Calouros de Graduação do primeiro semestre de 2024

Instruções para Cadastro e acesso

minhaUFMG

Através do portal minhaUFMG você terá o acesso a várias aplicações e sistemas de forma integrada, sem a necessidade de se identificar toda a vez que for acessar uma ferramenta específica.

As informações para você realizar o seu cadastro no portal minhaUFMG já estão sendo liberadas para os alunos que tiveram o seu registro confirmado pelo DRCA. Para emitir sua Carta de NIPs acesse o link: https://sistemas.ufmg.br/nips/home.seam . Caso o seu registro ainda não tenha sido confirmado, favor aguardar.

Caso você já possua um acesso ao portal minhaUFMG, de um vínculo anterior, não será necessário um novo login. Você continuará usando o mesmo login e as informações referentes a sua nova matrícula serão unificadas neste login. Se precisar recuperar o acesso utilize a Carta de NIPs antiga. Caso precise de uma segunda via, basta enviar um e-mail para suporte@dti.ufmg.br, anexando um Documento de Identidade.

Ativação de E-mail @ufmg.br

Durante o cadastro no portal minhaUFMG você criará o seu endereço de e-mail @ufmg.br. Durante a criação você optará em criar uma caixa de correio no portal minhaUFMG ou redirecionar suas mensagens para um endereço externo.

Criando uma Caixa de Correio, todas as mensagens serão entregues dentro do portal, será criado um link Correio por onde você acessará essas mensagens.

Fazendo o redirecionamento de mensagens, as mensagens encaminhadas para você serão redirecionadas para o seu endereço de e-mail de um provedor externo que você já utiliza.

Essa ação poderá ser alterada por você há qualquer momento posteriormente.

UFMG Virtual – Moodle

O UFMG Virtual é um ambiente virtual de aprendizagem, por onde você terá acesso as suas disciplinas .

O acesso ao UFMG Virtual – Moodle – é feito através do seu login no portal minhaUFMG. Após realizar a ativação do seu e-mail, em até 24 horas você terá acesso as suas turmas. Elas são listadas no link UFMG Virtual – Moodle dentro da Aba Aluno.

virtualufmg

Microsoft 365 e Teams

A Comunidade da UFMG tem acesso ao serviço gratuito disponibilizado pela Microsoft para a utilização dos softwares Office 365 (Word, Excel, PowerPoint e OneNote). Além deles, para atividades acadêmicas não presenciais, está disponível o Microsoft Teams, que pode ser utilizado para reuniões, aulas ou conferências. O serviço está disponível para membros da comunidade minhaUFMG.

Para acessar todos recursos liberados para comunidade da UFMG utilize o seu endereço de e-mail @ufmg.br como endereço de e-mail escolar. Obrigatoriamente ele é o seu login no portal minhaUFMG, acrescido de @ufmg.br (Exemplo: loginminhaUFMG@ufmg.br) .

As instruções mais detalhadas para o cadastro estão disponíveis no link : https://www.ufmg.br/dti/wp-content/uploads/2020/06/OFFICE365-CriacaoConta.Ver1_.1-2.pdf

App SiGA UFMG

Utilize também o aplicativo  SiGA UFMG, que tem como objetivo facilitar e simplificar o acesso dos alunos as informações acadêmicas e comunicação da UFMG. Por ele, você poderá consultar às matrículas, ocorrências, planos de estudos, diário (notas e frequência), documentos autenticáveis.

Ele está disponível para Android e IOS .

siga