DADOS TÉCNICOS:
Responsável(s):
Maria Aparecida Moura – CPINFO, Belo Horizonte, Brasil.
Contato: colaboratorio@ufmg.br

Realização e disponibilização online: 08 de outubro de 2013.

Equipe:

Maria Aparecida Moura (CPINFO/UFMG)

Bruno Moreira de Moraes (CPINFO/UFMG)

Camila Mantovani (CPINFO/UFMG)

David  Lucas Myrrha Ferreira (CPINFO/UFMG)

Débora Mini Almeida (CPINFO/UFMG)

Flávia Brandão(CPINFO/UFMG)

Robson Paulo (CPINFO/UFMG)

Helton Santos (Núcleo WEB/CEDECOM/UFMG)

Tema(s): Eleições para reitor, UFMG

Idioma(s): português

APRESENTAÇÃO

Na série  “Eleições UFMG 2013″ disponibilizamos entrevistas  com os candidatos a reitor da UFMG – gestão 2014-2017.

Sumário:

00:13″ – Motivações para tornar-se reitor

03′:43″ – O candidato a vice- reitor – Professor Paulo Sérgio Lacerda Beirão

04′:17″ – Ensino superior no Brasil

06′:35″ – UFMG no cenário nacional e internacional

08′:33″ – Excelência, internacionalização e relevância social na pesquisa e no ensino superior

09′:30 “- Ações Afirmativas/cotas

10′:00″ – Prioridades da chapa

12′:13″ –  Interação dentro e fora da UFMG

14′:29″ – Assistência estudantil

17′:18″ – Integração entre pró-reitorias acadêmicas

18′:40″ – Políticas de acesso à informação

20′:11″ – Inovação e pesquisa

22′:10″ –  Pós- graduação

24′:23″ – Propostas para o quadro técnico administrativo

26′:54″ – Políticas de Ação Afirmativa

28′:46″ – Perfil e gestão

Currículo:

José Nagib Cotrim Árabe

José Nagib Cotrim Árabe é Professor Associado do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Ciências Exatas. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela UFMG (1977), mestrado em Ciência da Computação pela UFMG (1982) e doutorado em Computer Science – University of California Los Angeles (1986). Visiting Scholar na Carnegie Mellon University (1994-1995). Atuou no Curso de Pós-Graduação em Ciência da Computação e atua nos cursos de graduação em Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação. Foi consultor da Finep, CNPq, Capes e Fapemig. Na UFMG, foi membro do Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão, do Conselho Universitário, da Comissão Permanente de Pessoal Docente e do Conselho Diretor do IEAT. Participou da comissão que criou e implantou o Mestrado em Administração Pública da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. Participou do Conselho de Administração e do Conselho Diretor de diversas instituições. Exerceu os seguintes cargos de direção universitária na UFMG: Coordenador do Curso de Ciência da Computação (1987-1991), Chefe do Departamento de Ciência da Computação (1991-1992), Pró-Reitor de Administração (1992-1994), Pró-Reitor de Graduação (1998-2002), Diretor Executivo da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (2002-2006), Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFMG (2006-2011) e Superintendente de Infraestrutura e Manutenção (2011-2012). Participou da coordenação do Fórum Brasileiro de Pró-Reitores de Graduação (2001-2002) e do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad) (2007-2009). Foi coordenador nacional do Forplad (2011-2012).

Paulo Sergio Lacerda Beirão

Paulo Sergio Lacerda Beirão é graduado em Medicina pela UFMG (1972), Mestre e Doutor pela UFRJ (1976 e 1980), com Pós-Doutorado na University of Leicester, U.K. (1993). É Professor Titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG. Foi Research Associate na University of Pennsylvania e Jefferson Medical College e Honorary Research Fellow da University of Leicester. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Biofísica e da Sociedade Brasileira de Toxinologia. Conselheiro da SBPC em dois mandatos. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Imunologia, e liderou a criação do Curso de Doutoramento em Bioinformática, do qual foi o primeiro coordenador. Foi Pró-Reitor de Pesquisa da UFMG (1998-2002). Sob sua gestão foi elaborado o projeto de criação do Parque Tecnológico da UFMG (BH-TEC). Coordenou a criação do Instituto de Estudos Avançados Transdiciplinares da UFMG, do qual foi o primeiro presidente. Foi presidente do Conselho Curador da FAPEMG (2010-2011), e participa ou participou como representante da comunidade científica de várias comissões ligadas a Educação, Ciência e Tecnologia, como Conselho Deliberativo do CNPq, Conselho Consultivo da FINEP, Comitê Gestor CTInfra, Comissão de Coordenação do PRONEX e Comissão Coordenadora da elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação 2011-2020. Recebeu homenagens e distinções de alunos, governo de Minas Gerais e Governo Federal. É comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Por 2,5 anos foi Diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do CNPq. Coordenou a elaboração dos princípios de integridade em pesquisa do Global Research Council e é Diretor para Educação da International Union of Biochemistry and Molecular Biology.

Site da candidatura: https://www.ufmg.br/eleicoes2013/nagib-beirao/

O UFMGTUBE agradece  ao “Projeto Escritores Mineiros” –  locação das gravações deste Programa.

Na gravação os candidatos tiveram tempo livre para responder às questões colocadas.

,

Embed