Oficinas de atualização - Núcleo Arte-Conceito

Artes Audiovisuais

POIESIS IMAGINATIVA

Refletir sobre as novas formas de organização de obras-software de arte computacional (www, multimídia, instalações etc).  Sendo tratados em relação aos novos modos de expressão imaginativa, os temas serão, dentre outros: interatividade, multisensoriamento, articulação em redes, estruturas dinâmicas, produção de sentido coletiva, organização autopoiética, fluxos de transformação em vários níveis etc. A perspectiva é pensar essas obras como uma articulação gramatical e sintática capaz de expressar uma organização expandida e compartilhada que se assemelha ao funcionamento do nosso cérebro. Toda a reflexão será feita com subsídio de textos de referência e debates. Criar coletivamente, com base nessa reflexão, um roteiro para o site-obra. A partir da criação desse roteiro, os participantes, cada um explorando suas potencialidades em termos do domínio de linguagens pré-existentes, produzirão conteúdo a ser autorado em ambiente computacional composto de uma interface em Flash que interage com banco de dados SQL em ambiente web. Ao longo do curso, novos conteúdos e associações gerarão a montagem do roteiro, a qual terá permitirá a todos o conhecimento das etapas de produção de obras digitais (roteiro de navegação, roteiro de conteúdo, produção de mídia, digitalização, montagem de tela, programação de software, autoração etc). A obra produzida será enriquecida com produções vindas de outras oficinas,  as quais serão articuladas dentro do site-obra e atualizadas a cada dia.

Professor

Álvaro Andrade Garcia (BH) - Poeta, escritor, diretor de audiovisual e multimídia. Publicou 8 livros de poemas, participou e realizou mostras de videopoesia e infopoesia. Mantém o site de ficção interativa www.ciclope.art.br, roteirizou e dirigiu 2 documentários de média-metragem, diversos curtas em forma de videocrônicas e diversos portais culturais para a web, dentre os quais www.sertoes.art.br e www.cidadeshistoricas.art.br. Dirigiu mais de 12 projetos de CD-ROMs e CDs de vídeo interativo, dentre eles a revista Zapp cultural e o projeto Descobrindo o Brasil, ganhadores do Prix Mobius de Multimídia, que premia projetos voltados para educação, ciência e cultura.

Professor Assistente

Lucas Junqueira (BH) - Graduado em Engenharia Química pela UFMG (1998), com concentração na simulação de processos químicos por software. Pós-graduado em Jornalismo e Práticas Contemporâneas, pelo UNI-BH, onde desenvolveu uma proposta de revista eletrônica de conteúdo cultural. Foi editor de livros didáticos na área de Ciências Exatas (Formato Editorial e Editora Saraiva). Atua na programação multimídia desde a Graduação, na criação de sites para a Internet, softwares de apresentação e jogos eletrônicos para as plataformas PC e Macintosh.

Público-alvo: poetas, músicos, artistas plásticos, videomakers, atores, bailarinos, web designers e programadores de software.

Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.

Vagas: 15

Período: 17 a  28 de julho

Horário: 10h às 12h e 14h às 18h

Preço: R$ 120,00


Artes Cênicas

O MOMENTO CÊNICO – AUTONOMIA DO ATOR

Desenvolver a autonomia do ator, por meio da criação de momentos cênicos. O teatro, como a vida, é feito de uma seqüência de pequenas situações, mais ou menos complexas: de momentos. Quando esses momentos estão concentrados,codificados e formalizados por meio de regras do teatro, obtêm-se momentos cênicos, que são criados e materializados pelo ator. Esta oficina propõe um trabalho minucioso para se atingir a consciência dos estímulos que permitem agir fisicamente, tornando o ator capaz de reproduzir suas descobertas e ações, construindo sua própria partitura. Se a arte do teatro é a arte do ator, o momento cênico é o momento da criação do ator: seu espaço, sua autonomia.

Professor

Norberto Presta (Argentina / Itália) - Ator, diretor, pedagogo e escritor teatral  ítalo-argentino. Iniciou  sua formação teatral na  Escola Municipal de Arte Dramática e no Conservatório Nacional de Buenos Aires (Argentina, 1973), com diferentes professores  (B. Matar – L. Cruz – R. Chernikof). Participou do ISTA (International School of Theatre  Anthropology) dirigido por Eugenio Barba. Fundador do Centro di Produzione Teatrale Via Rosse (Itália). Desde 1980, trabalha em Europa, Argentina e Brasil. Escreveu e dirigiu numerosos espetáculos, participando de festivais em Itália, México, Argentina, Brasil, Equador. Desenvolve intensa atividade formativa, colaborando com grupos teatrais em vários paises: Alemanha, Itália, Argentina, Espanha, Brasil. Pesquisador convidado pela Unicamp, dirigiu o mais recente espetáculo do grupo Lume de Campinas.

