Manter as crianças entretidas em casa tem sido desafiador para muitos pais e mães que costumavam contar com as atividades escolares e uma rotina regrada. Veja como você pode proporcionar a elas um tempo de diversão e aprendizado.

 

– Universidade para as crianças curiosas

Inspirado nas perguntas que as crianças fazem sobre tudo que desperta sua curiosidade, o projeto Universidade das Crianças produz curtas de animação, textos ilustrados, áudios e livros com respostas e explicações científicas sobre os mais diversos assuntos como corpo humano, animais, plantas, astronomia e demais assuntos que intrigam nossos pequenos. É uma ótima dica para quem busca algo interessante para mostrar às crianças nesta quarentena. Acesse os materiais no Instagram, Facebook, YouTube e site do projeto.

 

– Música em casa

Existe alguma criança que não gosta de música? O Centro de Musicalização Integrado (CMI), da Escola de Música, criou o projeto Música em Casa para compartilhar, neste período de afastamento social, ideias e propostas musicais para divulgar a arte da música para crianças e adolescentes de forma lúdica e prazerosa. Há vídeos da equipe mostrando como funciona alguns instrumentos musicais e como, tocá-los. São desafios para quem gosta de testar suas habilidades e muito mais. Acompanhe os vídeos no Instagram e compartilhem com os amigos!

View this post on Instagram

Olá pessoal, Que tal mais um desafio de percussão corporal? Neste vídeo, Vinícius Carlos, aluno do curso de Licenciatura em Música, propõe um jogo de percussão corporal com a música de domínio público Toque Patoque. E então? Quem aceita o desafio? Queremos ver vocês fazendo também! 👏🙌👏🙌👏🙌 A série "Música em Casa" surgiu para que possamos compartilhar algumas ideias e propostas musicais para os nossos alunos que estão em casa durante este período de suspensão de aulas presenciais. Todos os vídeos são produzidos pelos professores do CMI, que são também alunos da Escola de Música da UFMG, com supervisão da Profa. Angelita Broock. Esperamos que vocês gostem e compartilhem com os amigos! 😊 Qualquer dúvida ou sugestão, pode enviar pelos comentários ou pelo direct. Observação: entendemos que as crianças não devem ser expostas às telas de forma excessiva, portanto, sugerimos que os pais/mães/responsáveis acompanhem as crianças e possam utilizar as ideias para brincarem juntos. Também gostaríamos de frisar que nenhum vídeo substitui aulas presenciais que acontecem no CMI. Esperamos poder estarmos juntos em breve! Siga também o Grupo @bambulha, que se dedica à infância e é formado por professores do CMI. @ufmg @extensaoufmg @musica.ufmg @culturaufmg #cmi #cmimusica #cmimusicaufmg #cmiufmg #musicalizacaoinfantil #musicalizacaoufmg #centrodemusicalizacao #centrodemusicalizacaoufmg #centrodemusicalizacaointegrado #centrodemusicalizacaointegradoufmg #musica #musicalizacao #musicoterapia #musicoterapiaufmg #extensaoremotaufmg #ufmg #escolademusica #escolademusicaufmg #extensaoufmg #musicaparatodos #extensao #proex #proexufmg #musicaemcasa #professorescmi #musicaemcasacmi

A post shared by Centro de Musicalização UFMG (@musicalizacaoufmg) on

 

– Movimentando o corpo e a voz

Se depender da equipe do Projeto Serelepe, da Escola de Belas Artes (EBA), não vão faltar ideias para entreter as crianças. Nesta série de vídeos, o grupo ensina brincadeiras diversas que incluem canto e movimentos corporais. Os vídeos retomam o espetáculo Brinquedorias, composto de jogos tradicionais para todas as idades.