Oferecer aos participantes ferramentas teórico-práticas necessárias à implementação de uma metodologia relacional entre modelo físico material e modelo eletrônico, visando a desenvolver um processo de criação singular, indutor de um modo de perceber e sentir, que possibilite trabalhar com o espaço-tempo como totalidade multidimensional. Criar repertórios expressivos ressonantes, com os conhecimentos científicos e com o potencial interativo dos instrumentos computacionais contemporâneos.
Tânia Fraga (SP) -Artista, arquiteta pela Escola de Arquitetura/UFMG. Mestre em Planejamento Urbano pela UnB e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-São Paulo. Pós-doutoramento com bolsa da CAPES no CAiiA-STAR (Centro de Estudos Avançados em Artes Interativas e Centro de Pesquisa em Ciência Tecnologia e Arte da Universidade de Plymouth, Reino Unido). Coordenadora do Mestrado em Artes e Professora do Departamento de Artes Visuais da UnB, onde é Pesquisadora Associada, assim como no LSI, na Escola Politécnica/USP. Pesquisadora visitante no Departamento de Ciência da Computação (The George Washington University, Washington, DC, 1991/1992). Artista-Residente (The Bemis Foundation, USA, com bolsa da Comissão Fulbrigth, 1986). Membro do conselho consultor de pesquisa do Banff New Media Centre (Canadá, 2003). Foi indicada pelo Centro Internacional Biográfico de Cambridge, UK, como um dos "2000 Outstanding Intellectuals of the 21 First Century". Seu campo de pesquisa é o desenvolvimento de poéticas interativas utilizando modelagem 3D, técnicas de realidade virtual e animação computacional, para a criação de ambientes virtuais. Esse material pode ser acessado em http://www.lsi.usp.br/~tania, http://www.unb.br/vis/lvpa/ e http://paginas.terra.com.br/arte/lvpa2002/
Público-alvo: artistas audiovisuais, profissionais de mídia, arquitetos, designers, programadores, fotógrafos, criadores de vídeos e cineastas que tenham conhecimento básico de sistema operacional Windows, de programas de processamento de imagens ou de edição de vídeo (manipulação de imagens 2D) e, se possível, de programas tipo CAD (modelagem 3D).
Seleção:Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.
Vagas: 15
Período: 17 a 28 de julho
Horário:10h às 12h e 14h às 18h (1ª. semana) e 14h às 18h (2ª. semana)
Material do aluno: CD-ROMs (mídia), PenDrive, estilete, lapiseira, papel para desenho e papel manteiga.
Preço: R$120,00
Trabalhar a voz como corpo. Primeiro, haverá o desenvolvimento da estrutura física muscular da voz. Entende-se como estrutura corporal para a voz a ativação da musculatura, o controle dos impulsos oriundos do trabalho energético, a construção do corpo dilatado e sua presença cênica, e a distribuição da energia para o espaço. A partir dessa estrutura, encontra-se a musculatura necessária para se descobrir os ressonadores vocais, a vibração da voz e a dimensão física da voz dilatada de cada ator.
Carlos Roberto Simioni (SP) - Ator e pesquisador, é um dos fundadores do LUME (Núcleo de Pesquisas Teatrais/UNICAMP), que elabora, codifica e sistematiza técnicas corpóreas e vocais de representação para atores. Desde 1989, é ator do Grupo Internacional Ponte dos Ventos, dirigido por Iben Rasmussen (Odin Teatret, Dinamarca). Realizou demonstrações técnicas e ministrou cursos em todo o Brasil, nas Américas, na Europa e no Oriente Médio.
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Vagas: 25
Período: 24 a 28 de julho
Horário: 9h às 13h
Preço: R$80,00
Pesquisar, a partir do acervo de mapas e levantamentos geológicos do Centro de Geologia Eschwege (CGE), em Diamantina, e de trabalhos de campo, as relações entre desenho topográfico, cartográfico e desenho artístico e as configurações imaginárias ou ficcionais de territórios. A produção plástica visará à construção de um Atlas, cuja conceituação será elaborada pelo grupo.
Maria Angélica Melendi (UFMG) - Artista visual, professora e pesquisadora. Nasceu em Buenos Aires, Argentina, vive e trabalha no Brasil desde 1975. É doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais, professora titular do Departamento de Artes Plásticas da EBA/UFMG e pesquisadora do CNPq. Estuda as manifestações da arte visual, em sua relação com o cenário político da América Latina, com ênfase nas estratégias de memória e identidade, assunto sobre o qual publicou livros e artigos em revistas acadêmicas. Coordena o Grupo de Pesquisa Estratégias da arte numa era de catástrofes (www.eba.ufmg.br/grupo).
Público-alvo: estudantes de arte, artistas e cartógrafos, com experiência em desenho.
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Vagas: 15
Período: 17 a 21 de julho
Horário: 10h às 12h e 14h às 18h
Material do aluno: lápis, lápis de cor, aquarela, nanquim, papel de desenho, papel vegetal ou similar, papel carbono.
Preço: R$ 80,00
“Nosso ancestral foi um animal que respirava água, tinha uma vesícula e grande cauda natatória, um crânio imperfeito e era sem dúvida hermafrodita. Eis aí uma agradável genealogia para a humanidade” (Charles Darwin, carta a Thomas Huxley). A (história da) trajetória evolutiva de um mamífero que se aventurou pelos mares, após a extinção dos dinossauros e dos grandes répteis marinhos: sua adaptação e sua transformação, ao longo de milhões de anos, na baleia moderna. Esse é o tema proposto, como analogia, para a criação de um álbum de desenhos de animais fabulosos.