Público alvo – atores e bailarinos

Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário

Vagas: 20

Período: 24 a 28 de julho

Horário: 9h às 13h    

Material do aluno:roupas confortáveis, toalhas e agasalhos.

Preço: R$ 80,00


Artes Plásticas

REPRESENTAÇÃO E APRESENTAÇÃO: COALESCÊNCIA NA ARTE FIGURATIVA

Estudar os conceitos de representação e apresentação nas artes, enfocando as relações entre Literatura e Artes Plásticas. Por meio de um corpus analítico centrado no modernismo, sobretudo em relação à pintura figurativa, será discutida a relação da mímesis com a representação, assim como a subsunção da apresentação pela representação e vice-versa, na historiografia da arte, propondo-se a coalescência de ambas. Proporcionar aos interessados o aprofundamento de uma teorização abrangente dos conceitos acima referidos, uma metodologia de trabalho da pesquisa sobre arte e uma análise comparativa de produções artísticas textuais e plásticas.

Professora

Wanda de Paula Tofani (UFMG) - Professora do Departamento de Desenho da Escola de Belas Artes da UFMG. Bacharel em Desenho, Pintura e Gravura. Mestre em Artes Visuais pela EBA/ UFMG. Doutora em Literatura Comparada pela FALE/UFMG. Artista Plástica desde 1980, com diversas participações, coletivas e individuais, em salões regionais e nacionais.

Público-alvo: estudantes de Artes Visuais e Letras, artistas em geral, críticos e diletantes, que tenham conhecimento razoável da história das Artes Visuais.

Seleção:Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.

Vagas: 90

Período: 17 a 21 de julho

Horário: 8h30 às 10h

Preço: R$ 30,00 (gratuito para os alunos matriculados nas demais oficinas da área de Artes Plásticas).

HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARTE – TRIUNFO DA ARTE PARA O PÚBLICO

Conhecer as origens do que hoje chamamos de “circuito artístico”. Refletir sobre as mudanças dos papéis do artista e da crítica na relação arte-público.

Professor

Gastão Frota (BH) - Mestre em Artes Visuais pelo Pratt Institute – NY. Professor de História do Design na Pós-graduação da FUMEC. Instrutor de Artes Visuais no Centro de Referência da População de Rua e professor de História da Arte nos projetos Reeditores, Valores de Minas e Território Minas - FID. Ministrou oficinas de Vídeo e Performance no Parque Lage e nos Festivais de Artes de Porto Alegre e Itajaí (PR). Como artista plástico, realizou o vídeo A vida na arte de Jeanne Milde e outros, tendo participação em diversas mostras nacionais e internacionais, como o IV Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Belo Horizonte.

Público-alvo: estudantes e professores das áreas de Ciências Humanas, Letras e Artes com interesse em teoria e crítica de arte, e conhecimentos em história da arte.

Seleção:Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.

Vagas: 90

Período: 24 a 28 de julho

Horário: 8h30 às 10h

Preço: R$ 30,00 (gratuito para os alunos matriculados nas demais oficinas da área de Artes Plásticas).


Artes Literárias

ISTO NÃO É UMA PIPA

Baseados livremente no texto de Foucault  “Isto não é uma pipa”, que trabalha as relações entre imagens, texto e representação, pretendemos utilizar a pipa, brinquedo voador muito comum na região de Diamantina, para explorar seus usos e desusos, inventando diálogos entre certos meios, de maneira a experimentar, criar, percorrer, conjugar, realizar imagens, sons, danças e cenas.

Professores

Marcelo Kraiser (UFMG) - Professor da Escola de Belas-Artes/UFMG. Doutor em Letras (Literatura e Outros Sistemas Semióticos). Artista plástico, videomaker, compositor. Publicou, dentre outras obras, Corpos seriais e Lucia Rosas - textos impuros, junto com Vera Casa Nova. Realizou 10 exposições individuais e mais de 30 coletivas em Desenho, Pintura e Fotografia.

Paola Rettore (BH) - Bailarina e coreógrafa. Especialista em Arte e Contemporaneidade pela Fundação Escola Guignard. Integrou a Companhia de Dança do Palácio das Artes, Cia. Dudude Herrmann, Estupefacto, Frente de Danza Independiente (Equador). Coordenou o Corpo Escola de Dança. Foi professora de Dança e coreógrafa do Grupo Galpão. Atualmente, é professora do CEFAR (Palácio das Artes).

