DADOS TÉCNICOS:
Responsável(s):
Maria Aparecida Moura – CPINFO, Belo Horizonte, Brasil.
Contato: colaboratorio@ufmg.br
Realização e disponibilização online: 08 outubro de 2013.
Maria Aparecida Moura (CPINFO/UFMG)

Débora Mini (CPINFO/UFMG)

Flávia Brandão (CPINFO/UFMG)

Robson Paulo (CPINFO/UFMG)

Helton Santos (Núcleo WEB/CEDECOM/UFMG)

Tema(s): Questão racial, Ações Afirmativas

Idioma(s): português

APRESENTAÇÃO

Na série Humanidades, representantes de Instituições públicas e da sociedade civil organizada  refletem sobre a agenda de temáticas sociais e políticas brasileiras.

Tempo:

Sumário:

00:15 – Políticas de Ação Afirmativa  no Brasil

02:04 – Avaliação sobre as políticas a ação afirmativa no Brasil

04:17 – Ações afirmativas na pós-graduação

10:48 – Consórcio  UFMG-UEMG

12:24 – Avaliação das turmas

13:14 – Conhecimento

15:51 – A questão racial na produção do conhecimento

17:59 – Repercussão da questão racial na pesquisa

19:55 – Associação Brasileira de Pesquisadores Negros – ABPN

22:13 –  Ocupação de outras áreas de pesquisa

24:39 – Trajetória pessoal

30:01 – Recomendações para um jovem pesquisador

32:26 – O que faz um líder?

34:12 – Repercussão das novas lideranças negras no meio acadêmico

36:14 – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Relações Raciais

40:11 – Avaliação do Núcleo de Estudos

41:15 – O que é ser um intelectual negro

44:43 – Próximos passos do projeto ” Afirmação na Pós-Graduação”

Currículo

Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1988), possui especialização em Economia do Trabalho e Sindicalismo pelo Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho da Universidade Estadual de Campinas (1995). É Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG (2003) . Com o apoio do Programa Internacional de Bolsas da Fundação Ford, doutorou-se em Educação pela FaE/UFMG (2008), tendo feito estágio de doutoramento (Doutorado Sanduíche) no Département d’Ergologie da Université de Provence em Aix-en-Provence, França (2007). Tem experiência de ensino no campo da formação docente nas disciplinas “Metodologia de Pesquisa em Educação” e “Educação e Relações Étnico-Raciais”. Tem se dedicado à pesquisa na área de Educação tematizando as dimensões do Trabalho, Educação e Relações Étnico-Raciais. Coordena o Centro de Pesquisa da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais e o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Relações Étnico-Raciais da FaE-UEMG. Coordena o Grupo do Programa de Educação Tutorial do Ministério da Educação – UEMG em que desenvolve orientação de bolsistas acerca do tema ” Formação docente para o trabalho com relações étnico-raciais na Educação Infantil”. É membro do quadro permanente de professores do Programa de Pós-Graduação stricto sensu “Educação e Formação Humana”, da FaE-UEMG.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8417738767350749

, ,