Para muitas pessoas, trabalhar ou estudar em casa é novidade. Conheça ferramentas e processos que podem favorecer sua nova rotina.

 

– Sistema de Bibliotecas da UFMG

Para quem aprecia uma boa leitura ou quer estudar durante a quarentena, o Sistema de Bibliotecas da UFMG dá dicas de leituras e de como acessar e-books gratuitos. O Sistema promove “doses” de literatura, informa a respeito de seus serviços on-line disponíveis e apresenta as plataformas nas quais o pesquisador pode acessar conteúdos científicos on-line, como o Repositório Institucional e a Biblioteca Digital Mundial. Também estão sendo divulgados diretórios de fontes confiáveis sobre a covid-19. Acesse: Facebook, Twitter e Instagram.

 

– Plataformas para videoconferência no meio acadêmico

Desde o início do isolamento social, foi necessário buscar alternativas para substituir encontros presenciais, inclusive no âmbito acadêmico. Para auxiliar a comunidade UFMG na escolha da melhor estrutura para a videoconferência, o Centro de Computação (Cecom) selecionou quatro plataformas como alternativas para a comunidade acadêmica: conferência Web na RNP, Teams da Microsoft, Google Meet e Zoom.

 

– Parceria UFMG e Microsoft para uso gratuito dos serviços Office 365 e Teams

A UFMG aderiu ao serviço gratuito disponibilizado pela Microsoft para a utilização dos softwares Office 365 (Word, Excel, PowerPoint e OneNote). Além deles, para atividades acadêmicas não presenciais, está disponível o Microsoft Teams, que pode ser utilizado para reuniões, aulas ou conferências.

 

– Recursos pedagógicos para a educação a distância em contexto de pandemia

O programa Integração Docente: Ações Formativas para as Práticas Pedagógicas foi concebido para discutir o planejamento do retorno às atividades letivas em tempos de pandemia, oferecendo aos professores da Universidade informações e capacitações sobre o uso de fóruns, oficinas, cursos, webinars e outras ações virtuais de apoio para uso de tecnologias digitais no ensino.

 

– Dicas para educadores dos ensinos Fundamental e Médio

O Projeto Redigir UFMG, da Faculdade de Letras, desenvolve e disponibiliza gratuitamente atividades para serem usadas pelos professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Em tempos de isolamento social, vários educadores precisam se adaptar às novas configurações de aulas, recorrendo às plataformas digitais de comunicação, produzindo conteúdos e criando formas de interação e avaliação online. O Redigir UFMG publica dicas de ferramentas e aplicativos para quem precisa dar aulas remotamente ou vai trabalhar com ensino a distância. Acompanhe pelo Instagram e Youtube.

 

Apoio aos docentes para a educação a distância 

O Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) disponibiliza conteúdos sobre recursos tecnológicos digitais no ensino para os docentes. No espaço Disciplinas EaD no Ensino Presencial há informações sobre como planejar um curso a distância, além de conteúdos sobre a plataforma Moodle e sugestões de uso de recursos tecnológicos disponíveis, como podcasts, vídeos e animações. A equipe também oferece cursos e webinar.