Realizar uma série de exercícios visando a conscientizar os alunos quanto às possibilidades e limitações expressivas da tecnologia de imagem mínima. Cada aluno poderá fazer seu próprio filme e disponibilizá-lo em site especialmente criado para esse fim. Inicialmente, haverá uma discussão teórica sobre questões relativas à história da linguagem audiovisual: surgimento, contexto, desenvolvimento e experiências já realizadas em "micro-cinema". Num segundo momento, haverá experiência prática com uma série de exercícios curtos (primeira semana) e o desenvolvimento de um filme de curta duração, captado com câmeras de telefones celulares (ou similares) e editado em estações de vídeo digital. Serão trabalhados conceitos básicos da linguagem audiovisual (enquadramentos, movimentos de câmera, cortes, efeitos etc.) adequados a essa tecnologia.
Rodrigo Minelli (UFMG) - Mestre em Sociologia da Cultura. Doutorando em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Professor do Departamento de Comunicação Social/UFMG, na área de Vídeo e Novas Tecnologias. Premiado com a bolsa Vitae de Artes em 2002. Alguns de seus trabalhos foram incluídos em diversas mostras do panorama da videoarte e da arte eletrônica brasileira. Dedica-se à pesquisa e à experimentação em arte eletrônica, tendo sido curador, consultor, professor e diretor de vídeo em instituições como Rede Minas de Televisão, CRAV e Festival de Inverno da UFMG. Atualmente, além da pesquisa de doutorado, apresenta-se com o grupo Feitoamãos, do qual é um dos idealizadores e como VJ nos festivais SKOL Beats e SONAR Sound (São Paulo), e ELETRONIKA (Belo Horizonte).
Público-alvo: alunos dos cursos de Cinema e Comunicação, interessados em audiovisual na perspectiva de tecnologias digitais e que tenham conhecimentos básicos de linguagem audiovisual.
Seleção: preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.
Vagas: 20
Período:17 a 28 de julho
Horário: 10h às 12h e 14h às 18h
Material do aluno: câmera fotográfica digital capaz de capturar pequenos vídeos, celulares com as mesmas características, câmeras de vídeo digitais. Importante: os drivers de instalação dos dispositivos nos computadores deverão ser fornecidos pelos alunos.
Preço: R$ 120,00
Utilizar recursos da Técnica Alexander para discutir e explorar questões relativas à performance. Compreender a forma como respondemos a estímulos não só para transformar hábitos e padrões corporais mas também para exercer a capacidade de escolha. As aulas serão práticas e teóricas, tendo como objetivo aplicar as ferramentas propostas na oficina em atividades cotidianas de cada participante. A oficina incluirá trabalho corporal individualizado e pesquisas dentro e fora da sala de aula.
Raquel Pires (BH) - Iniciou sua carreira profissional no grupo de dança Primeiro ato, de Belo Horizonte. Atuou como bailarina independente em Nova Iorque. Trabalhou com diversos coreógrafos da cidade durante oito anos. Contemplada pela Bolsa Capes (1997), formou-se como professora da Técnica Alexander no Institute of Research, Development and Education in the Alexander Technique (IRDEAT) e pós-graduou-se pelo Manhattan Center of the Alexander Technique (MCAT), em Nova Iorque. De volta ao Brasil, ministra oficinas e workshops da TA em diversas cidades, além de atuar como bailarina. Certificada pela Sociedade Americana da Técnica Alexander. Membro da Associação Brasileira da Técnica Alexander e da Associação Dança Minas.
Público alvo - Bailarinos, atores, músicos e artistas que se interessam pelo corpo, com mais de 16 anos e alguma experiência em performance.
Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário
Vagas: 12
Período: 17 a 21 de julho
Horário: 14h às 18h
Material do aluno:Roupas confortáveis e um caderno para anotações.
Preço: R$80,00
Desenvolver projetos em gravura: metal, xilogravura e monotipia. Ampliar o conhecimento dos participantes da oficina na prática do exercício monocromático em gravura.
Professor
Clébio Maduro (UFMG) - Professor de Gravura da Escola de Belas-Artes/UFMG desde 1978. Chefe do Departamento de Artes Plásticas. Integra a equipe do Festival desde 1978, como coordenador, sub-coodenador e professor. Realizou 96 exposições coletivas, 14 individuais e obteve 12 prêmios em diversos salões de arte.
Público-alvo: interessados na área da Gravura, que saibam fazer gravura em metal e xilogravura.
Seleção:Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.
Vagas: 15
Período: 17 a 28 de julho
Horário: 10h às 12h e 14h às 18h
Material do aluno: todo o instrumental para a execução do trabalho a ser desenvolvido, de acordo com a proposta de cada participante.
Preço: R$ 120,00
Reconhecer as possibilidades de se relacionar Música e Artes Plásticas, especialmente aquelas utilizadas por Klee e Kandinsky. Utilizar procedimentos de tradução som-imagem para a produção artística.
