Gestor de Tecnologia da Informação: Prof. Dorgival Olavo Guedes Neto
A Tecnologia de Informação desempenha um papel estratégico na Universidade como elemento essencial para o desenvolvimento institucional, pela sua natureza transversal que permeia todas as atividades acadêmicas bem como a universitária. A excelência e a expansão da Universidade passam pela constante atualização tecnológica e pela oferta de serviços informatizados para a comunidade. Sendo assim, o Planejamento Estratégico torna-se essencial para alinhar as ações aos avanços tecnológicos e às políticas públicas, assegurando o uso inteligente dos recursos e o cumprimento da missão institucional. O Comitê de Governança Digital (CGD) e o Comitê de Sistemas acadêmicos assumem um papel central nesse processo, ao promoverem a participação democrática, a transparência e a articulação entre diferentes setores da universidade na tomada de decisões de TI. Complementarmente, o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTIC) atua como instrumento norteador das iniciativas tecnológicas, definindo prioridades, metas e investimentos de forma estruturada e coerente com os objetivos estratégicos da instituição. Juntos, esses elementos garantem uma gestão tecnológica eficaz e alinhada aos desafios e exigências do ensino superior público no século XXI.
O Comitê de Governança Digital, instituído pela Portaria nº 7589, de 19 de setembro de 2022, e o Comitê dos Sistemas Acadêmicos, recomposto pela Portaria nº 2.705 de 11 de maio de 2020, são as principais instâncias de alta gestão para o direcionamento estratégico e a governança da área de TIC da UFMG. Fica a cargo desses comitês a aprovação de diretrizes e a tomada de decisões para orientar as ações da Diretoria de Tecnologia da Informação.
Planejamento vigente
O Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão, que apoia a instituição nas decisões que concernem às soluções e serviços de Tecnologia da Informação. Nele estão descritos objetivos, metas e ações com execução prevista para o período de vigência, de acordo com as necessidades da instituição.
Planos anteriores
PDTIC 2021-2024
O
PDTIC 2021-2024 da UFMG teve sua vigência prorrogada para junho de 2025. O planejamento contemplou 7 (sete) objetivos estratégicos. Para o alcance desses objetivos foram definidas no Plano de Meta e Ações a execução de 45 (quarenta e cinco) metas e 183 (cento e oitenta e três) ações, alinhadas aos objetivos estratégicos institucionais, com prazo de conclusão entre 2021-2024.

As 31 necessidades inventariadas para o ciclo de 2021 a 2024 foram criteriosamente reavaliadas pela Equipe de Elaboração do novo PDTIC considerando o contexto atual e as prioridades da instituição. Aquelas que se mantiveram relevantes, atualizadas e alinhadas aos objetivos institucionais foram devidamente consideradas e incorporadas ao PDTIC 2025-2028, garantindo continuidade, coerência e aproveitamento de esforços já empreendidos.
O Relatório de Resultados foi aprovado pelo Comitê de Governança Digital conforme a Portaria nº 11.006 de 31 de outubro de 2025.
PETI 2020-2015
O
Planejamento Estratégico em Tecnologia da Informação da UFMG 2015-2020, teve sua vigência prorrogada para junho de 2021. As ações do PETI 2015-2020 foram estruturadas em Projetos Estratégicos, Táticos e Operacionais. Novos patamares de eficácia e eficiência institucional foram atingidos, cumprindo-se quase a totalidade das metas estabelecidas pela UFMG, em especial as elencadas para a TIC no PDI da universidade.
Índices de governança
iGovTI
O Tribunal de Contas da União (TCU) realiza uma avaliação sistemática da Governança na Administração Pública Federal (APF) por meio da aplicação de questionários e de levantamento de indicadores que medem diferentes aspectos de governança nas instituições sob sua fiscalização. Essa avaliação abrange temas como pessoas, tecnologia da informação, contratações e orçamento. A ação mais recente do TCU foi a substituição do antigo IGG – Índice Integrado de Governança e Gestão Públicas – pelo iESGo – Índice de Governança e Sustentabilidade. O novo questionário passou a adotar dimensões focadas em práticas de ESG, abordando aspectos ambientais (E-environmental), sociais (S-social) e de governança (G-Governance). Essas dimensões estão fortemente alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU – Organização das Nações Unidas, com os quais o Brasil se comprometeu.
Dentre os indicadores levantados pelo TCU, tem-se o iGovTI (Índice de governança e gestão de TI) composto pelo índice de Governança de TI (GovernançaTI) e pelo índice de Gestão de TI (iGestTI). A pontuação do iGovTI varia de 0,00 a 1,00, sendo que os estágios de classificação são:
- Aprimorado: 70% a 100%
- Intermediário: 40% a 69,9%
- Inicial: 15 a 39,9%
- Inexpressivo: 0 a 14,9%