Oficinas de atualização - Núcleo Arte-Aprofundamento

Artes Audiovisuais

PLURIVARIEDADES DE MÍDIAS ARTÍSTICAS

Analisar e debater a importância e o emprego do conceito de “plurivariedades” de mídias artísticas na arte, com auxílio de imagens de obras de vários artistas em diversas mídias. A análise será feita sob o ponto de vista de sua geração, melhor desempenho, fontes de inspiração, instrumentos de pesquisa, análise de material, pool de idéias, utilização de metáforas, analogias, simbolismos, alegorias, escolha de mídia e material, programação de processo e propriedades de leitura do produto final. O conceito será debatido no âmbito dos seguintes segmentos da arte: fotografia, instalação, poesia visual, livro de artista, filme de artista, vídeo, performance, objeto e escultura. A análise será baseada também no material produzido durante a extensa experiência de Regina Vater, no qual o conceito foi base de seu trabalho artístico nas mais variadas mídias, (desenho dos anos sessenta, instalação desde 1970, fotografia desde 1973, poesia visual desde 1973, livro de artista desde 1973, vídeo desde 1974, audiovisual desde 1974, performance desde 1975, filme de artista desde 1975, arte eletrônica desde 2002).

Professora

Regina Vater (EUA) - Desde 1970, realizou mais de 120 instalações. Em 1971, ganhou o Prêmio de Viagem ao Exterior, que a levou a viver dois anos em Nova York e Paris. Em 1976, enquanto representava o Brasil na Bienal de Veneza, encontrou e entrevistou Joseph Beuys, um dos artistas que mais a inspiraram em seu trabalho e método de ensino. Em 1980, recebeu a bolsa da Fundação Guggenheim e mudou-se para Nova York. Em 1982, foi editora da Flue, revista bimensal publicada pela Franklin Furnace, a primeira publicação nos Estados Unidos sobre arte experimental produzida na América Latina. Desde 1982, vive em Austin, tendo participado de inúmeras mostras importantes nos Estados Unidos, na Europa e no Brasil.

Público-alvo: professores de arte, artistas, estudantes de arte e público em geral.

Seleção: preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.

Vagas: 20

Período: 17 a 20 de julho

Horário: 14h às 17h

Material do aluno:bloco de notas ou caderno de anotações, caneta ou lápis.

Preço: R$ 80,00

CINEMA E VÍDEOS POÉTICOS

Cinema e vídeo poéticos  não são baseados  na poesia  escrita, mas na observação poética. Esse procedimento estético amplifica a importância do visual, pelo qual se entende o filme em termos de ligações intuitivas, ao invés de se ter como base a narrativa. Na maior parte dessa prática, é usada uma continuidade temporal ou espacial. As imagens são usadas para formar um significado conceitual. Neste curso, são vistos e discutidos filmes e vídeos históricos e contemporâneos que representam a tradição poética na mídia como uma forma de arte. Serão vistos filmes de pintores dos anos vinte até a avant-garde, underground e estruturalistas dos anos sessenta. O curso mostrará como essa tradição influenciou as obras de vídeo de artistas contemporâneos durante os últimos trinta anos, introduzindo o aluno na teoria e na prática da videoarte. Serão apresentados vários exemplos de trabalhos contemporâneos e históricos  de artistas dessa mídia. Os alunos realizarão um vídeo de curta-duração com o propósito de discutir estética e assuntos práticos concernentes à videoarte. Ao final, os alunos participarão da montagem de uma das instalações de vídeo de Bill Lundberg.

Professor

Bill Lundberg (EUA) - Considerado por John Handhart como o curador sênior do setor de Filmes e Vídeo dos Museus Guggenheim, um dos mais importantes precursores na produção de instalações de filmes e vídeos.  Fundador da área de Videoarte no Departamento de Arte da Universidade do Texas (Austin), onde é professor catedrático. Bill Lundberg exibiu suas obras intensivamente nos Estados Unidos e na Europa.

Público-alvo: videomakers, estudantes de comunicação, artistas, estudantes de arte e cinema, cinéfilos.

