Universidade Cidade: gestos, afetos e manifestos de urbanidade – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Universidade Cidade: gestos, afetos e manifestos de urbanidade

Espaço do Conhecimento UFMG exibe prévia da sua próxima mostra durante o 52º Festival de Inverno da UFMG

Entre os dias 19 e 23 de setembro, produções audiovisuais serão projetadas em diversos prédios de Belo Horizonte

 

Em dezembro de 2020, o Espaço do Conhecimento UFMG abrirá a Mostra Universidade Cidade: gestos, afetos e manifestos de urbanidade, uma proposta de diálogo, conexão, interlocução e compartilhamento entre cidadãs e cidadãos de Belo Horizonte, a partir da produção material e imaterial acumulada nos diversos territórios da cidade, na academia (UFMG), ou decorrente do encontro entre saberes. A mostra, que tem a curadoria de Júnia Ferrari e Marcela Silviano Brandão, é uma maneira de resgatar a urbanidade recentemente atravessada e desmaterializada pelo isolamento social, sendo essa urbanidade entendida como o urbano compartilhado, negociado e experimentado cotidianamente. O projeto vai se apoiar em plataformas virtuais que permitam, ao público, participar  de sua janela, varanda, calçada, computador, celular, de onde puder se conectar.

 

Entre os dias 19 e 23 de setembro, o público poderá ter contato com uma prévia da mostra Universidade Cidade durante o 52º Festival de Inverno da UFMG. Nesse período, as fachadas do Espaço do Conhecimento UFMG, Centro Cultural UFMG, Conservatório UFMG e Faculdade de Direito da UFMG e as empenas de outros dois prédios da cidade receberão projeções de imagens, frases e vídeos de música, dança, performance e muito mais! Confira a programação:

 

PARA VER E ESCUTAR DA PRAÇA

Local: Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários)

Dias 19 e 20 de setembro, das 19h30 às 20h

1) Projeto Arcos, pontes e janelas: dança e música em 6 movimentos – videoperformances produzidas numa parceria entre as professoras Elise Pittenger (Escola de Música da UFMG) e Raquel Pires Cavalcanti (Escola de Belas Artes da UFMG), com a participação de alunos e artistas convidados.

2) Ars-Nova Coral da UFMG: vídeos produzidos pelo coral ARS-Nova da UFMG, sob a direção musical do Professor Lincoln Andrade, da Escola de Música da UFMG. 

3) Projeto Janelas afora, Portas adentro: vídeo produzido pelo grupo PRAXIS-EA/UFMG a partir de narrativas e imagens feitas por moradores de territórios autoconstruídos, como parte do projeto de extensão Diálogos, da Escola de Arquitetura da UFMG, sob coordenação da professora Denise Morado.

4) Projeto AUÊ – Grupo de Estudos em Agricultura Urbana: vídeo produzido pelo grupo de pesquisa de mesmo nome, sediado no Instituto de Geociências (ICG) da UFMG, sob a coordenação da Professora Heloisa Costa e de Daniela Almeida.

5) Projeto Compasso – parcerias educacionais para inovação em comunidades: vídeo produzido em parceria com moradores do bairro Confisco/BH, sob a coordenação das professoras da Escola de Arquitetura da UFMG Rejane Magiag Loura, Natália Aguiar Mol e Eleonora Sad de Assis e participação da professora Kátia Pêgo, da Escola de Design da UFMG.

6) Projeto Quarentena – Janelas e Quarentena – Na Tela: vídeos produzidos a partir de imagens de integrantes da Cia. Ananda de dança contemporânea e de moradores de Belo Horizonte, a partir de suas vivências no período da Quarentena. O projeto é coordenado pela professora Anamaria Fernandes, do curso de Dança da Escola de Belas Artes da UFMG.