Público-alvo: Artistas plásticos, artistas cênicos (bailarinos e atores), fotógrafos, videomakers e músicos, que tenham conhecimento prático e habilidade no campo de ação em que se apresentam (música por meios tradicionais ou eletroacústicos, vídeo, desenho, artes cênicas etc.).

Seleção:Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.

Vagas: 15

Período: 17 a 28 de julho

Horário:  9h às 12h e 14h às 17h

Material do aluno: material necessário para sua atuação no meio que utilize.

Preço: R$ 120,00


Artes Musicais

GÊNEROS MUSICAIS BRASILEIROS: ESTUDO DE CASOS

Introduzir o participante na chamada Música Popular e Folclórica Brasileira. Por meio de abordagem teórico-prática, apresentar ao aluno as características de alguns gêneros musicais representativos da música brasileira. Discussão de conceitos etnomusicológicos e antropológicos, aplicados ao estudo das culturas musicais.

Professor

Ângelo Nonato Natale Cardoso (UFMG) - Iniciou os estudos musicais aos oito anos de idade. Ingressou no curso de Música da Fundação Universitária Mineira de Arte (FUMA; atual UEMG), onde  concluiu o Bacharelado em Piano, em 1995. Mestre em Música Brasileira, sub-área  Etnomusicologia (UNIRIO, 2001). Doutor em  Etnomusicologia (UFBA, 2006), com a tese A linguagem dos tambores. Atualmente, é professor substituto na UFMG. Tem artigos publicados em anais e revistas especializadas em Música.

Público-alvo - Interessados em Música Popular e Folclórica Brasileira e Etnomusicologia, com conhecimento básico de Teoria da Música.

Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário

Vagas: 20

Período: 17 a 21 de julho

Horário: 14h às 18h    

Preço: R$80,00

MÚSICA POPULAR E EDUCAÇÃO MUSICAL: REFLEXÕES E VIVÊNCIAS SOBRE NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS 

Discutir questões ligadas à inclusão da Música Popular na Educação Musical com bases em temas da Sociologia da Música. Desenvolver e praticar estratégias pedagógicas baseadas em diferentes gêneros e estilos da Música Popular.

Professora

Heloisa Feichas (UFMG) -Doutora em Educação Musical (Institute of Education, University of London, 2006) com a tese Formal and Informal Music Learning in Brazilian Higher Education.Mestre em Educação Musical pela mesma instituição, 2000. Bacharel em Piano pela Escola de Música/UFMG, onde leciona. Tem apresentado trabalhos em congressos e oferecido workshops sobre Música Popular Brasileira em Brasil, Canadá, Alemanha, Chipre, Itália e Inglaterra. Trabalhou em cooperação com a Escola de Música de Pitea da Universidade de Lulea (Suécia, 2004/2005).

Público-alvo - Professores de música, professores de conservatório, alunos de cursos de licenciatura e músicos interessados em Educação Musical.

Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário

Vagas: 20

Período: 24 a 28 de julho

Horário: 14h às 18h    

Preço: R$80,00


Artes Transdisciplinares

DA ARTE CONCEITUAL AO NEOCONCEITUALISMO: PROPOSIÇÕES E PROGRAMAS NO SÉC. XXI 

Possibilitar uma abordagem panorâmica das vertentes conceituais da arte até a contemporaneidade, por uma trajetória das raízes no Maneirismo do séc. XVI, Duchamp, Manzoni e Klein. Abordar a Arte Conceitual e suas vertentes nas décadas de 60 e 70, focalizando o desenvolvimento, transformações e deslocamentos, até o Neoconceitualismo e as estratégias do conceito no séc. XXI.

Professor

Marco Pasqualini de Andrade (UFU) - Historiador e crítico de arte; Arquiteto e Mestre pela FAU USP; doutorando em Artes pela ECA USP; professor da Universidade Federal de Uberlândia desde 1994, onde exerceu a coordenação do Museu Universitário de Arte e do Curso de Artes Plásticas; como pesquisador, trabalhou para a Fundação Bienal e MAC USP; escreve resenhas críticas, apresentações de artistas e realiza curadorias de exposições; colabora nas publicações educativas da Editora Abril.

Público alvo – Jovens, estudantes, artistas e interessados em estabelecer um conhecimento diferenciado e aprofundado sobre as questões que envolvem o pensamento  e a criação artística

Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.

Vagas: 25

Período: 24 a 28 de julho

Horário: 9h às 12h

Material do aluno: material para anotação

Preço: R$80,00

38º Festival de Inverno da UFMG - 16 a 29 de julho de 2006 - Diamantina - MG
Homenagem ao Centenário do Presépio do Pipiripau - Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG