Instruções para Cadastro e acesso
minhaUFMG
Através do portal minhaUFMG, você terá acesso a várias aplicações e sistemas de forma integrada, sem a necessidade de se identificar toda vez que for acessar uma ferramenta específica.
As informações para a realização do seu cadastro já estão sendo liberadas para os alunos que tiveram seu registro confirmado pelo DRCA. Para emitir sua Carta de NIPs, acesse o link: https://sistemas.ufmg.br/nips/home.seam. Caso seu registro ainda não tenha sido confirmado, favor aguardar.
Caso você já possua acesso ao portal minhaUFMG, de um vínculo anterior, não será necessário criar um novo login. Você continuará usando o mesmo login, e as informações referentes à sua nova matrícula serão unificadas nesse login. Se precisar recuperar o acesso, utilize a Carta de NIPs antiga. Caso precise de uma segunda via, basta enviar um e-mail para suporte@dti.ufmg.br, anexando um documento de identidade.
Ativação de E-mail @ufmg.br
Durante o cadastro no portal minhaUFMG, você criará seu endereço de e-mail @ufmg.br. Durante a criação, poderá optar por criar uma caixa de correio no portal minhaUFMG ou redirecionar suas mensagens para um endereço externo.
Ao criar uma caixa de correio, todas as mensagens serão entregues dentro do portal. Será criado um link “Correio”, por onde você acessará essas mensagens.
Ao optar pelo redirecionamento, as mensagens encaminhadas para você serão direcionadas para seu endereço de e-mail de um provedor externo que você já utiliza.
Essa ação poderá ser alterada por você a qualquer momento posteriormente.
UFMG Virtual – Moodle
O UFMG Virtual é um ambiente virtual de aprendizagem, por onde você terá acesso as suas disciplinas .
O acesso ao UFMG Virtual – Moodle – é feito através do seu login no portal minhaUFMG. Após realizar a ativação do seu e-mail, em até 24 horas você terá acesso as suas turmas. Elas são listadas no link UFMG Virtual – Moodle dentro da Aba Aluno.
Microsoft 365 e Teams
A Comunidade da UFMG tem acesso ao serviço gratuito disponibilizado pela Microsoft para a utilização dos softwares Office 365 (Word, Excel, PowerPoint e OneNote). Além deles, para atividades acadêmicas não presenciais, está disponível o Microsoft Teams, que pode ser utilizado para reuniões, aulas ou conferências. O serviço está disponível para membros da comunidade minhaUFMG.
Para acessar todos os recursos liberados para a comunidade da UFMG, utilize seu endereço de e-mail @ufmg.br como endereço de e-mail escolar. Obrigatoriamente, ele é o seu login no portal minhaUFMG acrescido de @ufmg.br (exemplo: loginminhaUFMG@ufmg.br).
As instruções mais detalhadas para o cadastro estão disponíveis no link: https://www.ufmg.br/dti/wp-content/uploads/2020/06/OFFICE365-CriacaoConta.Ver1_.1-2.pdf
App SiGA UFMG
Utilize também o aplicativo SiGA UFMG, que tem como objetivo facilitar e simplificar o acesso dos alunos às informações acadêmicas e à comunicação da UFMG. Por ele, você poderá consultar matrículas, ocorrências, planos de estudos, diário (notas e frequência) e documentos autenticáveis.
Ele está disponível para Android e IOS .