Sistemático: Edição 1471 – 02/06/2010


Notícias



ATENDIMENTOS DA DRC SUPERAM A MARCA DE 40 POR DIA ÚTIL

A DRC introduziu em 2002 o software RT (Request Tracker) para controlar os serviços solicitados à divisão. Desde aquele momento houve sempre crescimento na quantidade de solicitações registradas na área de dados. Na área de voz, os números também são crescentes, exceto por uma pequena queda em 2004.

O aumento constante nas solicitações de serviços de voz é decorrência do aumento do número de ramais em uso na UFMG, atualmente em torno de 7.000. Os números da telefonia indicam que foi aberta uma solicitação para cada 3 ramais da UFMG. Entretanto, neste valor não estão incluídos apenas defeitos, mas também solicitação de novos ramais, mudança de categoria, instalação de extensões e mudança de local de instalação.

Na área de dados, o número de ocorrências encerradas praticamente tem dobrado a cada ano, chegando a 10.000 em 2009. Esta taxa de crescimento é bem superior à taxa de evolução do número de equipamentos da UFMG, atualmente não superior a 10% ao ano. Ao final de 2009, a UFMG tinha um parque com aproximadamente 13.500 computadores. Dentre os fatores que mais contribuíram para o grande número de ocorrências relacionadas à gerência da Rede UFMG estão uma maior organização de grupos de resposta a incidentes de segurança ao redor do mundo, que geram notificações de problemas para os responsáveis pelas redes que originam ataques ou problemas. A UFMG, acompanhando esta evolução, partiu de uma postura meramente reativa, na qual agia a partir de reclamações recebidas do exterior, para uma postura de reação a atividades estranhas detectadas ainda dentro da sua rede. Atualmente, o número de reclamações recebidas de entidades externas é mínimo e se refere, principalmente, a problemas de infração a direitos autorais, através dos programas de compartilhamento de arquivos, e envio de SPAMs por servidores de e-mail registrados da UFMG, o que geralmente acontece quando um sistema é comprometido ou por invasão ou pelo aproveitamento de brechas na programação das páginas web. O envio de SPAMs a partir de máquinas de usuários e as comunicações entre sistemas comprometidos e seus controladores estão sendo detectados e controlados automaticamente pela UFMG. Os registros destas ocorrências são analisados e, em alguns casos, enviados às equipes de segurança dos bancos nacionais, ao CAIS, que trata incidentes na rede de computadores da Rede Nacional de Pesquisa e Ensino – RNP, à qual a UFMG se conecta, e ao CERT-BR, órgão responsável por receber, analisar e responder a incidentes de segurança envolvendo redes conectadas à Internet no Brasil.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Instants Fun é um site muito bacana com sons malucos. Confira a dica do Paulo Lessa, da DRC, que é muito boa. Clique aqui.

– Em 20 de abril de 2010, uma explosão ocorreu no semi-submersíveis de perfuração offshore sonda Deepwater Horizon, no Golfo do México, matando 11 trabalhadores e ferindo 17 outros. Em 24 de abril, verificou-se que o poço foi danificado e estava vazando óleo no Golfo. Esse derramamento significativo constitui uma séria ameaça para a fauna, afetando cerca de 400 espécies ao longo das zonas costeiras de Louisiana, Mississippi, Alabama e Flórida. Veja aqui.

– Projeto de série de TV representado por cartazes de 50 filmes com símbolos simples e coloridos. Um excelente exemplo de trabalho gráfico. Visite o site aqui.

– Point. Click. Point. Click. Point-p-point-p-point click click space. Drag drop. Drag drop. Drag drop click space space. Não, não é karaokê! É um jogo onde você canta e testa os reflexos. Muito divertido e a música é bacana! Link.

– A Fundação Nacional de Artes prorrogou os prazos para inscrição em dois de seus programas de fomentos às artes. Interessados em concorrer à Bolsa Funarte de Circulação Literária e à Bolsa Funarte de Reflexão Crítica e Produção Cultural para Internet terão até 7 de junho para enviar seus projetos. Clique aqui.