Seleção: preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.

Vagas: 20

Período: 17 a 21 de julho

Horário: 14h às 16h

Material do aluno:Os alunos devem trazer seus próprios vídeos para crítica e discussão em aula.

Preço: R$ 85,00


Artes Cênicas

TEXTO E ATOS DE FALA NO TREINAMENTO DO ATOR

Introduzir o aluno aos principais conceitos da técnica de Michael Chekov sobre interpretação: atmosferas, centro imaginário, arquétipo, corpo imaginário, gesto psicológico. Aplicação do trabalho sobre a linha de ação transversal da análise  ativa de Stanislavski: superobjetivo, conflito, objetivo. Desenvolvimento da análise dramatúrgica do ator a partir do corpo. Familiarização com o  trabalho sobre texto, subtexto e intenções. Treinamento do verbal a partir da imaginação e da visualização: trabalho direto sobre o corpo e indireto sobre a emoção. Exercício dos atos de fala sociais e sua relação com o gesto psicológico e as ações físicas.

Professor

Mariano Gracia (Espanha) - Professor de interpretação na Real Escola Superior de Arte Dramática (RESAD) de Madri. Trabalhou como professor de direção na mesma escola e no Instituto de Teatro de Astúrias. Doutorado pela Universidade Complutense de Madri. Realizou cursos de especialização na Michael Chekhov Association (MICHA) em Madrid, EUA e Itália, com Joanna Merlin, Lenard Petit e David Zinder. Como ator profissional, trabalhou em diversas companhias, como no Centro Nacional de Nuevas Tendencias Escénicas e no Centro Dramático Nacional, na Espanha.

Público alvo - Atores e estudantes de teatro.

Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário

Vagas: 16

Período: 24 a 28 de julho

Horário: 13h30 às 18h30    

Material do aluno:Preparar previamente qualquer monólogo, escolhido dentre as peças de Shakespeare (de 15 a 20 linhas). Leitura prévia das peças Yerma e Bodas de sangue, de Frederico García Lorca. Elementos mínimos de roupa de ensaio para os personagens masculino ou feminino das peças mencionadas, como sapatos, saias ou chapéus. Roupa e calçado confortáveis. Caderno e caneta.

Preço: R$80,00


Artes Plásticas

IMAGENS DIAMANTINAS

Garimpar imagens para traçar uma cartografia diferenciada — emocional, visual e sensível — de Diamantina, construindo identidades visuais por meio da documentação fotográfica de placas, letreiros, detalhes arquitetônicos, inscrições de pedras, dizeres populares dos anúncios locais etc. transportando-os para imagens serigráficas, impressas em diversas modalidades e suportes.

Professora

Tânia de Castro Araújo (UFMG) - Professora Assistente da Escola de Belas-Artes/UFMG desde 1994, onde leciona Serigrafia e orienta alunos dos ateliês de gravura. Pesquisa tintas serigráficas diferenciadas para impressão em suportes diversos. Coordenou o Curso de Estilismo e o Centro de Extensão da EBA/UFMG. Mestre em Artes Visuais pela EBA/UFMG. Ministrou curso no Festival de Inverno em Diamantina.

Público-alvo: artistas plásticos, estudantes de arte e pessoas interessadas em gravura e processos fotográficos em Serigrafia, que sejam maiores de 15 anos, com conhecimento prévio de Serigrafia e Fotografia. 

Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.

Vagas: 15

Período: 17 a 28 de julho

Horário: 10h às 12h e 14h às 18h

Material do aluno: câmera digital com cabo USB (se tiver ambos), papéis diversos com gramatura acima de 180 gr, 1 tela serigráfica de 50 x 60cm com poliéster monofilamento de 77 fios montada (poderá ser adquirida na Lojinha do Festival, com Vavá), 1 folha de papelão Kraft, lápis para desenho e outro 4B grafite, 1 caixa pequena de pastel oleoso marca Pentel ou Guitar, 1 vidro pequeno de nanquim preto, pincéis diversos, estilete, fita crepe, fita plástica de embalagem (larga), formas de letras e números (gabaritos), estopa, luvas, avental, 1 litro de álcool absoluto.

