Conheça as iniciativas de solidariedade desenvolvidas pela UFMG e, se puder, contribua!

 

– Campanha Colabore Hospitais UFMG

A iniciativa busca arrecadar recursos para aquisição de medicamentos, insumos, equipamentos e contratação de serviços em benefício ao Hospital das Clínicas da UFMG, ao Risoleta Neves e à UPA Centro-Sul, os dois últimos gerenciados pela Universidade e pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa da UFMG (Fundep). Interessados em contribuir podem transferir qualquer valor para a conta bancária da campanha ou doar bens e equipamentos. Acesse o site e participe.

 

– Campanha de doação para a Bolsa Apadrinhamento Inclusão Digital

Campanha da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) e Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da UFMG (PRAE) para estimular a doação de notebooks e computadores que serão destinados a alunos de baixa condição socioeconômica da Universidade que estão com dificuldades para arcar com o alto custo dos equipamentos. O objetivo é facilitar a inclusão digital e a realização das atividades acadêmicas necessárias à sua formação. O auxílio será destinado aos alunos de primeira graduação da UFMG classificados socioeconomicamente pela Fump nos níveis I, II e III, em Belo Horizonte e Montes Claros, para a compra de equipamentos. É possível também fazer doações em depósito em conta corrente da Fump nos bancos do Brasil e Santander. Saiba como ajudar neste link.

 

– Produção de protetores para profissionais de saúde

Pesquisadores da UFMG se unem a outras instituições para produzir protetores faciais de baixo custo para profissionais da saúde que trabalham diretamente com a covid-19. Para garantir a segurança de quem está na linha de frente, os voluntários estão recorrendo a impressoras 3D com capacidade de produção de 300 a 400 equipamentos por dia. A solicitação de produtos e parcerias pode ser feita pelo site do projeto.

 

– Covid-19 em favelas, ocupações urbanas e periferias

O grupo de pesquisa Praxis – Práticas Sociais no Espaço Urbano, da Escola de Arquitetura da UFMG, mapeia as iniciativas de apoio a grupos vulneráveis de Belo Horizonte e Região Metropolitana no enfrentamento à covid-19. O mapa conecta quem precisa de suporte àqueles que podem ajudar. Acompanhe o projeto no perfil no Facebook.

 

– Rede Periferia Viva contra a covid-19

Criada durante a quarentena, a rede Periferia Viva – força-tarefa Covid-19 atua prioritariamente na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Nasceu de uma parceria entre o grupo de pesquisa Mobiliza, da Fafich, a Associação Imagem Comunitária (AIC), o Fórum das Juventudes da Grande BH e a Laço Associação de Apoio Social. O objetivo do projeto é conectar iniciativas, campanhas e demandas da sociedade civil relacionadas a segurança alimentar, saúde mental e geração de renda, visando à assistência a populações em situação de vulnerabilidade. Semanalmente, a equipe faz contato com os grupos e entidades que atuam nas vilas e favelas para coletar demandas, necessidades e boas práticas. A rede Periferia Viva também conta com plataforma on-line de suporte para essas ações, com espaço para doações, campanhas solidárias, voluntariado e mapa com as iniciativas nas periferias, vilas, aglomerados e favelas. Saiba mais no perfil da rede no Instagram.

 

– Doe um tablet para pacientes com covid-19

Os momentos difíceis são os que mais requerem apoio daqueles a quem amamos. Por isso, a campanha Conectando Vidas arrecada tablets para que pacientes internados com covid-19 em UTIs de hospitais públicos possam receber visitas virtuais de seus entes queridos. A ação pretende contribuir para a assistência humanizada e o suporte emocional para quem se encontra em estado de saúde grave.

