As informações sobre a pandemia circulam em tempo real e em quantidade imensurável. Aqui você encontra materiais em linguagens temáticas e formatos variados para se manter bem informado sobre o assunto e compartilhar nas redes sociais.

 

– Guia de Sobrevivência na Pandemia

Orientações de higiene, desinfecção de alimentos, uso correto da máscara facial e até mesmo cuidados ao voltar para casa após passear com os pets. Esses são alguns dos assuntos abordados no Guia de Sobrevivência na Pandemia, criado pelo Departamento de Microbiologia da UFMG para auxiliar a comunidade em geral no combate à Covid-19. O material traz ainda recomendações na hora de fazer uma refeição fora de casa, demonstração da maneira mais eficaz para lavar as mãos e ainda dicas de proteção no transporte público e privado, entre outras orientações que podem ajudar a evitar a contaminação pelo coronavírus. O documento está disponível para disponível para download neste link.

 

– Coronavírus: verdades e mentiras

Você pode frequentar reuniões, esportes em grupo, festas de aniversário e eventos religiosos durante a pandemia? A resposta é: não! A Faculdade de Medicina da UFMG produziu um material com verdades e mentiras sobre o coronavírus que pode ser baixado e compartilhado nas redes sociais e pelo Whatsapp. Acesse aqui e contribua para a circulação de informações corretas!

 

– Ouça tudo o que você precisa saber sobre o coronavírus

A equipe do Saúde com Ciência ouviu especialistas da Faculdade de Medicina e produziu uma série de áudios curtos para compartilhamento nas redes sociais. Entre os temas, estão cuidados gerais, saúde mental, uso de máscaras e fatores de risco para a covid-19.

 

– Orientações para profissionais da saúde

O Projeto Atenção Integral após a Terapia Intensiva, da Faculdade de Medicina, tem produzido materiais de fácil acesso, entendimento e aplicação para auxiliar profissionais e estabelecimentos que prestam serviço de saúde no enfrentamento à pandemia do coronavírus. São orientações sobre assistência ao recém-nascido na sala de parto de mães com covid-19, uso de equipamentos de proteção individual e cuidados com a saúde mental em contexto hospitalar.

 

– Cuidados com os alimentos e higienização

Em tempos de pandemia, adaptações estão sendo feitas em todas as esferas do conhecimento. Esse é o caso do projeto Educação Nutricional para Portadores de Sofrimento Mental, do curso de Nutrição, da Escola de Enfermagem. Com o objetivo de promover modos de vida saudável aos portadores de sofrimento mental do Centro de Convivência Arthur Bispo do Rosário de Belo Horizonte, atualmente a equipe elabora materiais educativos a respeito de prevenção e cuidado com a covid-19. Os materiais desenvolvidos pelo projeto são divulgados nas mídias sociais da Escola de Enfermagem – Instagram e Twitter. Os informativos abordam temas como higienização dos alimentos, dos objetos e utensílios domésticos, das mãos e das compras. Materiais educativos para compartilhamento também podem ser acessados pelo drive da Escola de Enfermagem.

 

– Como produzir e comercializar alimentos de forma segura?

Empresa Júnior de Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG, Sanus Consultoria, elaborou o e-book Covid-19: orientações para produção e comercialização de alimentos, que traz algumas instruções sobre a melhor maneira de manusear os alimentos de forma segura. O projeto tem o objetivo de auxiliar empreendedores da área de alimentos a tomar as medidas ideais de prevenção durante a pandemia, mantendo o bom funcionamento do seu negócio e preservando a saúde dos seus colaboradores e consumidores. Gratuito, o e-book apresenta orientações de higienização, dicas para fomentar o negócio durante a quarentena, algumas curiosidades e fontes de informações confiáveis.

 

– Quais os melhores produtos químicos para combater o coronavírus?

A limpeza e desinfecção de objetos frequentemente tocados em locais públicos é importante na contenção da transmissão da covid-19. Um informativo do Departamento de Química da UFMG tira dúvidas sobre os processos químicos de desinfecção, que provocam a destruição dos micro-organismos, analisa os principais itens aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, como o álcool a 70%, e orienta sobre a limpeza. De acordo com os pesquisadores que lançaram o material, a limpeza prévia aumenta a eficiência da desinfecção, e há casos em que as duas ações devem ser realizadas simultaneamente.