Preço: R$ 120,00


Artes Literárias

CRIAÇÃO POÉTICA EM MEIO DIGITAL

Apresentar formas poéticas mais antigas que possibilitam aproximações com a criação em meio digital. Estabelecer aproximações com a criação em meio digital. Apresentar uma breve história dos textos eletrônicos e da poesia eletrônica. O grupo ou lipo, do papel à tela de computador. Possíveis tipos de poesia digital. Lendo poemas digitais.

Professor

Alckmar Luiz dos Santos (UFSC) - Nascido em Silveiras, SP. Graduado em Engenharia Eletrônica (UNICAMP). Mestre em Teoria Literária (UNICAMP). Doutor em Estudos Literários (Paris 7). Poeta, ensaísta, romancista. Professor de Literatura Brasileira na Universidade Federal de Santa Catarina.

Público-alvo: pessoas com conhecimento de Internet e de informática.

Seleção:Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.

Vagas: 20

Período: 17 a 21 de julho

Horário: 9h às 12h e 14h às 17h

Preço: R$ 80,00

CORPOEMAPROCESSO / TEATRO DESESSÊNCIA

A partir de uma intervenção à poética de Wlademir Dias-Pino (1927) e ao Poema/Processo (1967), propõe-se a experiência performática denominada corpoemaprocesso / teatro desessência.  Implicada à noção de processo está, aí, a idéia de uma descontinuidade radical, gerando o corpo próprio como "versão" do "objeto/poema", "livro/poema", "poema/processo". O objetivo é explorar, por meio da experiência da performance, uma leitura de processo – leitura criativa, produtiva, com a mudança de sistema executada pela materialidade e pela funcionalidade do corpo físico, registrada e recodificada pela imagem videográfica. Como campo de possibilidades, cria-se uma corpovideografia: o corpoemaprocesso. O corpo próprio passa a ser o elemento identificador do poema e a própria escritura em resultado acelerado.

Professora

Clarissa de Carvalho Alcântara (UFSC) - Pós-Doutoranda do Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Lingüística (NUPILL/UFSC). Graduada em Filosofia. Mestrado e Doutorado em Teoria Literária (UFSC). Estágio/Doutorado em Paris VII. Atua nas áreas de Fotografia, Vídeo, Teatro e Performance. Seus principais trabalhos em vídeo/performance são: Vídeo/atoprocesso ICorpoemaprocesso (2003); Vídeo/atoprocesso II La folie du jour (2004); Vídeo/atoprocesso III – Pour en finir avec le jugement de dieu (2005). Publicação: Artaud, Blanchot et l'écriture d'un corpoèmeprocessus (Travaux en Cours, Université Paris VII - Denis Diderot U.F.R., 2004).

Público-alvo: público interessado nas áreas de Arte Performática e Literatura Contemporânea.

Seleção:Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.

Vagas: 20

Período: 24 a 28 de julho

Horário:  9h às 12h e 14h às 17h

Material do aluno: roupa adequada para a realização de exercícios físicos.

Preço: R$ 80,00


Artes Musicais

SAXOFONE

Abordar a técnica e a interpretação do saxofone por meio do estudo de métodos e do repertório do instrumento, assim como da formação de grupos de saxofones.

Professor

Dilson Florêncio (UFMG) Discípulo do grande mestre francês Daniel Deffayet, Dilson Florêncio tem se dedicado à divulgação do saxofone erudito, ministrando cursos de aperfeiçoamento nos principais festivais de música do país. Vencedor de diversos concursos nacionais e internacionais de saxofone incluindo o 1° Prêmio de Saxofone doConservatoire National Supérieur de Musique de Paris.  Suas apresentações, realizadas em Brasil, Argentina, França, Espanha e Canadá, incluem performances como líder do Monte Pascoal Quarteto de Saxofones. Foi também recitalista e solista em mais de trinta concertos com orquestra sob a regência de maestros como Isaac Karabtchevsky, Silvio Barbato, Osman Giuseppe Goia, Carlos Veiga, Jean Reis, Per Brevig, Roberto Duarte, Ligia Amadio e Mário Tavares. Atualmente, é professor de saxofone na Escola de Música/UFMG.

