Refletir sobre as novas formas de organização de obras-software de arte computacional (www, multimídia, instalações etc). Sendo tratados em relação aos novos modos de expressão imaginativa, os temas serão, dentre outros: interatividade, multisensoriamento, articulação em redes, estruturas dinâmicas, produção de sentido coletiva, organização autopoiética, fluxos de transformação em vários níveis etc. A perspectiva é pensar essas obras como uma articulação gramatical e sintática capaz de expressar uma organização expandida e compartilhada que se assemelha ao funcionamento do nosso cérebro. Toda a reflexão será feita com subsídio de textos de referência e debates. Criar coletivamente, com base nessa reflexão, um roteiro para o site-obra. A partir da criação desse roteiro, os participantes, cada um explorando suas potencialidades em termos do domínio de linguagens pré-existentes, produzirão conteúdo a ser autorado em ambiente computacional composto de uma interface em Flash que interage com banco de dados SQL em ambiente web. Ao longo do curso, novos conteúdos e associações gerarão a montagem do roteiro, a qual terá permitirá a todos o conhecimento das etapas de produção de obras digitais (roteiro de navegação, roteiro de conteúdo, produção de mídia, digitalização, montagem de tela, programação de software, autoração etc). A obra produzida será enriquecida com produções vindas de outras oficinas, as quais serão articuladas dentro do site-obra e atualizadas a cada dia.
Álvaro Andrade Garcia (BH) - Poeta, escritor, diretor de audiovisual e multimídia. Publicou 8 livros de poemas, participou e realizou mostras de videopoesia e infopoesia. Mantém o site de ficção interativa www.ciclope.art.br, roteirizou e dirigiu 2 documentários de média-metragem, diversos curtas em forma de videocrônicas e diversos portais culturais para a web, dentre os quais www.sertoes.art.br e www.cidadeshistoricas.art.br. Dirigiu mais de 12 projetos de CD-ROMs e CDs de vídeo interativo, dentre eles a revista Zapp cultural e o projeto Descobrindo o Brasil, ganhadores do Prix Mobius de Multimídia, que premia projetos voltados para educação, ciência e cultura.
Lucas Junqueira (BH) - Graduado em Engenharia Química pela UFMG (1998), com concentração na simulação de processos químicos por software. Pós-graduado em Jornalismo e Práticas Contemporâneas, pelo UNI-BH, onde desenvolveu uma proposta de revista eletrônica de conteúdo cultural. Foi editor de livros didáticos na área de Ciências Exatas (Formato Editorial e Editora Saraiva). Atua na programação multimídia desde a Graduação, na criação de sites para a Internet, softwares de apresentação e jogos eletrônicos para as plataformas PC e Macintosh.
Público-alvo: poetas, músicos, artistas plásticos, videomakers, atores, bailarinos, web designers e programadores de software.
Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.
Vagas: 15
Período: 17 a 28 de julho
Horário: 10h às 12h e 14h às 18h
Preço: R$ 120,00
Desenvolver a autonomia do ator, por meio da criação de momentos cênicos. O teatro, como a vida, é feito de uma seqüência de pequenas situações, mais ou menos complexas: de momentos. Quando esses momentos estão concentrados,codificados e formalizados por meio de regras do teatro, obtêm-se momentos cênicos, que são criados e materializados pelo ator. Esta oficina propõe um trabalho minucioso para se atingir a consciência dos estímulos que permitem agir fisicamente, tornando o ator capaz de reproduzir suas descobertas e ações, construindo sua própria partitura. Se a arte do teatro é a arte do ator, o momento cênico é o momento da criação do ator: seu espaço, sua autonomia.
Norberto Presta (Argentina / Itália) - Ator, diretor, pedagogo e escritor teatral ítalo-argentino. Iniciou sua formação teatral na Escola Municipal de Arte Dramática e no Conservatório Nacional de Buenos Aires (Argentina, 1973), com diferentes professores (B. Matar – L. Cruz – R. Chernikof). Participou do ISTA (International School of Theatre Anthropology) dirigido por Eugenio Barba. Fundador do Centro di Produzione Teatrale Via Rosse (Itália). Desde 1980, trabalha em Europa, Argentina e Brasil. Escreveu e dirigiu numerosos espetáculos, participando de festivais em Itália, México, Argentina, Brasil, Equador. Desenvolve intensa atividade formativa, colaborando com grupos teatrais em vários paises: Alemanha, Itália, Argentina, Espanha, Brasil. Pesquisador convidado pela Unicamp, dirigiu o mais recente espetáculo do grupo Lume de Campinas.
