Cenex Engenharia

O Centro de Extensão da Escola de Engenharia (Cenex/EE) é o órgão colegiado responsável pela gestão da política de extensão na Escola de Engenharia da UFMG, em consonância com a política geral de extensão universitária.

Em colaboração com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFMG, o Cenex/EE tem como objetivo induzir e articular as ações de extensão desenvolvidas no âmbito da unidade acadêmica.

Apresentamos a seguir as principais ações desenvolvidas na Engenharia com a participação das comunidades acadêmica e externa da Universidade.

Atividades de extensão

 

Cipmoi é o projeto de extensão mais antigo da UFMG; a ação envolve, anualmente, mais de 200 alunos da comunidade externa e 20 instrutores de cursos de graduação da área de Engenharia | Foto: Cenex/EE

CIPMOI (Curso Intensivo de Preparação de Mão de Obra Industrial)

O Curso Intensivo de Preparação de Mão de Obra Industrial (Cipmoi) é o projeto de extensão mais antigo da Universidade, fundado em 1957 por alunos da graduação da Escola.

Seu objetivo é aproximar a comunidade externa e capacitar, de forma gratuita, trabalhadores das áreas de construção civil, elétrica e mecânica para o mercado de trabalho. Isso é feito por meio da associação do conhecimento técnico e teórico da Universidade (por meio dos alunos) ao conhecimento prático de trabalhadores e alunos do CIPMOI.

Selex (Sistemas Elétricos Experimentais)

Sistemas Elétricos Experimentais (Selex) é um projeto de extensão interdisciplinar desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte. Ele promove a convivência entre estudantes de diversas áreas da UFMG e jovens que estão cumprindo medida socioeducativa.

Todos desenvolvem juntos oficinas em diversos temas, entre eles: eletrotécnica, arte, música e comunicação. Busca-se criar reflexões sobre questões que envolvem a juventude, conectando-as a cenários político-socioculturais brasileiros e buscando com que tais reflexões possam alçar campos disciplinares e discursivos com os quais o Selex está em interface.

Cursinho Popular Equalizar

Estudantes participantes do projeto equalizar da Engenharia / Foto: Divulgação Equalizar

Estudantes voluntários do cursinho popular Equalizar da Escola de Engenharia| Foto: Cenex EE

O Equalizar é um cursinho popular sem fins lucrativos que visa transformar a sociedade por meio da educação e do voluntariado. Estudantes da Universidade oferecem aulas preparatórias para o Enem e ensino técnico a alunos das redes municipal e estadual de ensino de Belo Horizonte e região metropolitana.

O projeto de extensão também oferece aos voluntários um laboratório de ensino para o desenvolvimento de atividades didáticas por estudantes da Licenciatura e de outros cursos da UFMG que têm interesse na docência (siga as redes sociais do projeto: Instagram, Facebook e Linkedin).

Grupo Paramec

Este grupo atua no sentido de projetar soluções que atendam às pessoas com deficiência em suas atividades cotidianas.

Protótipo de transferidor de pessoas com deficiência projetado e construído pelo Grupo Paramec foto - Cenex EE

Protótipo de transferidor de pessoas com deficiência projetado e construído pelo Grupo Paramec | Foto: Cenex EE

Em 2007, o Grupo Paramec decidiu direcionar suas atividades ao segmento da inclusão escolar, iniciando o projeto Tecnologia Assistiva para Educação Especial (TAEE), em parceria com a Escola de Educação Especial do Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus. São projetados e construídos diversos dispositivos de tecnologia assistiva. O projeto tem também parcerias com o Laboratório de Musicoterapia da Escola de Música da UFMG e o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI/UFMG).

Programa de Internato Curricular da Escola de Engenharia – Engenharia Pública

O PIC (Programa de Internato Curricular) visar apoiar os municípios de Minas Gerais na elaboração de trabalhos e estudos técnicos, como diagnóstico para planos diretores, planos urbanísticos e planos diretores, planejamento de transporte público e trânsito, projetos viários e de estradas vicinais, estudos de impactos ambientais e programas de capacitação.

Em formato de disciplina curricular, o PIC permite que os estudantes do curso de Engenharia Civil enriqueçam sua formação por meio do exercício de um aprendizado dirigido para uma realidade não simulada, interligando atividades de ensino e de pesquisa com as demandas da sociedade.

Informações adicionais sobre a extensão da Escola de Engenharia da UFMG podem ser encontradas no site da unidade.

Consulte as atividades da unidade registradas no Siex – Sistema de Informação da Extensão da UFMG (utilize os campos de pesquisa da plataforma para encontrar atividades e informações desejadas).