Data: 20 de setembro
Hora: 19h30
Local: Fachada Digital do Espaço do Conhecimento da UFMG
Urbanidade é o urbano compartilhado, negociado e experimentado cotidianamente. A mostra é uma proposta de diálogo, conexão, interlocução e compartilhamento entre cidadãs e cidadãos de Belo Horizonte, a partir da produção material e imaterial acumulada nos diversos territórios da cidade (Centros Culturais da PBH), na academia (UFMG), ou decorrente do encontro entre esses saberes, de modo a resgatar a urbanidade recentemente atravessada e desmaterializada pelo isolamento social.
A mostra acontecerá de dezembro/2020 a fevereiro/2021, mas o público do Festival terá uma prévia, entre os dias 19 e 23 de setembro, por meio de fotos, imagens e vídeos de música e dança projetados em empenas da cidade e nas fachadas do Espaço do Conhecimento UFMG, Conservatório UFMG e Centro Cultural UFMG, além de vídeos no YouTube.
Curadoras: Junia Ferrari e Marcela Silviano
- 19h30 às 20h – PARA VER E ESCUTAR DA PRAÇA
Local: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários)
1) Projeto Arcos, pontes e janelas: dança e música em 6 movimentos – vídeo-performances produzidos numa parceria entre as professoras Elise Pittenger (Escola de Música da UFMG) e Raquel Pires Cavalcanti (Escola de Belas Artes da UFMG), com a participação de alunos e artistas convidados.
2) Ars-Nova Coral da UFMG: vídeos produzidos pelo coral ARS-Nova da UFMG, sob a direção musical do Professor Lincoln Andrade, da Escola de Música da UFMG.
3) Projeto Janelas afora, Portas adentro: vídeo produzido pelo grupo PRAXIS-EA/UFMG a partir de narrativas e imagens feitas por moradores de territórios autoconstruídos, como parte do projeto de extensão Diálogos, da Escola de Arquitetura da UFMG, sob coordenação da professora Denise Morado.
4) Projeto AUÊ – Grupo de Estudos em Agricultura Urbana: vídeo produzido pelo grupo de pesquisa de mesmo nome, sediado no Instituto de Geociências (ICG) da UFMG, sob a coordenação da Professora Heloisa Costa e de Daniela Almeida.
5) Projeto Compasso – parcerias educacionais para inovação em comunidades: vídeo produzido em parceria com moradores do bairro Confisco/BH, sob a coordenação das professoras da Escola de Arquitetura da UFMG Rejane Magiag Loura, Natália Aguiar Mol e Eleonora Sad de Assis e participação da professora Kátia Pêgo, da Escola de Design da UFMG.
6) Projeto Quarentena – Janelas e Quarentena – Na Tela: vídeos produzidos a partir de imagens de integrantes da Cia. Ananda de dança contemporânea e de moradores de Belo Horizonte, a partir de suas vivências no período da Quarentena. O projeto é coordenado pela professora Anamaria Fernandes, do curso de Dança da Escola de Belas Artes da UFMG.
Duração: 1h30