 

– Projeto da Engenharia auxilia catadores

Os catadores de materiais recicláveis são duplamente afetados pela crise da covid-19. De um lado, eles estão expostos ao próprio risco de contaminação, uma vez que os materiais coletados podem ter tido contato com pessoas infectadas. De outro, esses trabalhadores experimentam uma redução drástica em suas rendas, já que o preço do material está muito baixo, e muitos depósitos fecharam as portas durante a pandemia. O Núcleo Alter-Nativas de Produção da Escola de Engenharia da UFMG tem prestado assistência aos catadores de materiais recicláveis nessas duas frentes. Pesquisadores do grupo ajudam esses profissionais a buscar fontes alternativas de remuneração e a negociar com os órgãos públicos medidas que minimizem os impactos da pandemia.

 

– Dedique uma canção aos profissionais de saúde

Música para Quem Cuida é uma campanha do projeto Musicoterapia Hospitalar: Olhares Empáticos, do curso de Musicoterapia. A equipe grava um vídeo dedicando aos profissionais de saúde a música escolhida pelo remetente. Qualquer pessoa pode dedicar uma canção às equipes que atuam na linha de frente do combate à covid-19. Para fazer a homenagem, entre em contato pelo e-mail musicoterapia.hospitalar.ufmg@gmail.com ou pelo Instagram. Informe a música escolhida, o nome e a profissão do homenageado, assim como o hospital onde trabalha.

View this post on Instagram

MÚSICA PARA QUEM CUIDA O Música Para Quem Cuida abre a semana com uma dedicatória para o Hospital Santa Casa em Belo Horizonte/MG. Alexandre Alves trabalha no planejamento estratégico da Santa Casa e escolheu a música O Portão (Roberto Carlos) para homenagear todos do setor onde trabalha. A canção foi interpretada por Jacque Menezes e Ed Silva, graduandos em Musicoterapia da UFMG e extensionistas do Projeto Musicoterapia Hospitalar Olhares Empáticos. Música Para Quem Cuida é uma ação do Projeto Musicoterapia Hospitalar Olhares Empáticos (UFMG) em apoio aos profissionais da saúde que estão enfrentando o novo coronavírus. Se você é um desses profissionais, envie sua dedicatória musical para nosso direct no Instagram @musicoterapiaufmg ou email musicoterapia.hospitalar.ufmg@gmail.com #musicaparaquemcuida #musicoterapiaufmg #reverberamusicoterapia #fiqueemcasa #ficaemcasa #extensaoremotaufmg #extensaoufmg #musicaufmg #ufmg @jacquelineg.m.menezes @edsilva.96 @robertocarlosoficial @santacasabh @ufmg @extensaoufmg @musicaufmg @musica.ufmg @susquedacerto @enf_ale_moreira

A post shared by Musicoterapia UFMG (@musicoterapiaufmg) on

 

– Adote sua vizinhança

Com o distanciamento social, muitos alunos dos cursos de enfermagem e de medicina da UFMG retornaram para suas cidades de origem. Buscando contribuir com o enfrentamento à pandemia, iniciaram um projeto para promover boas práticas em saúde nos seus municípios. O Adote sua vizinhança em tempos de coronavírus capacita esses estudantes para fazer contato com gestores municipais e, sob coordenação de professores, buscar soluções específicas para as realidades enfrentadas. Os alunos participantes fazem parcerias com associações comunitárias, prefeituras e secretarias de saúde. Os que moram nos grandes centros urbanos ajudam as comunidades vulneráveis. Estão disponíveis serviços como tira-dúvidas, produção e compartilhamento de material educativo, podcast, capacitações, entre outros. Com o sucesso do projeto, a equipe, em parceria com discentes da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), criaram um perfil no Instagram para facilitar o compartilhamento de suas ações.

 

– Mensagens de carinho para profissionais de saúde

O projeto de extensão Cuidar de quem Cuida, da Escola de Enfermagem, estimula o envio de mensagens de carinho aos profissionais da saúde. As mensagens podem ser enviadas por pessoas do convívio afetivo desses trabalhadores ou por aqueles que desejam prestar uma homenagem aos profissionais que estão na linha de frente do combate à covid-19. Quem quiser participar deve entrar em contato com a equipe do projeto pelo e-mail cuidardequemcuidaufmg@gmail.com ou telefone (31) 99579-0660. Além de explicar como as mensagens devem ser produzidas, a equipe as enviará aos homenageados.