Comunicado sobre o processo de reabertura do Espaço – Espaço do Conhecimento UFMG

acontece | Notícias | Comunicado sobre o processo de reabertura do Espaço

Comunicado ao público sobre o processo de reabertura do Espaço do Conhecimento UFMG

O Espaço do Conhecimento UFMG está definindo protocolos, em conjunto com o Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus da UFMG, e realizando as adaptações necessárias no prédio para que possa haver uma reabertura gradual e segura do museu, assim que possível.

O prédio do Espaço do Conhecimento possui como característica arquitetônica a ausência de janelas e outras aberturas para ventilação, com a exceção do terraço, no 5º andar. Diante dessa especificidade, é necessária a readequação do sistema de ar condicionado para aumentar a segurança dos colaboradores e visitantes, que deverá ser seguida de vistoria e aval das autoridades sanitárias.

Além disso, sendo um espaço cultural da UFMG, seguimos as diretrizes de reabertura definidas pela Universidade, que estão alinhadas aos indicadores epidemiológicos e às recomendações das autoridades sanitárias locais. O plano tem quatro fases e, neste momento, a UFMG está na Fase 1 – Amarela, que permite o retorno presencial gradual de atividades não adaptáveis ao modo remoto, autorizadas no limite de até 20% dos servidores, profissionais terceirizados e estudantes da Universidade. No entanto, no caso específico dos bolsistas de extensão, que representam quase a totalidade dos estudantes que atuam em nossas oficinas e atividades de mediação, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, em Resolução de 10 de setembro de 2020, determina que a atuação ainda permaneça de forma remota.

Diante dessas questões, o contexto para a reabertura do Espaço do Conhecimento UFMG apresenta certas especificidades, que exigem um tempo maior de planejamento e readequação para que ela seja possível. Estamos trabalhando arduamente, em conjunto com a Universidade, para promover um retorno seguro, com uma previsão preliminar para fevereiro de 2021.  Enquanto isso, continuamos em pleno funcionamento no ambiente virtual, com toda a nossa equipe de professores, servidores, terceirizados, estagiários e bolsistas dedicada à produção de conteúdos online e à realização de uma intensa programação de oficinas, eventos e exposições virtuais. Com isso, mantemos o compromisso de difusão da cultura e da ciência para o nosso público e ainda ampliamos o alcance das nossas atividades para as diversas regiões do país. Continuaremos, mesmo após a reabertura, com uma programação híbrida, mesclando atividades presenciais e virtuais.

Assim que tivermos atualizações sobre o processo de reabertura, comunicaremos prontamente neste site e em nossas redes sociais.

Acompanhe a nossa programação virtual: www.ufmg.br/espacodoconhecimento/espacovirtual