu no Encontro de 2010 e faz parte do PIAPEE aprovado no Encontro de 2011” comenta o Diretor de Relações Internacionais da UFMG, Eduardo Viana Vargas.

O próximo encontro será na cidade de Macau, China , no período de 9 a 11 de junho de 2014, e terá como tema “Macau e as suas universidades”. O evento será organizado pela Universidade de Macau, em conjunto com o Instituto Politécnico de Macau e o Instituto de Informações Turísticas e na Ilha de Hengqin, em Guangdond.