– A biblioteca da ciência é livre e é ferramenta de aprendizagem pessoal trazido a você por “Nature Publishing Group”, líder mundial na divulgação da ciência. Scitable atualmente se concentra em genética, o estudo da evolução, variação e da rica complexidade dos organismos vivos. O endereço é http://www.nature.com/scitable.

– Fazendo humor de tudo que vira notícia, com ilustrações engraçadas é o site Mundo Canibal. Confira as “charges”.

– VLC é player livre, open source multi-plataforma multimedia, que reproduz a maioria dos arquivos multimídias, assim como DVD, Áudio CD, VCD e vários protocolos streaming. Tem suporte ára MKVmp4 e uma interface reformulada. Esta versão é de teste. Instalei e funciona muito bem no meu computador. Veja aqui.


UFMG OFERECE CURSO DE MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE MICROCOMPUTADORES

PA UFMG está com inscrições abertas para seis novas turmas do curso de Montagem e Manutenção de Microcomputadores, integrante do projeto Informática e Tecnologia. As inscrições devem ser realizadas no site da Fundep (www.fundep. ufmg.br/cursos). Os períodos de matrícula e de realização para cada turma estão disponíveis no quadro abaixo. As aulas são realizadas no laboratório de informática do Colégio Técnico (Coltec).

O curso é aberto à comunidade, com idade mínima de 14 anos. Os alunos também devem ter conhecimento básico de Windows. O investimento no curso é de R$ 300, em parcela única. Cada turma oferece 22 vagas, sendo duas reservadas a bolsistas da Fump ou da Cruz Vermelha Brasileira.

O curso de Montagem e Manutenção de Microcomputadores dura de dois a três meses, dependendo do horário escolhido. Cada aluno recebe um conjunto de ferramentas para ser usado nas aulas práticas e material didático para as aulas teóricas, que tratam da história dos computadores e das principais características de cada um de seus componentes. “A proposta é que o aluno conheça a explicação teórica e depois coloque a mão na massa”, explica o coordenador da iniciativa, César Adriano Mendonça de Oliveira, agente de informática da Pró-Reitoria de Recursos Humanos da UFMG.

César conta que o curso começou como um treinamento para os servidores da Universidade. “Como a resposta dos alunos foi boa, decidi continuar o curso, abrindo vagas também para o público externo”, afirma César. De acordo com ele, o objetivo principal é capacitar os alunos a atuar no mercado de trabalho como microempresários ou funcionários de alguma empresa.
Outras informações podem ser obtidas no site da Fundep ou pelo telefone 3409-4220.

Horários das turmas:

Turma 1
Matrícula: até 20/06/2010
Realização: 21/06/2010 a 06/09/2010
Horário: Segundas e quartas, das 18h às 19h40

Turma 2
Matrícula: até 20/06/2010
Realização: 21/06/2010 a 06/09/2010
Horário: Segundas e quartas, das 19h40 às 21h20

Turma 3
Matrícula: até 28/06/2010
Realização: 29/06/2010 a 14/09/2010
Horário: Terças e quintas, das 18h às 19h40

Turma 4
Matrícula: até 28/06/2010
Realização: 29/06/2010 a 14/09/2010
Horário: Terças e quintas, das 19h40 às 21h20

Turma 5
Matrícula: até 09/07/2010
Realização: 10/07/2010 a 18/09/2010
Horário: Sábados, das 8h30 às 12h30

Turma 6
Matrícula: até 09/07/2010
Realização: 10/07/2010 a 18/09/2010
Horário: Sábados, das 13h às 17h

(Fonte: Assessoria de Imprensa Cedecom/UFMG)


IPAD : A NOVA ONDA!