Público alvo – atores e bailarinos
Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário
Vagas: 20
Período: 24 a 28 de julho
Horário: 9h às 13h
Material do aluno:roupas confortáveis, toalhas e agasalhos.
Preço: R$ 80,00
Estudar os conceitos de representação e apresentação nas artes, enfocando as relações entre Literatura e Artes Plásticas. Por meio de um corpus analítico centrado no modernismo, sobretudo em relação à pintura figurativa, será discutida a relação da mímesis com a representação, assim como a subsunção da apresentação pela representação e vice-versa, na historiografia da arte, propondo-se a coalescência de ambas. Proporcionar aos interessados o aprofundamento de uma teorização abrangente dos conceitos acima referidos, uma metodologia de trabalho da pesquisa sobre arte e uma análise comparativa de produções artísticas textuais e plásticas.
Wanda de Paula Tofani (UFMG) - Professora do Departamento de Desenho da Escola de Belas Artes da UFMG. Bacharel em Desenho, Pintura e Gravura. Mestre em Artes Visuais pela EBA/ UFMG. Doutora em Literatura Comparada pela FALE/UFMG. Artista Plástica desde 1980, com diversas participações, coletivas e individuais, em salões regionais e nacionais.
Público-alvo: estudantes de Artes Visuais e Letras, artistas em geral, críticos e diletantes, que tenham conhecimento razoável da história das Artes Visuais.
Seleção:Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.
Vagas: 90
Período: 17 a 21 de julho
Horário: 8h30 às 10h
Preço: R$ 30,00 (gratuito para os alunos matriculados nas demais oficinas da área de Artes Plásticas).
Conhecer as origens do que hoje chamamos de “circuito artístico”. Refletir sobre as mudanças dos papéis do artista e da crítica na relação arte-público.
Gastão Frota (BH) - Mestre em Artes Visuais pelo Pratt Institute – NY. Professor de História do Design na Pós-graduação da FUMEC. Instrutor de Artes Visuais no Centro de Referência da População de Rua e professor de História da Arte nos projetos Reeditores, Valores de Minas e Território Minas - FID. Ministrou oficinas de Vídeo e Performance no Parque Lage e nos Festivais de Artes de Porto Alegre e Itajaí (PR). Como artista plástico, realizou o vídeo A vida na arte de Jeanne Milde e outros, tendo participação em diversas mostras nacionais e internacionais, como o IV Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Belo Horizonte.
Público-alvo: estudantes e professores das áreas de Ciências Humanas, Letras e Artes com interesse em teoria e crítica de arte, e conhecimentos em história da arte.
Seleção:Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.
Vagas: 90
Período: 24 a 28 de julho
Horário: 8h30 às 10h
Preço: R$ 30,00 (gratuito para os alunos matriculados nas demais oficinas da área de Artes Plásticas).
Baseados livremente no texto de Foucault “Isto não é uma pipa”, que trabalha as relações entre imagens, texto e representação, pretendemos utilizar a pipa, brinquedo voador muito comum na região de Diamantina, para explorar seus usos e desusos, inventando diálogos entre certos meios, de maneira a experimentar, criar, percorrer, conjugar, realizar imagens, sons, danças e cenas.
Marcelo Kraiser (UFMG) - Professor da Escola de Belas-Artes/UFMG. Doutor em Letras (Literatura e Outros Sistemas Semióticos). Artista plástico, videomaker, compositor. Publicou, dentre outras obras, Corpos seriais e Lucia Rosas - textos impuros, junto com Vera Casa Nova. Realizou 10 exposições individuais e mais de 30 coletivas em Desenho, Pintura e Fotografia.
