Hora da Palavra: Espaço do Conhecimento convida público a construção de neologismos – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Hora da Palavra: Espaço do Conhecimento convida público a construção de neologismos

Hora da Palavra: Espaço do Conhecimento convida público a construção de neologismos

A atividade, gratuita, acontece no próximo sábado (21), às 15h!

 

Quem nunca criou novas palavras ou atribuiu novos significados às palavras que já existem? Frequentemente inventamos uma nova expressão, ou sem querer juntamos duas palavras fazendo com que ela se transforme em outra. Esse processo, chamado pelos linguistas de neologia, faz surgir palavras e significados novos. Os neologismos que criamos são responsáveis pela eterna transformação da língua portuguesa e são utilizados por diversos autores da literatura brasileira. Todos nós podemos criar neologismos, e todos nós contribuímos para a formação e transformação da língua portuguesa. 

 

Na oficina “A Hora da Palavra”, vamos exercitar em conjunto o processo de criação de novas palavras,  utilizando as imagens e as instalações da exposição virtual Sertão Mundo, em especial o sertão mineiro. A atividade busca trabalhar a criatividade e a imaginação dos participantes. Além disso, esperamos que a atividade contribua para a percepção da língua portuguesa como viva e fluida, para o respeito das variedades linguísticas do Brasil, contra o preconceito linguístico e em favor de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

 

Crianças a partir de 06 anos, adolescentes, jovens e adultos estão convidados à oficina gratuita, que acontecerá no dia 21 de maio, às 15h, presencialmente no Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários). A atividade possui 15 vagas, que serão preenchidas por ordem de chegada na recepção do museu. Traga as crianças e venham participar!

 

“Hora da Palavra” integra a programação do Espaço para a 20a Semana Nacional de Museus, do IBRAM. Confira mais informações clicando aqui!

 


 

O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço integra a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.

 

Sobre o Instituto Unimed-BH   

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH. 

 

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de Cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país, investindo em projetos culturais, esportivos e sociais, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal; preservando o patrimônio, a memória e a identidade dos mineiros. Além de incentivar produtores e artistas, o apoio da Cemig traz benefícios diretos à população, que passa a ter acesso aos bens culturais de maneira mais segura e democrática. A experimentação também está aliada ao negócio da empresa que, além de trabalhar com fontes de energia limpas e de matrizes energéticas sustentáveis, busca continuamente a inovação, aliada à pesquisa e ao desenvolvimento.