No endereço http://tecnologia.ig.com.br/noticia/2010/04/04ipad+inaugura+era+dos+tablets+ 9448352. html foi publicado o artigo “iPad inaugura era dos tablets”, de Nicholas Frota, para o iG Tecnologia. iG Tecnologia testou o aparelho da Apple e mostra suas qualidades e problemas. (Colaboração de Ronaldo Araújo Costa, da Divisão de Aplicativos e Sistemas)

Desde que foi anunciado, há pouco mais de dois meses, o iPad vem sendo assunto de destaque no mundo da tecnologia. O aparelho começou a ser vendido no sábado (03/04) somente nos Estados Unidos e o primeiro dia de vendas foi marcado por longas filas em diversas lojas, inclusive na Apple Store do distrito Meatpacking, em Manhattan, onde foi adquirido o iPad analisado nesta matéria. Mas, afinal, toda essa expectativa foi correspondida?
De modo geral, pode-se dizer que sim. O iPad não é perfeito, mas tem o mérito de chegar na frente e inaugurar a categoria dos tablets, as pranchetas eletrônicas. E faz isso em grande estilo, com uma interface muito intuitiva vinda do iPhone e uma tela que dá show ao exibir fotos e vídeos. O iG Tecnologia testou o aparelho e mostra a seguir seus pontos fortes e fracos.

Tela
A tela sensível ao toque de 9,7 polegadas é o destaque do iPad. A resposta aos gestos é tão natural e rápida que a interface do aparelho praticamente desaparece em pouco tempo de uso. Em vez de se preocupar em acessar menus e ícones, o usuário lida apenas com o aplicativo à sua frente e se esquece do resto.
Como também ocorre no iPhone, o iPad suporta uma série de gestos naturais para executar ações. Entre eles está o gesto da pinça, conhecido como “pinch to zoom”, que aumenta e diminui os objetos de acordo com o movimento dos dedos.
Uma aplicação muito bacana desse recurso é no aplicativo de fotos. É possível vê-las não somente em forma de lista, mas também como uma pilha de imagens. Ao fazer o gesto de pinça, a pilha se desfaz e as fotos são espalhadas pela tela do aparelho.
A boa qualidade da tela vem a calhar na hora de digitar no teclado virtual. As teclas são bem espaçadas e respondem bem à pressão dos dedos. A única falha do teclado pelo menos para usuários brasileiros, é que não há acentos ou cedilha.

Navegação
O iPad usa o browser Safari para navegar na web. É o mesmo navegador usado no iPhone, mas no tablet a navegação é mais rápida, graças em parte ao processador mais poderoso. O iPad usa o um chip de 1 GHz, enquanto o iPhone 3GS tem um processador de 600 MHz. Um detalhe bacana na navegação é a possibilidade de dar zoom em uma determinada área com dois toques seguidos na tela.
A falta de suporte à tecnologia Flash, muito usada para transmitir vídeos e em sites de webgames, é um incômodo na hora de acessar a web. Essa falha está sendo contornada em parte pelos próprios sites, que vêm criando versões sem Flash específicas para o iPad.
O YouTube é um dos que seguiram esse caminho. Ele pode ser acessado por meio de um aplicativo próprio, dispensando o navegador. The New York Times e CNN são outros sites que já possuem versões específicas para iPad.

Conteúdo
A tela grande e nítida do iPad se sai bem ao exibir vídeos e fotos. O problema é como colocar os arquivos dentro do aparelho. Toda a transferência de conteúdo para o tablet é feita pelo software iTunes. Esse processo é muito conhecido por quem já vive no “mundo Apple”, mas pode desagradar àqueles que preferem simplesmente copiar uma pasta e jogá-la no destino desejado.
O iPad não tem entrada USB ou para cartões de fotos. Isso significa que, nativamente, só dá para transferir conteúdo por meio de uma conexão sem fio. Para encaixar um cartão de fotos ou qualquer outro periférico é necessário adquirir um adaptador ou comprar um acessório compatível com iPad. No momento, a Apple comercializa um teclado físico, que é encaixado na parte de baixo do tablet, e um kit para conexão de câmeras fotográficas.