Jalver Bethônico (UFMG) - Professor do Departamento de Desenho da Escola de Belas-Artes/UFMG. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (Tese Articulação dos signos audiovisuais). Pesquisa as relações imagem-som desde 1988. Fundou e coordenou o Núcleo de Design e Som, de 1994 a 2005. Coordenador do Grupo de Pesquisa Intersignos EBA/UFMG. Diretor do PTYX – Estúdio de Pesquisas Musicais. Utiliza esculturas sonoras na criação de trilhas para instalações, vídeos, animações, peças teatrais e obras digitais para web e CD-ROM. Dirigiu a trilha sonora e criou artefatos sonoros para a montagem da peça Sonoridade amarela, de Kandinsky.
Público-alvo: artistas plásticos e alunos de Artes Plásticas, com ênfase em Desenho e Pintura e, preferencialmente, com conhecimento musical.
Seleção:Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.
Vagas: 10
Período: 24 a 28 de julho
Horário: 10h às 12h e 14h às 18h
Material do aluno: material de desenho e/ou pintura, papel A3 e A2.
Preço: R$ 80,00
Abordar os diferentes suportes utilizados na arte contemporânea por meio da expressão poética: poesia experimental e visual, livro de artista e revista-objeto, eletrografia, foto-poesia, vídeo-poesia, intervenção poética, performance-arte, poesia sonora, instalação e land art. Para além dos aspectos teóricos e da troca de idéias que a sua apresentação irá proporcionar, procura-se desenvolver e produzir trabalho prático em algumas das áreas referidas, incentivando a criação poética de forma abrangente em relação às técnicas e aos suportes expressivos, consoante os interesses específicos dos participantes.
Fernando Aguiar (Portugal) - Poeta e artista plástico, licenciado em Design de Comunicação pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa. Publicou 18 livros de poesia, infantis e antologias de poesia visual portuguesa e internacional. Realizou exposições individuais em Portugal, Espanha, Itália, Polônia, Hungria e México. Participou em centenas de exposições coletivas de poesia visual, pintura, fotografia, vídeo, instalações. Participou em cerca de 80 Festivais de poesia e de performance em 18 países. Organizou várias exposições de poesia visual e Festivais de poesia e de performance, em Portugal, França, Itália e Brasil. Apresentou palestras sobre poesia e performance em 11 países, incluindo as Universidades de Bolonha, Cidade do México, Praga, Huelva, Berlim, Sevilha e o Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona.
Público-alvo: Alunos, pesquisadores e professores em geral interessados em artes e tecnologias: poéticas visuais e performance.
Seleção:Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.
Vagas: 15
Período: 17 a 28 de julho
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h
Material do aluno: bloco de desenho A-3, materiais para desenho e colagem (lápis, borracha, cola, tesoura, x-acto, revistas para recortar, lápis de cor, letter-press) e outros materiais. Equipamento do interesse do participante para a realização poética (livros inutilizados, câmara fotográfica, vídeo etc.)
Preço: R$ 120,00
Abordar os princípios básicos de acústica musical necessários para a compreensão de mecanismos e processos cognitivos da percepção dos sons e da música. Introduzir noções fundamentais sobre vibração, propagação, ressonância, fase, componentes harmônicos, batimentos sonoros. Abordar a fisiologia do sistema auditivo e dos mecanismos envolvidos na percepção auditiva, incluindo demonstração prática por meio de exemplos auditivos de modelagem computacional de fenômenos acústicos e perceptivos.
Maurício Alves Loureiro (UFMG) - Engenheiro Aeronáutico (ITA). Clarinetista (Staatliche Hochshule für Musik Freiburg, Alemanha, 1983, com Prof. Dieter Klöcker e bolsa de estudos do DAAD). Doutor em Música (Universidade de Iowa, 1991), onde estudou também música eletrônica e computação musical. Assistente de primeira clarineta na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (1985). Solista junto a inúmeras orquestras e renomados conjuntos de câmara. Participou como artista e professor de inúmeros festivais de música no Brasil e exterior. Foi membro de vários conjuntos de música contemporânea e fundador do Grupo de Música Contemporânea da UFMG. Foi professor do Instituto de Artes da UNESP (1984-1992). Atualmente, é professor titular da Escola de Música/UFMG. Pesquisador em Tecnologia Musical do grupo de pesquisa CEFALA – Centro de Estudos da Fala Acústica Linguagem e Música.
Público-alvo - Profissionais, estudantes e professores de música ou teatro, com noções fundamentais de música
Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário
Vagas: 30
Período: 17 a 21 de julho
Horário: 14h às 18h
Material do aluno: material para anotação (papel, lápis, borracha, etc).
