Oferecer aos participantes uma base prática para o desenvolvimento de poemas audiovisuais para telefonia celular. Estabelecer uma conexão entre as artes visuais e a poesia dentro de um contexto de produção mínima como forma de adequação à limitação da mídia. Escassez de recursos, demanda de tempo de uso mínimo e grande capilaridade fazem desse tipo de comunicação um campo fértil para obras de extrema concisão visual e síntese poética. Esta oficina estará integrada à oficina Poiésis imaginativa, que reunirá a produção das outras na área de artes audiovisuais, em um grande portal na www o qual será atualizado e publicado durante o festival.
Ana Elisa Ribeiro (BH) - Escritora, autora de Poesinha (Poesia Orbital, 1997) e Perversa (Ciência do Acidente, 2002), além de poemas e microcontos publicados em revistas no Brasil e em Portugal. É colunista do Digestivo Cultural desde 2003 (www.digestivocultural.com). Atua como professora do Centro Universitário UNA e do Instituto de Educação Continuada da PUC-Minas. Desenvolve pesquisa de doutorado sobre hipertexto no Programa de Pós-graduação em Estudos Lingüísticos, da Faculdade de Letras/UFMG.
Público-alvo: artistas, escritores, estudantes de cursos de Letras, Comunicação, Artes e interessados por poesia e vídeo.
Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.
Vagas: 15
Período: 24 a 28 de julho
Horário: 10h às 12h e 14h às 18h
Material do aluno: câmera fotográfica digital, papel, caneta e imaginação.
Preço: R$ 100,00
Apresentar os fundamentos dessa metodologia de trabalho. O trabalho sobre as ações físicas é fundamentalmente prático e prevê que o ator desenvolva uma grande capacidade de concentração para lidar com memórias e detalhes, mantendo um estado de rigorosa presença que permita estruturar os materiais necessários ao trabalho. Trata-se de um percurso que requer grande dose de paciência e empenho pessoal. Cada participante será guiado no processo de estruturação do trabalho, no respeito de suas características pessoais e de suas capacidades de memorizar e focar os detalhes. O trabalho será concreto, intenso e direcionado à pesquisa.
Gianluca Barbadori (Itália / Argentina) - Diretor, professor de teatro e ator profissional. Trabalhou com Orazio Costa, Al Yamanouchi, Giancarlo Sorgi, Stefano Vercelli, Luisa Pasello, Silvia Pasello, François Kahn, Alessandro Tognon, Sandro Lombardi, Laura Colombo, Anton Adassinskij, Anne Zènour, Roberto Bacci, Andrea Taddei, Paolo Billi e Dario Marconcini, Carlos Alsina, Marco di Stefano, dentre outros. De 1989 a 1996, colaborou e trabalhou no C.S.R.T. de Pontedera. Em 1992, trabalhou no Workcenter di Jerzy Grotowsky. Desde 1998, é idealizador e diretor artístico do Festival Ponte entre culturas que abrange Itália, Argentina, Uruguai e Brasil. Como pedagogo, trabalha em projetos de formação teatral para adolescentes e atores profissionais.
Público alvo - interessados com experiência e vocação teatral, estudantes de teatro e atores profissionais. Os participantes deverão preparar uma ação baseada na memória antes de iniciar o laboratório.
Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário
Vagas: 15
Período: 25 a 28 de julho
Horário: 9h às 13h
Material do aluno:Utilizar roupas confortáveis, toalhas e agasalhos.
Preço: R$80,00
Proporcionar, a partir da prática do desenho, possibilidades de expressão e reflexão por meio da criação de um caderno de imagens.
Adrianne Gallinari (SP) - Formada pela Fundação Escola Guignard. Participou de mostras individuais em The Drawing Center (New York, USA), Museu de Arte da Pampulha (Belo Horizonte, MG) e Centro Cultural Borges (Buenos Aires, Argentina). Dentre suas exposições coletivas destacam-se: Bienal Ceará América (Fortaleza), Bienal de Pontevedra (Galícia, Espanha), Bienal del Dibujo Contemporáneo (La Casona de los Oliveiras, Buenos Aires, Argentina), Transformer, Pori Art Museum (Pori, Finland), Matéria Prima (Novo Museu, Curitiba) e R1: Ausstellung (Hamburg, Deutschland).
Público-alvo: interessados em geral.
Seleção:Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.
Vagas: 15
Período: 17 a 21 de julho
Horário: 10h às 12h e 14h às 18h
Material do aluno: papéis variados, nanquim, bico de pena, lápis de cor, pincéis, guache.
Preço: R$ 80,00
Estabelecer diálogos com a história da arte, por meio de exercícios de releitura em desenho e pintura.
