A divulgação científica é uma ferramenta de promoção da saúde e da cidadania. Neste contexto de pandemia, a UFMG tem intensificado a veiculação de informações seguras, baseadas em apuração responsável de fatos e dados científicos. Ajude a combater as fake news e compartilhe os conteúdos!

 

– #PerguntepraUFMG

Animais de estimação são susceptíveis ao coronavírus? Quais são os benefícios e os riscos da cloroquina e da hidroxicloroquina? Há chance de o coronavírus sofrer uma mutação e se tornar mais letal? Quando poderemos voltar ao trabalho normalmente? Professores e pesquisadores da UFMG respondem as dúvidas dos seguidores das redes sociais relacionadas ao novo coronavírus e à pandemia de Covid-19.

 

– Comunicação Pública da Ciência: força-tarefa Amerek

Com o intuito de fornecer informações confiáveis e, sobretudo, compreensíveis para o público sobre a pandemia, pesquisadores da UFMG criaram a Amerek, força-tarefa de combate ao coronavírus. Trata-se de iniciativa de divulgação científica que já conta com a colaboração de 40 pesquisadores, jornalistas e comunicólogos de várias instituições do Brasil e de outros países. Na língua do povo Krenak, amerek significa contato, abraço. Acesse no Instagram, Facebook e Twitter.

View this post on Instagram

O estresse acompanha a rotina da quarentena, e muitas vezes são as mulheres que acabam sobrecarregadas com os afazeres e cuidados domésticos. Para refletir sobre as perdas e esperanças nesses tempos de pandemia, a Força Tarefa Amerek-UFMG produziu, em parceria com a psicóloga Glaucia Tavares, professora da FUMEC e da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e cofundadora da Rede de Apoio a Perdas Irreparáveis (API), esta série de pílulas sonoras. Neste episódio, tire um minuto para descobrir como não se afundar no acúmulo de tantas funções. Produção: @juliao_luciana Entrevistada: @glauciatavares.psico Vídeo e arte: @jquintaneiro e Johelma Pires Revisão: Yurij Castelfranchi ________________________________ A Força Tarefa Amerek-UFMG é um grupo de cientistas, jornalistas e divulgadores 🔬 👩🏽‍🎓📚🎙 unidos para você ter informações garantidas e dicas práticas sobre o novo coronavírus. Entre para nossos grupos de whatsapp e telegram para receber mais conteúdo verificado (link na bio) #Amerek #forçatarefaamerek #ficaemcasa @ieatufmg @fapemig

A post shared by Comunicação Pública da Ciência (@amerek_ufmg) on

 

– Informações em Libras sobre a pandemia

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) criou uma página no Instagram para postar vídeos com informações sobre a pandemia do novo coronavírus acessíveis em Libras para a comunidade surda. O material também está disponibilizado no canal Libras UFMG na pandemia. São tira-dúvidas, respondendo às questões sobre a covid-19, e informações sobre saúde.

 

 

– Tira-dúvidas e informações científicas do Departamento de Microbiologia

O Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) é responsável por pesquisas com bactérias, fungos e vírus. Suas ações trazem contribuições ao campo da vacinologia, de fármacos, diagnóstico e relação micro-organismo/hospedeiro. Os pesquisadores do Laboratório de Vírus, do Departamento de Microbiologia, estão produzindo uma série de vídeos informativos curtos. O conteúdo, de linguagem simples, torna acessível à população informações importantes sobre a doença, como os tipos de vírus existentes, desafios da produção de vacinas funcionamento dos testes de detecção da covid-19. Acesse o perfil no Instagram.

 

– Boletim diário sobre a pandemia

Uma síntese diária de informações sobre a covid-19, como o número de casos confirmados, notícias publicadas na mídia e novidades científicas sobre o tema, é feita pelo Boletim Matinal, publicação on-line produzida por estudantes de medicina da UFMG. O Boletim Matinal pode ser consultado na página de enfrentamento à covid-19, desenvolvida pelo Centro de Tecnologia em Saúde, no Twitter, Instagram e Facebook.

 

– Rádio UFMG Educativa

Você pode ouvir a programação da rádio na frequência 104,5 FM em Belo Horizonte, Contagem e outras cidades da Grande BH. A emissora tem produzido diversas matérias, entrevistas e programas relacionados ao contexto atual, veiculando informações relevantes sobre a pandemia. Acesse o site, Facebook, Instagram da Rádio e os podcast dos programas Aqui tem Ciência e Outra Estação.

 

– TV UFMG

O canal produz vídeos com diversas informações sobre a covid-19 e matérias sobre a produção científica da UFMG neste período de pandemia. Acesse o site, Facebook e Youtube.

 

– Informações diárias da UFMG por Telegram

Nessa quarentena, a UFMG criou mais um canal de comunicação com o público. A instituição divulga diariamente, por meio do aplicativo de mensagens Telegram, um resumo das principais notícias produzidas pela equipe do Centro de Comunicação (Cedecom). Com o serviço, o usuário pode se informar, por exemplo, sobre as principais ações e pesquisas da Universidade no combate ao coronavírus, atividades culturais e informes acadêmicos. Todas as notícias ficam disponíveis no feed e podem ser compartilhadas. Para utilizar o serviço, baixe o aplicativo e busque pelo canal Universidade Federal de Minas Gerais. Quem já tem o Telegram instalado pode assinar o canal por meio deste link. O serviço é gratuito.

 

– Corona repórter: informações sobre a pandemia pelo Twitter

Os dados oficiais da covid-19 no Brasil podem ser consultados em tempo real pelo Corona repórter. Trata-se de uma espécie de robô jornalista, desenvolvido pelo Laboratório Experimental de Tradução da Faculdade de Letras, em parceria com o Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos da Universidade de São Paulo (USP). A ferramenta capta permanentemente as informações divulgadas por órgãos do governo sobre a pandemia no Brasil e apresenta resultados no Twitter com alto grau de atualização.

 

– Plataforma para divulgar pesquisas sobre os impactos da covid-19

O Instituto de Estudos Avançados de Paris lançou a plataforma World Pandemic Research Network (WPRN). No site, os interessados podem publicar resultados de estudos que apresentam os impactos da pandemia da covid-19 sobre todos os sistemas socioeconômicos. O Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG é um dos participantes do projeto, que também recebe contribuições de mais de 100 instituições acadêmicas de cerca de 60 países. As perspectivas são de que a plataforma seja transformada em diretório global de pesquisas sobre o impacto socioeconômico da covid-19.

 

– Tira-dúvidas e boletins informativos da Escola de Enfermagem da UFMG

No combate ao coronavírus, a Escola de Enfermagem da UFMG lança várias frentes de atuação, como a Edição Especial do Boletim ENFormativo, que apresenta todas as contribuições que a Escola fez no enfrentamento da covid-19, os projetos e ações desenvolvidos, depoimentos e experiências de professores, alunos e servidores técnico-administrativos, os destaques na imprensa e os principais posicionamentos da UFMG. O site especial oferece ainda tira-dúvidas, materiais educativos, guias, orientações e vídeos para compartilhamento. O projeto Telessaúde, por sua vez, produz o boletim informativo Momento Telessaúde, que atualmente tem abordado temáticas sobre a pandemia e o contexto atual. Quem se interessar pela leitura, pode acessar o volume 9, “O vírus que parou o mundo!” e o volume 10, “A Enfermagem na luta contra a covid-19”. Todas as edições se encontram no site do projeto.