Preço: R$80,00
Proporcionar a apropriação de técnicas computacionais e desenvolver experiências interativas entre gestos de modalidades artísticas envolvidas com som e imagem mediadas por tecnologia.
Luiz Alberto Bavaresco de Naveda (BH) - Mestre em Performance Musical pela UFMG (2002) e Bacharel em Violão pela UEMG (1999). Professor na Escola de Música/UEMG, na Licenciatura em Música (FEVALE, Diamantina), em Design do Som (FUMEC). Orientador de projeto de final do Curso de Design (FUMEC). Coordenador de projetos de pesquisa (LAB-M, FAPEMIG, 2004). Coordenador do projeto RARI (Restauração de Acervos da Rádio Inconfidência, FAPEMIG, 2003). Desenvolve trabalhos em performance musical (violão e multimídia interativa), educação musical, avaliação de software, projetos institucionais. Pesquisa pedagogia do violão, tecnologia da música, acústica e psicoacústica, cognição, videoconferência e música, aplicações em multimídia interativa, restauração de acervos de discos e partituras, arquitetura em papel (ilustração e design de estruturas em papel). Bolsista da CAPES para Doutorado Pleno no Exterior (1º. lugar da área de artes), com projeto em Musicologia Sistemática, a ser desenvolvido na Bélgica.
Público-alvo:Compositores, músicos, videomakers, artistas plásticos, designers, bailarinos e interessados em mídia digital e arte, com conhecimento médio em edição de mídia digital (imagem, som e vídeo) e conhecimentos básicos em inglês (leitura) e hardware (conexões, funcionamento básico do computador etc.)
Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário
Vagas: 10
Período: 17 a 21 de julho
Horário: 13h30 às 17h30
Material do aluno: CD-R, roupa escura ou clara, luvas, tornozeleiras e máscaras coloridas.
Preço: R$80,00
Desenvolver as possibilidades de relação e performance homem/máquina, utilizando tecnologias alternativas e baratas
Gil Amâncio (BH) - Gil Amâncio é percussionista com trânsito no teatro e na dança. É um dos fundadores da Cia Será Quê? e tem se apresentado em diversos eventos, no Brasil e no exterior, como Avon Womens in Concert - show do Grupo Meninas de Sinhá com a Orquestra Filarmônica de Mulheres e participação de Daniela Mercury (São Paulo, 2006); Festival hip-hop Habana, Intercambio do Grupo NUC do Alto Vera Cruz com o grupo TNT de Cuba (Cuba, 2004); Festival Move Berlim, com o espetáculo Quilombos Urbanos da Cia Será Quê? (Alemanha, 2003). É também um dos idealizadores do Festival Internacional de Arte Negra (FAN).
Público-alvo – músicos e artistas interessados em performance.
Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário
Vagas: 20
Período: 17 a 22 de julho
Horário: 8h30 às 12h30
Material do aluno: material para anotação
Preço: R$80,00
Possibilitar uma nova visão entre o alimento e o alimentar. Nesta oficina o alimento é visto como arte, não como arte culinária, mas a arte de criar e conceituar. Alimentar o corpo e o espírito criador, nesse momento, interage a favor da criação.
Agnes Farkasvolgvi (BH)-Chefde cozinha, com especialização pela Ecole Le Cordon Bleu (Paris). Proprietária do Buffet Bouquet Garni, Belo Horizonte, desde 1989. Artista plástica formada pela UFMG. Sentidos, texturas e cores fazem parte dos dois universos pesquisados pela artista. Dentre os trabalhos que ela desenvolve no universo da EAT ART (movimento iniciado na década de 60 pelo artista Daniel Spoerri), destaca-se um happening na Galeria Celma Albuquerque (nov/2005) onde foram pintadas seis telas em que a tinta foi substituída por comida. Tem realizado diversas exposições e banquetes temáticos, onde a comida ultrapassa a idéia da alimentação.
Hildegard Muggler (Diamantina) - Suíça, filha de chefes de cuisine, sempre usou a culinária para reunir amigos e familiares em torno de uma boa mesa. Empresária da alimentação, foi precursora de congelados (Belo Horizonte, anos 80) e organizadora de inúmeros banquetes. Participou do Festival Internacional de Cultura e Gastronomia (Tiradentes, ago/ 2001). Com o marido, Fernando Fabrino, dirige em Diamantina a Trattoria La Dolce Vita, em casa colonial do século XVIII, trabalhando com massas artesanais. Busca integração com a cultura e o paladar regionais, introduzindo frutos, verduras e condimentos do Vale do Jequitinhonha (pequi, urucum, ora-pro-nobis, jabuticaba etc.) no preparo de massas e pratos. Atualmente, faz uma releitura do cozinhar de maneira mais saudável e agradável ao paladar.
Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.
Vagas: 25
Período: 24 a 28 de julho
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h
Material do aluno: material para anotação.
Preço: R$80,00