Duração: 30min

 

PROJEÇÕES POÉTICAS E SONORAS

Local: Centro Cultural UFMG e copa das árvores da Praça Rui Barbosa (Av. Santos Dumont, 174 – Centro, esquina com R. da Bahia)

De 19 a 23 de setembro, das 19h às 21h

1) Projeto Faces: imagens selecionadas do arquivo dos eventos do Centro Cultural e do Festival de Inverno, sob a coordenação do Professor Fabricio Fernandino, atual diretor do Centro Cultural e professor da Escola de Belas Artes da UFMG.

2) Projeções na copa das árvores da Praça Rui Barbosa: trabalhos de vídeos/arte já produzido dentro dos projetos do Laboratório de Tridimensionalidade/EBA e do Centro especializados de Arte Ambiental MHNJB, sob a coordenação do Professor Fabrício Fernandino, atual diretor do Centro Cultural e professor da Escola de Belas Artes da UFMG.

Duração: 2h

 

PARA VER DA PRAÇA

Local: Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários)

Dias 21, 22 e 23 de setembro, das 19h30 às 20h

1) Frases Roseanas: citações das publicações de Guimarães Rosas (horizontais).

2) Projeto Janelas afora, Portas adentro: vídeo produzido pelo grupo PRAXIS-EA/UFMG a partir de narrativas e imagens feitas por moradores de territórios autoconstruídos, como parte do projeto de extensão Diálogos, da Escola de Arquitetura da UFMG, sob coordenação da professora Denise Morado. Será veiculado sem som nesta plataforma.

3) Projeto Flores do Morro: fotografias de mulheres do Aglomerado Morro das Pedras/BH, participantes das oficinas de dança, costura e pintura do projeto de extensão de mesmo nome, sob a coordenação da professora Anamaria Fernandes do curso de Dança da Escola de Belas Artes da UFMG e do professor Glaucinei Rodrigues, do curso de Design da Escola de Arquitetura da UFMG .

4) Projeto Mirantes: Série de fotografias e relatos produzidos por alunos e professores das redes públicas de ensino básico de BH, com um olhar pessoal sobre a cidade, emoldurado pela janela de suas casas. O projeto é coordenado por Sibelle Diniz, professora da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG e coordenadora do Núcleo de Ações Educativas do Espaço do Conhecimento da UFMG.

5) Projeto Territórios Populares – vídeo: registros do processo de pesquisa realizada em área central de Belo Horizonte: Favela Pedreira Prado Lopes, Região da Guaicurus, POPP de Rua/ ASMARE, Ocupação Carlina Maria de Jesus, sob a coordenação das professoras Marcela Brandão e Natacha Rena da Escola de Arquitetura da UFMG, e Patrícia Azevedo da Escola de Belas Artes da UFMG. 

6) Projeto Lição – Se essa Rua fosse um Rio: vídeo que registra uma série de performances em ruas sob as quais correm trechos de córregos afluentes do Ribeirão Arrudas, em diferentes regiões da cidade, sob a coordenação da professora Isabela Prado, da Escola de Belas Artes da UFMG.

7) Projeto Sobre o Rio: vídeo sobre uma intervenção urbana permanente, realizada a partir da instalação de placas de sinalização que identificam os córregos afluentes do Ribeirão Arrudas sob as ruas e avenidas de Belo Horizonte, sob a coordenação da professora Isabela Prado, da Escola de Belas Artes da UFMG.

8) Projeto Jardins Possíveis: vídeo do mapeamento de jardins construídos por moradores de bairros de Belo Horizonte que pertencem à bacia do Ribeirão Arrudas, sob a coordenação da professora Luciana Bragança, da Escola de Arquitetura da UFMG.

9) Projeto Parque das Ocupações: vídeo do processo de construção do projeto urbanístico paisagístico do Vale das Ocupações, no Barreiro/BH, realizado em parceria com moradores, sob a coordenação das professoras Marcela Brandão e Luciana Bragança, da Escola de Arquitetura da UFMG.