Leitura
A tela do iPad tem tecnologia IPS (In Plane Switching), que proporciona boa legibilidade mesmo com o aparelho um pouco inclinado. As cores são uma vantagem em relação a leitores preto-e-branco como Kindle, principalmente no caso de revistas e quadrinhos. Mas a leitura sob luz direta é um pouco incômoda, devido ao reflexo da tela. Um botão do lado direito do aparelho trava o iPad em modo Retrato ou Paisagem. Assim, é possível mexer o aparelho à vontade sem que o livro mude de posição na tela.
A loja de livros do iPad funciona apenas nos Estados Unidos e, por enquanto, não traz grande variedade de títulos. Em média, os preços são mais altos do que os livros da loja do Kindle (US$ 15, contra US$ 10 da loja do e-reader). A boa notícia é que dá para acessar a loja do Kindle por meio do iPad. Gratuito, o aplicativo do Kindle é menos sofisticado do que o iBook, leitor de livros nativo do iPad, mas funciona sem problemas.

Programas
Como roda o mesmo sistema operacional do iPhone, o iPad já nasce com mais de 140 mil aplicativos em sua loja. Os programas feitos originalmente para iPhone rodam no centro da tela, mas é possível expandi-los para o modo de tela cheia. Nesse caso, porém, a resolução da imagem não é tão boa.
De modo geral, os aplicativos que mais tiram proveito da tela maior do iPad são os games. Como o chip do iPad é mais rápido do que o do iPhone, jogos que engasgam no smartphone rodam tranquilamente na prancheta.

Pontos fracos
Entre os pontos fracos do aparelho estão a falta de uma webcam, a ausência de suporte a Flash e de uma porta USB. Existem rumores de que uma futura versão do iPad, que chegaria às lojas até o fim deste ano, viria equipada com uma câmera.
Outra falha do aparelho é a limitação de rodar apenas um aplicativo de cada vez, com algumas exceções (tocador de música, por exemplo). Alguns sites especializados em Apple divulgaram recentemente que uma atualização do sistema operacional do iPhone e do iPad, prevista para os próximos meses, corrigiria esse problema. Mas essa informação ainda não foi confirmada pela Apple.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIV, nº 20, de 31/05/1990, publicou notícias sobre Comissão de Administração de Dados, Seminário Nacional de Informática Pública, seleção de bolsistas, paradas do Sistema A10, utilização da Sala de Aulas do CECOM, instalação dos novos NSP2000, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

PALESTRA SFC05
O Vice-diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, vai apresentar na próxima quarta-feira, dia 06 de junho, uma palestra sobre SFC05 – Integração PC-A10. A palestra está aberta a participação de todos os interessados e está marcada para as 14h30, na Sala de Aulas, no subsolo.
TREINAMENTO DE REDE
Hoje foi dada a última palestra do treinamento de Rede pelo analista Hélio Yoshida, da DST, antes de sua Licença Especial. Foram tratados assuntos relacionados ao Print System, Janela Utility, Procedimentos de LogOff e Protocolos de Comunicação.
Participaram do treinamento os analistas da DST e os futuros operadores de rede.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Tereza Cristina Andrade Oliveira, no dia 03; Rodrigo Wenceslau Torres, no dia 08; e Wilton Campos, no dia 09. Os parabéns para os ex-ceconianos: Cleuza Maria Bento e Cantídio Lelis Pereira, no dia 02; Maria Aparecida da Silva, Paulo César Marciano de Oliveira e Regina Célia Teixeira, no dia 03; Marília Pereira Martins e Nathália Pereira Rocha, no dia 05; Rainer Brockerhoff e Rosana de Melo Faria, no dia 06; Natália Cristina Martins, no dia 07; Maria Tereza de Melo Carvalho, no dia 08; Sílvio Eduardo de Catilho Lages, no dia 09; e Marco Antônio Vasconcelos, no dia 10.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Em julho de 2008, a Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC) ministrou o curso “Suporte à Estação de Trabalho Linux” para funcionários e estagiários da DAA, DAC e DGE. As turmas foram divididas por divisão e as aulas foram realizadas na sala de aulas do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria. Os instrutores foram Emerson Henrique Kfuri Pereira e Daniel Lemos de Morais. As fotos são de autoria de Gabriel Pinheiro.


Bruna (à frente), Cristina e Dôra, Peterson e Aeda (ao fundo)


Carolina, Márcia Lemos e Diva


Carlos Alfeu, Vicentina e Rubens


Selma, Beth e Michele


Eugênio, Danilo Fonseca e Renato


Leão, Assahaf e Luiz Cláudio