Os palcos da UFMG se abrem durante o distanciamento social. Programe-se para a diversão!

 

– Circuito Cultural em casa

Nesta quarentena, o Circuito Cultural UFMG, da Diretoria de Ação Cultural (DAC), pode ser visto em nossas casas via canal do YouTube. O projeto adaptou seu formato para não abandonar o público neste momento em que a cultura desempenha papel importante na nossa nova rotina. Conheça a programação completa no Instagram ou no Facebook. E se você perdeu algum show, não se preocupe. As apresentações ficam salvas no canal. Sérgio Pererê, Bárbara Barcellos, Tavinho Leoni e Nath Rodrigues são alguns dos artistas que já passaram nesse palco.

 

– Coral Ars Nova, juntos mesmo distantes

Referência no canto coral, com mais de 60 anos, o Ars Nova – Coral da UFMG está em trabalho remoto desde março. Neste contexto inesperado, as apresentações continuam, só que nas plataformas virtuais. Os componentes cantam em suas próprias casas. Os vídeos de cada integrante são sincronizados e publicados nas redes sociais do Ars Nova. Acompanhe todas as apresentações no YouTube, Facebook ou Instagram.

 

– Performances em 40 segundos

O projeto Quarentena Bis postava diariamente vídeos artísticos de 40 segundos produzidos pela comunidade da UFMG com o intuito de aproximar as pessoas por meio da arte na tela de um celular. Os participantes liam textos, dançavam, cantavam, encenavam ou escolhiam alguma outra forma de expressão artística. Trata-se de um projeto desenvolvido pela Cia Ananda, grupo de extensão de dança contemporânea da Escola de Belas Artes, em parceria com a Apubh. A ação foi um desdobramento de outra, o Quarentena, projeto em que membros e convidados da Cia Ananda produziram vídeos semelhantes. Todo o material publicado está reunido nos perfis @quarentenabis e @quarentenaciaananda. Vale a pena ver o que essa turma aprontou!

View this post on Instagram

Interprete-criadora: @pas_sarinha Coordenação geral do projeto: Anamaria Fernandes Produção: @odraude_henrique @samueldemersoncarvalho Edição e logo: @vitordrum Idealização: @ciaananda Apoio: @apubhufmgsindicato #quarentena #ciaananda #videodança #quarentenabis #belohorizonte #belohorizontemg #minasgerais #covid19 #corona #virus #coronavirus #fiqueemcasa #pracegover: Uma tela laranja escrito Sara Brito abaixo Dança, sobrepõe o vídeo onde aparece uma mão suja de farinha de trigo, sobre a farinha de trigo. A mão faz movimentos como se estivesse cavando a farinha, a intérprete vira a palma da mão para cima, sendo possível ver que o vídeo está sendo rebobinado, ela começa a virar a palma da mão novamente para baixo, onde a farinha de trigo começa a subir no dorso de sua mão, ela apoia a mão na farinha fazendo movimentos com os dedos e a farinha vai cobrindo sua mão até tampala totalmente. Uma imagem aparece no final do vídeo (logo) contendo quadrados amarelos e laranjas empilhados, como se fosse janelas de um prédio. As janelas piscam dando a ideia de curto-circuito e abaixo temos o dizer Quarentena Bis. Depois projeto Cia Ananda e apoio APUBHUFMG.

A post shared by Quarentena bis UFMG (@quarentenabis) on

 

Ópera Tiradentes

A Ópera Tiradentes, criada no século XIX, é a inspiração por trás das 14 telas que decoram a Sala de Recitais do Conservatório UFMG. Na quarentena, você pode explorar os murais que ilustram as cenas da Inconfidência Mineira, na exposição virtual criada pela Diretoria de Ação Cultural (DAC). Acesse o vídeo disponível no canal Cultura UFMG e passeie pela trama da ópera, em quatro atos: A aspiração, A conspiração, A traição e Julgamento e patíbulo.

 

– Notas de memória

O Conservatório UFMG desenvolve, nesta quarentena, o projeto Notas de Memória, que disponibiliza no YouTube trechos de apresentações musicais que fazem parte do acervo do Centro de Memória do espaço.

 

– Equipe da Orquestra Sinfônica da UFMG não para

A Orquestra Sinfônica da UFMG aproveita a quarentena para divulgar seu trabalho e mostrar a dedicação dos seus alunos. Com a ação A Orquestra UFMG estuda em casa, a equipe posta no Instagram vídeos de seus integrantes tocando obras ou trechos estudados, ou mesmo em processo de estudo.

 

– Revisitando produções artísticas e culturais

Por causa da interrupção das atividades culturais presenciais em seus espaços físicos, o Centro Cultural UFMG lançou o projeto on-line Arte Revista. A ideia é que as produções artísticas e culturais realizadas no Centro nos anos de 2018 e 2019 sejam revisitadas em vídeos de um minuto. A cada semana, quatro novos conteúdos são postados no FacebookInstagramYouTubesite, como o vídeo abaixo que relembra a exposição “Festival de Inverno da UFMG: 50 anos de arte, cultura e conhecimento”.