Conheça os serviços disponíveis para a comunidade criados no contexto da pandemia.

 

– Avaliação virtual e gratuita para casos suspeitos de Covid-19

O Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh lançou a Telecovid-19, plataforma digital de atendimento automático, programada para oferecer um primeiro nível de triagem do paciente, classificando-o por prioridade: emergência, urgência, caso moderado ou leve. Quem estiver com sintomas ou dúvidas relacionadas à covid-19 pode interagir gratuitamente com a chatbot Ana – assistente virtual.  Ao ser acionada, ela faz perguntas básicas como nome, idade e sexo. Em seguida, o internauta pode escolher esclarecer dúvidas sobre sintomas ou obter informações atualizadas sobre a doença. A iniciativa foi criada para desafogar os serviços de urgência e, ajudar a proteger as pessoas, evitando deslocamentos, filas e aglomerações desnecessárias nas unidades de saúde.

A robô Ana fica no canto inferior direito da tela.

 

 

– Projeto Campus Saúde enfrentando o coronavírus

A Faculdade de Medicina lançou um tira-dúvidas em linha direta com a população. Alunos dos cursos de graduação da área da saúde, supervisionados pelos docentes, estão disponíveis para esclarecer as dúvidas. Para participar, preencha o formulário.

 

– Rede de Teleassistência de Minas Gerais

Com o objetivo de fornecer informações confiáveis e atualizadas sobre a covid-19, o Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas criou um site para a população em geral e para os profissionais de saúde. Nele é possível acessar as informações oficiais sobre a pandemia, boletins epidemiológicos, videoaulas, infográficos, artigos e aplicativos.

 

– Monitoramento dos esgotos para a tomada de decisões

Pesquisadores do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Escola de Engenharia da UFMG monitoram o esgoto em Belo Horizonte e Contagem (MG) para mapear a ocorrência do novo coronavírus, por meio de coleta de dados que podem orientar os gestores públicos na tomada de decisão. O objetivo é descobrir, com base nesses dados, informações sobre a disseminação da covid-19 em comunidades específicas, ao longo do tempo. Com base nas amostras coletadas, já foi possível identificar a presença do vírus nos esgotos da região e na bacia do rio Arrudas. Conheça os boletins de acompanhamento e saiba mais no site do projeto.

 

– Observatório Social da covid-19

A relação entre os contextos brasileiros de demografia, o mercado de trabalho e a conectividade da população e suas implicações frente à crise provocada pela pandemia do coronavírus integram as discussões iniciais do Observatório Social da covid-19, projeto do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich). O núcleo produz e divulga informações sobre a situação social e econômica do país, a fim de fundamentar decisões sobre implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas, bem como informar a ausência de decisões. Para obter mais informações sobre a atuação do Observatório, envie e-mail para mardencampos@ufmg.br.

 

– Assistência jurídica gratuita

A Divisão de Assistência Judiciária (DAJ), da Faculdade de Direito, presta assistência jurídica e judiciária gratuita à população carente de Belo Horizonte. Nesse período de isolamento social, a DAJ está realizando virtualmente o seu plantão de atendimento e orientação jurídica. Para requerer uma orientação, envie um e-mail para dajufmg.atendimentoremoto@gmail.com. No Instagram, a DAJ também esclarece dúvidas jurídicas relacionadas ao momento que estamos vivendo.

View this post on Instagram

#PraCegoVer: Há duas imagens com fundos iguais, em que há um homem de óculos, tomando algo em uma xícara e sentado em frente a uma mesa. Na mesa há um computador e um copo com lápis. Na parede há um relógio e janelas. No chão, há uma planta. Créditos: Hostinger Tutoriais O conteúdo da primeira imagem: Como ficam as férias durante a pandemia? O conteúdo da segunda imagem: Nesse período, a empresa pode antecipar as férias do empregado, desde que avise com 48 horas de antecedência. O seu pagamento poderá ser feito até o quinto dia útil do mês seguinte ao início do gozo das férias. Mas atenção, o 1/3 (um terço) de férias poderá ser pago até 20 de dezembro. Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a DAJ pelo dajufmg.atendimentoremoto@gmail.com ou pelo @dajufmg #PílulasJurídicas #UFMG #DAJ #DAJUFMG #DireitoUFMG #DivulgaUFMG #extensãoremotaUFMG

A post shared by DAJ UFMG (@dajufmg) on

 

– Catálogo de pequenos produtores da Grande BH

O catálogo virtual, produzido pelo Programa Colmeia Solidária, reúne mais de 60 grupos de Economia Solidária e Agroecologia de BH e região metropolitana. Além de fornecer os produtos, os grupos providenciam a entrega domiciliar. O Programa Colmeia Solidária, responsável pela organização da feira de economia solidária da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), também divulga pesquisas sobre a covid-19 para a classe popular. Mais informações estão disponíveis no site e nos perfis do Facebook e Instagram.

 

– Alimentos saudáveis entregues em casa

Quem procura por alimentos saudáveis e frescos durante a quarentena pode contar com a ajuda do projeto Auê! – Estudos em Agricultura Urbana, vinculado ao Instituto de Geociências (IGC). Eles criaram uma lista com diversas iniciativas que comercializam alimentos agroecológicos, isentos de agrotóxicos e com entrega em domicílio.

 

– Museu da Matemática cria manual para professores da educação básica

O Museu da Matemática, do Instituto de Ciências Exatas (Icex), está produzindo conteúdos e divulgando materiais educativos destinados à Educação Básica e a seus profissionais, como o novo Manual de atividades: uma proposta para a sala de aula. O objetivo do museu é contribuir para a popularização do conhecimento matemático e para a melhoria do ensino e aprendizagem da Matemática.

 

– Rádio Janela circula na Grande BH levando música e informação

Com as visitas e atividades presenciais suspensas, o Carro-Biblioteca, projeto da Escola de Ciência da Informação da UFMG, precisou se adaptar para cumprir sua missão de democratizar a informação e a leitura nas comunidades carentes da Grande BH. Com a mudança, surge a Rádio Janela, programa transmitido em um carro de som que circula em comunidades como Nossa Senhora de Fátima, em Sabará, Jardim Encantado, em São José da Lapa, e Confisco, em Contagem, levando cultura, música, contação de histórias para as crianças e informação sobre medidas de prevenção ao coronavírus. No Instagram do projeto, é possível ouvir as edições e ter acesso a recomendações de livros e filmes para essa quarentena.

 

– Impactos da pandemia na saúde física e mental

O Projeto Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto (Elsa Brasil) iniciou pesquisa inédita para identificar impactos da pandemia na ocorrência e no controle de doenças crônicas, assim como na saúde mental. O estudo ocorrerá em três etapas, com a participação de aproximadamente 14 mil voluntários, que terão seus dados, coletados em anos anteriores, comparados aos obtidos durante e após a pandemia. A Faculdade de Medicina é um dos centros que participam desse projeto.

 

– Produção de álcool no combate à Covid-19 

A utilização de álcool como medida sanitária para evitar a contaminação pelo novo coronavírus tornou medida obrigatória. Por isso, a Faculdade de Farmácia (Fafar) tem trabalhado na produção de álcoois, como o 70% e o glicerinado. Essa iniciativa conta com a participação dos professores e discentes dos Departamentos de Produtos Farmacêuticos (PFA) e Análises Clínicas e Toxicológicas (ACT). Os álcoois produzidos são para uso nos Hospitais Universitários e nos setores de limpeza das moradias universitárias e unidades acadêmicas. Saiba mais no vídeo abaixo.