Alex Cerveny (SP) - Artista autodidata, com trabalho que reflete o constante deslocamento de uma técnica a outra, de um material a outro, de uma linguagem a outra, resultando em desenhos, pinturas, aquarelas, gravuras, esculturas e colagens que guardam, como ponto comum, uma forte linguagem narrativa. Ex-artista de circo, Cerveny reproduz sua experiência como acrobata nos próprios desenhos, reflexos de realidades impossíveis e da liberdade de criação que flui em toda a sua obra. Participou de várias exposições individuais e coletivas no Brasil, na Europa, nos Estados Unidos e no México. Dentre os prêmios que recebeu, se destacam: 6° Salão Paulista de Arte Contemporânea; 24° Panorama de Arte Brasileira – MAM/SP e 21ª Bienal Internacional de São Paulo.
Público-alvo: estudantes de arte e interessados em geral.
Seleção:Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.
Vagas: 15
Período: 24 a 28 de julho
Horário: 10h às 12h e 14h às 18h
Material do aluno: o aluno é livre para levar seus materiais, desde que sejam portáteis (papel ou tela, desenho, aquarela, guache e acrília).
Preço: R$ 80,00
Desmistificar os (eventuais) limites entre Literatura e Artes Plásticas. Conceituar (desmistificar) o termo “tecnologia”. Promover um ambiente para a livre criação literária. Literatura: poéticas visuais. Literatura e design gráfico. Tecnologia e Literatura (da tipografia à informática). As Artes Plásticas e o texto.
Angelo Mazzuchelli Garcia (BH) - Artista plástico. Mestre em Artes Visuais. Doutorando em Estudos Literários.
Público-alvo: estudantes de Letras e de Artes, interessados em poéticas visuais da Literatura.
Seleção:Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.
Vagas: 15
Período: 17 a 21 de julho
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h
Preço: R$ 80,00
Rever e experimentar (produzir) dez técnicas poéticas de vários movimentos das vanguardas históricas (Dada, Surrealismo e Modernismo), das "vanguardas tardias" (Beat Generation, Poesia Semiótica, poema/processo e Arte Postal) e das pós-vanguardas (Poema Intersemiótico e Poesia Sonora). Realizar exposições e intervenções com o material produzido na oficina.
Marcelo Gomes Dolabela (BH) - Mineiro de Lajinha (1957). Professor do UNI-BH (Centro Universitário Belo Horizonte). Mestre pela Universidade São Marcos (São Paulo, SP), com a Dissertação A poesia do slogan: uso de recursos poéticos no slogan publicitário. Poeta e pesquisador de música e poesia brasileiras. Principais obras: Coração malasarte (1980), Radicais (1985), ABZ do rock brasileiro (1987), Poesia. Imagem. Som (1994), Poesia: a experiência visual (1994) Amônia (1997), Batuques de limeriques (poesia infantil, 2005).
Público-alvo: Alunos dos cursos de Letras, História, Pedagogia, Belas-Artes, Comunicação, Artes Cênicas e Música; professores de Língua Portuguesa, Educação Artística e Filosofia dos cursos básico e médio; poetas; compositores, intérpretes e músicos; críticos de literatura; estudiosos de literatura.
Seleção:Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.
Vagas: 20
Período: 24 a 28 de julho
Horário: 9h às 11h e 15h às 17h
Material do aluno: leituras recomendáveis: ALMA BEAT. Porto Alegre: LP&M Editores; BARROS, Lenora de, BANDEIRA, João (curadores). Arte concreta paulista – Grupo Noigandres; São Paulo: Cosac & Naify, 2002. CAMPOS, Augusto de, CAMPOS, Haroldo de, PIGNATARI, Décio. Teoria da poesia concreta - textos críticos e manifestos 1950-1960. 2.ed. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1975. CHIPP, H. B. Teorias da arte moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1996. CIRNE, Moacy. Vanguarda: um projeto semiológico. Petrópolis: Vozes, 1975. DIAS-PINO, Wladimir. Processo: linguagem e comunicação. Petrópolis: Vozes, 1973. HOME, Steve. Assalto à cultura. São Paulo: Conrad. MENEZES, Philadelpho. Poética e visualidade - Uma trajetória da poesia brasileira contemporânea. São Paulo: Editora da UNICAMP, 1991. MENEZES, Philadelpho (organização). Poesia sonora: poéticas experimentais da voz no século XX. São Paulo: Educ, 1992. MENEZES, Philadelpho. Roteiro de leitura: Poesia concreta e visual. São Paulo: Ática, 1998. POUND, Ezra. ABC da Literatura. São Paulo: Cultrix. SÁ, Álvaro de. Vanguarda – produto de comunicação. Petrópolis: Vozes, 197r. Audições recomendáveis: ANDRADE, Oswald, et. al. Ouvindo Oswald. Funarte, 1999. BRUSKY, Paulo (organizador). Voz poética. Universidade Federal de Pernambuco, 1997. CAMPOS, Augusto de, CAMPOS, Cid. Poesia é risco. Philips. CAMPOS, Haroldo de. Isto não é um livro de viagem - 16 fragmentos de galáxias. Editora 34, 1992. CAMPOS, Haroldo de. Crisantempo. São Paulo: Perspectiva, 1988. MENEZES, Philadelpho (organizador). Poesia sonora - do fonetismo às poéticas contemporâneas da voz. LLS. MENEZES, Philadelpho (editor). Poesia sonora hoje - Uma antologia internacional. LLS, 1998. PIGNATARI, Décio, TRAGTENBERG, Lívio. Tempera-metal. SILVA, Soraia. Profetas em movimento - Um passeio pelo barroco do Aleijadinho. Participações: Arnaldo Antunes, Augusto de Campos, Danilo Lôbo, Décio Pignatari, José Midlin, Lauro Moreira, Ricardo Araújo Walter Silveira e Cid Campos. Universidade de Brasília. Audiovisuais recomendáveis: ANTUNES, Arnaldo. DVD Nome. 2ª ed., BMG, 2006. CAMPOS, Augusto de. Não–poemas. São Paulo: Perspectiva, 2003. (inclui: clip-poemas 1997 / clip-poemas 2003).
Preço: R$ 80,00
Abordar aspectos teóricos e principalmente práticos de criação da narrativa sonora relacionando música e som em diferentes linguagens: cinema, teatro, poesia, palavra, dança e música cênica. Desenvolver trabalhos práticos com os participantes.
Livio Tragtenberg (SP) -Compositor. Recebeu bolsas de composição de VITAE e Guggenheim Foundation. Tem vários CDs editados, dentre eles, Othello. Publicou várias obras, dentre elas, Música de Cena (Ed. Perspectiva). Desde 1995, cria música para Johann Kresnik (coreógrafo e diretor teatral, Alemanha). Compõe para cinema (filmes de Tata Amaral, Julio Bressane, Lucia Murat e Roberto Moreira, dentre outros) teatro, dança e vídeo. Atualmente, desenvolve projetos onde “toca músicos, não música”: Co-dirigiu a Orquestra Mediterrânea, com 20 músicos de diversos países do Mediterrâneo (2005), com CD e DVD lançados pelo SESC. Criou a Orquestra de Músicos das Ruas de São Paulo (2004), que está gravando o primeiro CD e DVD. Criou a Nervous City Orchestra com músicos latinos (Miami, EUA, 2005). Estréia a vídeo-ópera Melodia Cucaracha,sobre imigrantes ilegais em Brasil e EUA (São Paulo, jun/2006).
Público-alvo – Músicos, com conhecimentos básicos de Música. Interessados na relação entre Música, som e outras linguagens artísticas, com conhecimentos específicos em sua área de origem.
Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário
Vagas: 20
Período: 24 a 28 de julho
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h (incluindo 2 horas de trabalho de campo)
Material do aluno: um gravador de som portátil, 04 unidades de CD-R (facultativo).
Preço: R$80,00
Abordar as possíveis relações da música com outras áreas da criação artística, como o teatro, a dança, o cinema e as artes plásticas, onde o aluno terá oportunidade de vivenciar, a partir de uma orientação dirigida, a riqueza de possibilidades dessa relação interativa.
Damián Rodríguez Kees (Argentina) - Professor de Música. Graduado pela Universidad Nacional del Litoral - UNL (Santa Fé, Argentina). Mestre em Arte Latino-americana pela Universidad Nacional del Cuyo – UNCuyo (Mendoza, Argentina). Professor titular do Ateliê de Integração Estética na UNL. Titular de Composição Musical (UNCuyo, 2002/04). Possui publicações em revistas especializadas nos campos da teoria da interdisciplina artística e de vanguarda na música popular. Todas as suas obras têm sido encenadas, incluindo peças para instrumentos solo, de câmara, orquestras, de teatro musical e com suporte em vídeo. Compôs mais de 40 músicas para obras de teatro, dança e vídeo. Dirigiu cinco espetáculos que integram diferentes disciplinas artísticas, em salas de concerto e espaços não-convencionais. Apresenta seus trabalhos teóricos e criativos em congressos, cursos e concertos em EUA, México, Cuba, Costa Rica, Brasil, Uruguai, Chile e Argentina.
Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.
Vagas: 25
Período: 17 a 21 de julho
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h
Material do aluno: O aluno deve levar seu material pessoal, seja ele instrumento de música ou material de dança, artes plásticas, fotografia e vídeo.
Preço: R$80,00