Humberto Guimarães (Sabará) - Artista plástico formado na Escola Guignard e Mestre em Poéticas Visuais pela Escola de Belas-Artes/UFMG. Professor de desenho, ilustrador de literatura infantil e autor de diversos livros de imagem. Participou de diversas exposições no Brasil e de mostras de ilustração em França, Itália e Venezuela. Premiado em vários salões de arte com destaque para a Bolsa Pollock Krasner, USA, NY.
Público-alvo: ilustradores, artistas plásticos e desenhistas em geral.
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Vagas: 15
Período: 24 a 28 de julho
Horário: 10h às 12h e 14h às 18h
Material do aluno: lápis grafite, lápis de cor, aquarela, guache, nanquim, pincéis variados, papéis diversos, tesoura, fita crepe, cola branca, estilete, régua, cadernos sem pauta, imagens variadas com referências de Zoologia, Botânica etc. e materiais diversos de interesse do aluno.
Preço: R$ 80,00
Examinar, a partir do olhar semiótico, o trânsito entre as artes verbais e as performáticas/temporais, pela análise de produtos literários e audiovisuais. Pensar semioticamente a literatura com interferência da imagem.
Julio Pinto (BH) - Ph.D. University of North Carolina at Chapel Hill. Pós-doutor (Semiótica da Imagem) pela Universidade Católica Portuguesa, Lisboa. Professor aposentado do Curso de Comunicação Social/UFMG. Atualmente é professor de Semiótica do Curso de Comunicação Social da PUC-Minas. Autor de The reading of time (Berlin, New York: Mouton de Gruyter, 1989/1990), 1, 2, 3 da Semiótica (Belo Horizonte: UFMG, 1995), O ruído e outras inutilidades (Belo Horizonte: Autêntica, 2002), cerca de 50 artigos publicados no Brasil e no exterior, 9 capítulos de livros. Orientou 13 dissertações de Mestrado e 3 teses de doutorado. Orienta atualmente dois pesquisadores em nível de pós-doutorado (da Univ. de Siegen, Alemanha, e da PUC-São Paulo). Participou de mais de 60 bancas de mestrado e doutorado. Projeto de pesquisa registrado no CNPq: Poéticas Audiovisuais.
Público-alvo: estudantes e graduados em Letras, Artes, Comunicação e outros interessados.
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Vagas: 25
Período: 24 a 28 de julho
Horário: 8h às 12h e 14h às 18h
Preço: R$ 80,00
Discutir os mecanismos neuro-psico-fisiológicos da percepção humana e suas implicações na sensibilidade estética, na vida cotidiana e na saúde em geral. Discutir a importância da arte na vida.
João Gabriel Marques Fonseca (UFMG) - Professor Adjunto dos Departamentos de Clínica Médica (Faculdade de Medicina) e do Departamento de Teoria Geral da Música (Escola de Música) da UFMG. Doutorando em Medicina. Diretor Geral do SOMMOS (Centro de Promoção da Saúde), em Belo Horizonte.
Público-alvo – Profissionais e estudantes de Arte em geral; interessados em Arte.
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Vagas: 25
Período: 17 a 21 de julho
Horário: 8h30 às 12h30
Material do aluno: material para anotação
Preço: R$80,00
Desenvolver a composição e a harmonização nos modos naturais, sintéticos e folclóricos, incluindo a fusão modal/tonal, a rearmonização modal, ostinato e contracanto. Cada participante comporá de oito a dez fragmentos melódicos e um projeto final para apresentação pública.
Ian Guest (Hungria/Mariana-MG) - Natural da Hungria, vive
no Brasil desde 1957 (Mariana, MG). Artista visitante e professor
de extensão na Escola de Música/UFMG e na UFOP.Bacharel em Composição
pela UFRJ e pelo Berklee College of Music (Boston, USA).Publicou,
em livro e CD: Arranjo – método prático em 3 volumes
(Lumiar, 1996),
16 estudos, escritos e gravados, para piano (Lumiar, 2000),
Harmonia - método prático (Lumiar, 2006). Fundador do Centro
Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical (CIGAM) funcionando no Rio desde
1987 e em Mariana desde 2004. Fundador da Sala Corpo e Som do Museu
de Arte Moderna.
Público-alvo -músicos e/ou educadores experientes, com habilidades de harmonizar ao violão ou ao piano, além de ler e escrever música e cifra de acordes.
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Vagas: 20
Período: 24 a 28 de julho
Horário: 14h às 18h
Material do aluno:instrumento pessoal, papel pautado, lápis e borracha.
Preço: R$80,00
Atualização sobre ambigramas — interseção entre poesia visual, artes gráficas, artes plásticas e computação gráfica. Os participantes receberão informações teóricas e um roteiro prático para desenvolver seus próprios projetos de poesia visual com base nos ambigramas (www.eba.ufmg.br/ambigramas).
Lindsley Daibert (UFMG) - Artista plástico com participação em dezenas de exposições e vários prêmios na área. Mestre em Ciência da Computação. Doutor em Literatura Comparada. Professor de Escultura na Escola de Belas-Artes da UFMG, desde 1989.
Seleção: Preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário.
Vagas: 15
Período: 24 a 28 de julho
Horário: 8h às 12h e 13h30 às 17h30
Material do aluno: apresentação de trabalhos já realizados pelo aluno (poesia visual, logomarcas, trabalhos artísticos etc.). Material gráfico e visual que o aluno queira utilizar no desenvolvimento de seus projetos.
Preço: R$80,00