10) Projeto Retina Solidária: exibição de fotos produzidas pelo Colmeia – grupo de estudos, pesquisa e extensão em economia popular e solidária, sediado na Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, sob a coordenação da professora Sibelle Diniz.

Duração: 30min

 

MÚSICA NA FACHADA

Local: Conservatório UFMG (Rua Guajajaras, 100 – Centro)

Dias 21, 22 e 23 de setembro, das 19h30 às 20h

Vídeos com obras musicais apresentadas no Conservatório UFMG por artistas de Belo Horizonte e convidados de todo o mundo, na variedade de gêneros, ritmos, formações instrumentais e épocas de produção, revelando a diversidade da música que nos permeia.

Duração: 30min

 

PARA VER DA JANELA

Local: dia 21 – Faculdade de Direito da UFMG (Av. João Pinheiro, 100 – Centro), dia 22 – Condomínio Augusto Costa (Rua da Bahia, 1.320 – Centro) e dia 23 – Condomínio Gaudi Residência (R.Fernandes Tourinho, 221 – Savassi)

Dias 21, 22 e 23 de setembro, das 19h30 às 20h

1) Frases Roseanas: citações das publicações de Guimarães Rosas (verticais)

2) Projeto Janelas afora, Portas adentro: vídeo produzido pelo grupo PRAXIS-EA/UFMG a partir de narrativas e imagens feitas por moradores de territórios autoconstruídos, como parte do projeto de extensão Diálogos, da Escola de Arquitetura da UFMG, sob coordenação da professora Denise Morado. Será veiculado sem som nesta plataforma.

3) Projeto Flores do Morro: fotografias de mulheres do Aglomerado Morro das Pedras/BH, participantes das oficinas de dança, costura e pintura do projeto de extensão de mesmo nome, sob a coordenação da professora Anamaria Fernandes do curso de Dança da Escola de Belas Artes da UFMG e do professor Glaucinei Rodrigues, do curso de Design da Escola de Arquitetura da UFMG. 

4) Projeto Mirantes: Série de fotografias e relatos produzidos por alunos e professores das redes públicas de ensino básico de BH, com um olhar pessoal sobre a cidade, emoldurado pela janela de suas casas. O projeto é coordenado por Sibelle Diniz, professora da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG e coordenadora do Núcleo de Ações Educativas do Espaço do Conhecimento da UFMG.

5) Projeto Territórios Populares – imagens: cenas cotidianas de moradores e trabalhadores da área central de Belo Horizonte: Favela Pedreira Prado Lopes, Região da Guaicurus, POPP de Rua/ ASMARE, Ocupação Carlina Maria de Jesus, sob a coordenação das professoras Marcela Brandão e Natacha Rena da Escola de Arquitetura da UFMG, e Patrícia Azevedo da Escola de Belas Artes da UFMG.

6) Projeto Retina Solidária: exibição de fotos produzidas pelo Colmeia – grupo de estudos, pesquisa e extensão em economia popular e solidária, sediado na Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, sob a coordenação da professora Sibelle Diniz.

Duração: 30min

 

Acompanhe o site do Festival de Inverno da UFMG (www.ufmg.br/festivaldeinverno/exposicoes) e o Instagram do @espacoufmg e do @festival_ufmg para conferir os registros das projeções!

 

Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço pertence à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH.

 

Serviço:

Mostra Universidade Cidade: Gestos, Afetos e Manifestos de Urbanidade – prévia no 52º Festival de Inverno da UFMG

Quando: de 19 a 23 de setembro, a partir das 19h

Onde: Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários), Centro Cultural UFMG (Av. Santos Dumont, 174 – Centro, esquina com R. da Bahia), Conservatório UFMG (Rua Guajajaras, 100 – Centro), Faculdade de Direito da UFMG (Av. João Pinheiro, 100 – Centro), Condomínio Augusto Costa (R. da Bahia, 1.320 – Centro) e Condomínio Gaudi Residência (R. Fernandes Tourinho, 221 – Savassi)

Classificação: livre