Espaço do Conhecimento UFMG abre chamada para seleção de empreendimentos da RMBH – Espaço do Conhecimento UFMG
 
acontece | Notícias | Espaço do Conhecimento UFMG abre chamada para seleção de empreendimentos da RMBH

Espaço do Conhecimento UFMG abre chamada para seleção de empreendimentos da RMBH

Podem se inscrever, até 08/04, interessados com sede ou local de produção em Belo Horizonte, Região Metropolitana e Colar Metropolitano

 

28 de março de 2024

 

Ao longo de 2024, o Espaço do Conhecimento UFMG sediará as Mostras de Produtos da Agroecologia e Economia Popular e Solidária da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). As atividades ocorrerão a cada dois meses, a partir de abril, totalizando cinco eventos neste ano. A chamada para participação de empreendimentos interessados já se encontra disponível e as inscrições podem ser feitas até às 23h do dia 08 de abril, por meio de formulário on-line. A iniciativa acontece em parceria com o Grupo de estudos, pesquisa e extensão em Economia Popular e Solidária (Colmeia), da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG, e o Grupo de Estudos em Agricultura Urbana (Auê!), do Instituto de Geociências (IGC) da UFMG.  A primeira Mostra ocorrerá no dia 20 de abril, sábado, das 14h às 19h.

 

Os critérios de seleção e classificação dos empreendimentos da Região Metropolitana de Belo Horizonte estão descritos na chamada, juntamente com as instruções para participação, que devem ser lidas atentamente. Serão designados até 15 empreendimentos para integrar cada uma das cinco feiras, totalizando até 75 empreendimentos. Também será definida uma lista de espera. O resultado será publicado no site do Espaço do Conhecimento UFMG, a partir do dia 10 de abril. A organização das mostras entrará em contato com os empreendimentos selecionados, por e-mail e/ou whatsapp, em até sete dias úteis após a divulgação do resultado.  

 

Mostras de Produtos da Agroecologia e Economia Popular e Solidária da RMBH

As mostras integram a programação complementar da exposição “MetropoliTRAMAS”, em cartaz no Espaço do Conhecimento UFMG, que retrata as diversas faces e tramas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os eventos serão realizados no Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários – Belo Horizonte), das 14h às 19h. O objetivo é dar visibilidade aos grupos e produtores da Agroecologia e Economia Popular e Solidária da RMBH, aproximando-os da comunidade universitária e do público interessado. A primeira mostra será realizada no dia 20 de abril (sábado) e contará com uma oficina especial, às 16h, sobre o plantio de mudas. 

 

A Agroecologia e a Economia Popular e Solidária constituem formas de organização econômica que propõem modos solidários e sustentáveis de produzir e consumir. São também movimentos sociais e políticos de luta pelos espaços urbanos, defendendo formas de convívio e de respeito ao território pautadas na proximidade entre produtores e consumidores e em relações de trabalho inclusivas e não exploratórias. 

 

Serviço: Mostras de Produtos Agroecológicos e Solidários: Espaço do Conhecimento UFMG abre chamada para seleção de empreendimentos da RMBH

Chamada pública: disponível aqui

Inscrições: clique aqui! (de 28/03 a 08/04/24)

Quando:  Bimestralmente, a partir de 20/04 (sábado)     

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários)

 

 


 

 

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com o apoio da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) no desenvolvimento de seus projetos. É amparado pelas Leis Federal, Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.

 

Sobre o Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completa 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. 

 

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura de Minas Gerais em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro.  Os projetos patrocinados pela Cemig, por meio da Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.