Paola Rettore (BH) - Bailarina e coreógrafa. Especialista em Arte e Contemporaneidade pela Fundação Escola Guignard. Integrou a Companhia de Dança do Palácio das Artes, Cia. Dudude Herrmann, Estupefacto, Frente de Danza Independiente (Equador). Coordenou o Corpo Escola de Dança. Foi professora de Dança e coreógrafa do Grupo Galpão. Atualmente, é professora do CEFAR (Palácio das Artes).
Público-alvo: Artistas plásticos, artistas cênicos (bailarinos e atores), fotógrafos, videomakers e músicos, que tenham conhecimento prático e habilidade no campo de ação em que se apresentam (música por meios tradicionais ou eletroacústicos, vídeo, desenho, artes cênicas etc.).
Seleção:Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.
Vagas: 15
Período: 17 a 28 de julho
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h
Material do aluno: material necessário para sua atuação no meio que utilize.
Preço: R$ 120,00
Introduzir o participante na chamada Música Popular e Folclórica Brasileira. Por meio de abordagem teórico-prática, apresentar ao aluno as características de alguns gêneros musicais representativos da música brasileira. Discussão de conceitos etnomusicológicos e antropológicos, aplicados ao estudo das culturas musicais.
Ângelo Nonato Natale Cardoso (UFMG) - Iniciou os estudos musicais aos oito anos de idade. Ingressou no curso de Música da Fundação Universitária Mineira de Arte (FUMA; atual UEMG), onde concluiu o Bacharelado em Piano, em 1995. Mestre em Música Brasileira, sub-área Etnomusicologia (UNIRIO, 2001). Doutor em Etnomusicologia (UFBA, 2006), com a tese A linguagem dos tambores. Atualmente, é professor substituto na UFMG. Tem artigos publicados em anais e revistas especializadas em Música.
Público-alvo - Interessados em Música Popular e Folclórica Brasileira e Etnomusicologia, com conhecimento básico de Teoria da Música.
Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário
Vagas: 20
Período: 17 a 21 de julho
Horário: 14h às 18h
Preço: R$80,00
Discutir questões ligadas à inclusão da Música Popular na Educação Musical com bases em temas da Sociologia da Música. Desenvolver e praticar estratégias pedagógicas baseadas em diferentes gêneros e estilos da Música Popular.
Heloisa Feichas (UFMG) -Doutora em Educação Musical (Institute of Education, University of London, 2006) com a tese Formal and Informal Music Learning in Brazilian Higher Education.Mestre em Educação Musical pela mesma instituição, 2000. Bacharel em Piano pela Escola de Música/UFMG, onde leciona. Tem apresentado trabalhos em congressos e oferecido workshops sobre Música Popular Brasileira em Brasil, Canadá, Alemanha, Chipre, Itália e Inglaterra. Trabalhou em cooperação com a Escola de Música de Pitea da Universidade de Lulea (Suécia, 2004/2005).
Público-alvo - Professores de música, professores de conservatório, alunos de cursos de licenciatura e músicos interessados em Educação Musical.
Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário
Vagas: 20
Período: 24 a 28 de julho
Horário: 14h às 18h
Preço: R$80,00
Possibilitar uma abordagem panorâmica das vertentes conceituais da arte até a contemporaneidade, por uma trajetória das raízes no Maneirismo do séc. XVI, Duchamp, Manzoni e Klein. Abordar a Arte Conceitual e suas vertentes nas décadas de 60 e 70, focalizando o desenvolvimento, transformações e deslocamentos, até o Neoconceitualismo e as estratégias do conceito no séc. XXI.
Marco Pasqualini de Andrade (UFU) - Historiador e crítico de arte; Arquiteto e Mestre pela FAU USP; doutorando em Artes pela ECA USP; professor da Universidade Federal de Uberlândia desde 1994, onde exerceu a coordenação do Museu Universitário de Arte e do Curso de Artes Plásticas; como pesquisador, trabalhou para a Fundação Bienal e MAC USP; escreve resenhas críticas, apresentações de artistas e realiza curadorias de exposições; colabora nas publicações educativas da Editora Abril.
Público alvo – Jovens, estudantes, artistas e interessados em estabelecer um conhecimento diferenciado e aprofundado sobre as questões que envolvem o pensamento e a criação artística
Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.
Vagas: 25
Período: 24 a 28 de julho
Horário: 9h às 12h
Material do aluno: material para anotação
Preço: R$80,00