Data: 20 de setembro
Hora: 16h
Local: Canal Cultura UFMG no YouTube
Inaugurado em 1989, o Centro Cultural UFMG celebrou em 2019 seus 30 anos, como um espaço que tem abrigado diferentes tendências artístico-culturais em Belo Horizonte. Para comemorar e relembrar a memória desses 30 tempos, estamos editando a publicação número 4 da revista Guaicurus, cuja primeira edição é de 2014, almejando retomar a ideia de uma edição anual.
Mediadores:
Leda Martins – Poeta, ensaísta e dramaturga. Professora aposentada da Faculdade de Letras da UFMG e ex-diretora de Ação Cultural da UFMG (2014-2018). Autora de vários livros e de capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior. Atua nas áreas de literatura, teatro, performance e cultura.
Fabricio Fernandino – Atual diretor do Centro Cultural UFMG. Escultor e professor da Escola de Belas Artes da UFMG. Foi diretor do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (2006-2013) e primeiro diretor de Ação Cultural da UFMG (2002-2006).
Convidados:
João Baptista Magro Filho – Primeiro diretor do Centro Cultural UFMG (1989-1990). É médico e professor aposentado da Faculdade de Medicina da UFMG. Foi coordenador de Projetos Especiais da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG.
Sônia Queiroz – Poeta e professora da Faculdade de Letras da UFMG, na área de edição. Ex-diretora do Centro Cultural UFMG (2010-2012). Foi diretora da Editora UFMG (1986-1995) e é ex-diretora de Ação Cultural da UFMG (2012-2014).
Ricardo Aleixo – Poeta, artista visual, performador, cantor, compositor e produtor cultural. É pesquisador das poéticas intermídia e curador do Festival de Arte Negra (FAN). Já fez performances na Alemanha, na Argentina, em Portugal, na França, no México, na Espanha, nos EUA e na Suíça.
Flávio de Lemos Carsalade – Arquiteto urbanista e professor do Departamento de Projetos da Escola de Arquitetura da UFMG. Foi presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (1999-2002), diretor da Editora UFMG e vice-presidente do ICOMOS Brasil.
Duração: 2h15
Transmissão ao vivo pelo youtube.com/culturaufmg
*Essa atividade é gratuita, aberta a todos e oferece certificado. Caso queira receber o certificado, inscreva-se em sympla.com/festivaldeinvernoufmg