Público-alvo – saxofonistas, que toquem arpejos, escalas e um repertório no instrumento.

Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário

Vagas: 20

Período:  24 a 28 de julho  

Horário: 8h30 às 12h30    

Material do aluno:instrumento pessoal, papel de música e lápis.

Preço: R$80,00

RITMOS E POLIRITMOS: DO TAMBOR À BATERIA

Desenvolver a técnica instrumental e a criação musical, a partir das matrizes de ritmo e poliritmo da música popular brasileira.

Professor

Esdra Neném Ferreira (BH) -Aos cinco anos de idade, Neném foi morar no terreiro de sua tia, Babalorixá de Oxóssi, em Salvador. Aos sete anos, começou a tocar atabaque, oficialmente, na orquestra de tambores. Aos doze anos, fez a primeira obrigação como Ogam Alabê, o qual se refere ao Ogam  (aquele que toca) e que está autorizado a cantar em Gegê, Keto e Angola, para os Iorubás (Orixás). Aos dezesseis anos, passou a dividir seu tempo com a música profissional, tocando bateria. Tocou com os artistas mais importantes da música de Minas, participando de shows e gravações com Toninho Horta, Beto Guedes, Flávio Venturini, Juarez Moreira e Milton Nascimento, dentre muitos outros. Seu toque fino e original é inconfundível.

Público-alvo - percussionistas, bateristas, músicos em geral.

Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário

Vagas: 20

Período: 24 a 28 de julho

Horário: 8h30 às 12h30    

Material do aluno: seu instrumento

Preço: R$80,00

IMPROVISAÇÃO 

Desenvolver a improvisação sobre progressões harmônicas tonais e modais no Jazz e na Música Instrumental Brasileira.

Professor

Rudi Berger (Áustria/RJ) – Violinista de Jazz de descendência vienense e cigana. Músico sensível, de estilo personalíssimo, atua como compositor e intérprete de Jazz tradicional e contemporâneo. Com sólida formação erudita em Violino pelo Conservatório de Música de Viena, compõe desde os 10 anos.  Foi membro-fundador da Vienna Art Orchestra ( Viena, 1977/1987). Seu álbum de estréia é First Step (1986). Foi eleito violinista do ano pela revista Jazz Live em 1985/86. Trabalhou com Astor Piazolla, Defunkt, Victor Bailey e Toninho Horta (Nova York, 1987). Entre 1998 e 2001,  viveu no Brasil. Atuou como Professor Convidado na Escola de Música/UFMG. Em seu último CD, Postcard from Brasil, interpreta música brasileira, especialmente a música de Minas Gerais.

Público alvo - Músicos e estudantes de Música, instrumentistas, cantores e compositores em leitura musical e de cifra de acordes, com domínio de escalas e arpejos no seu instrumento.

Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário

Vagas: 20

Período: 24 a 28 de julho

Horário: 8h30 às 12h30    

Material do aluno: instrumento pessoal, papel de música.

Preço: R$80,00


Artes Transdisciplinares

CIRCO

Acrescentar à formação de alunos já experientes com a técnica circense, novos materiais e técnicas como mini-trampolim, lira, tecido marinho, malabares com fogo, acrobacia de grandes deslocamentos, aula de teatro para técnica circense etc.

Professores

Cícero Silva, Diego Gamarra, Lis Nobre, Marcelo Castillo e Rafael Pereira (v. currículos na Oficina de Iniciação em Circo).

Público-alvo – adolescentes e adultos em geral, com alguma experiência em técnica circense e idade mínima de 16 anos.

Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.

Vagas: 15

Período: 17 a 28 de julho

Horário: 9h às 12h   

Material do aluno: roupas confortáveis

Preço: R$70,00

38º Festival de Inverno da UFMG - 16 a 29 de julho de 2006 - Diamantina - MG
Homenagem ao Centenário do Presépio do Pipiripau - Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG