Marlise Miriam de Matos Almeida

Posted on 31. out, 2013 by ufmgtube in Humanidades

DADOS TÉCNICOS:
Responsável(s):
Maria Aparecida Moura – CPINFO, Belo Horizonte, Brasil.
Contato: colaboratorio@ufmg.br
Realização e disponibilização online: 31 outubro de 2013.
Maria Aparecida Moura (CPINFO/UFMG)

David Lucas Myrrha Ferreira (CPINFO/UFMG)

Flávia Brandão (CPINFO/UFMG)

Robson Paulo (CPINFO/UFMG)

Helton Santos (Núcleo WEB/CEDECOM/UFMG)

Tema(s): feminismo e violência contra as mulheres

Idioma(s): português

APRESENTAÇÃO

Na série Perfis, pesquisadores e professores de diferentes departamentos e laboratórios de pesquisa da UFMG e outras instituições de ensino, refletem sobre a  trajetória acadêmica, o processo de criação, ciência, conhecimento, extensão universitária e os  elementos que constituem uma carreira científica.

Tempo: 01:11′:00″

Sumário:

00:06″ – Motivações para trabalhar com  questões de gênero e raça

03′:27″ – Relação entre o tema de pesquisa e  ensino na graduação

06′:36″  - A representação das mulheres nas diversas instituições

12′:57″ –  A lei Maria da Penha

22′:26″ – Avanços e dificuldades na implementação da lei

26′:21″ – Cenário institucional e o movimento feminista

34′:07″ – Ser feminista

36′:41″ – Temas recorrentes na pesquisa

46′:06″ – NEPEM – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a mulher

51′:09 – Questão racial

55′:45″ – Ações Afirmativas

01:02′:00″ – Papel do docente frente à pluralidade

01:06′:00″ – Ciência

01:08′:00″ – Mulher na ciência

Currículo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), Aperfeiçoamento em Metodologia Quantitativa pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestrado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), Doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas- SBI/IUPERJ (1998), Formação Complementar em Direito Internacional dos Direitos Humanos pela Universidad de La Republica (UDELAR, 2005) e Universidad de Buenos Aires (UBA, 2009), com apoio das Nações Unidas (ACNUR e ACNUDH). Atuou como Professora Agregada do Departamento de Sociologia e Política da PUC-Rio (1996-2005). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais e Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher – NEPEM e do Centro do Interesse Feminista e de Gênero – CIFG (UFMG). Como pesquisadora tem atuado na área das relações de gênero, de avaliação de políticas públicas, de representação e participação políticas, movimentos sociais e minorias e comportamento político de mulheres. Tem experiência também nas áreas de sociologia e política das relações de gênero, desigualdades sociais, planejamento, avaliação e monitoramento de políticas públicas, direitos humanos e cidadania. Dentre os trabalhos mais recentes destaca: SIMOES & MATOS. Modern Ideas, Traditional Behaviors, and the Persistence of Gender Inequality in Brazil, International Journal of Sociology (2008); MATOS, Marlise. Teorias e Gênero ou Teorias de gênero, Revista Estudos Feministas (2008); MATOS, Marlise. Justiça Social e Representação Democrática: é Possível Incluir Democraticamente no Brasil? O Caso das Mulheres Candidatas na Política, Livro Região e Poder (2010). Como produção técnica ressalta: a criação de índices de Conservadorismo político (ICP) e Tradicionalismo de gênero (ITG) a partir de um survey com eleitores realizado ao longo do processo eleitoral de 2010 (Consórcio Berta Lutz, SPM/PR), a elaboração dos Planos Decenal e Plurianual da Assistência Social do Estado de Minas Gerais, a revisão do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes de MG, a elaboração do Sistema de Informação e Monitoramento da Assitência Social do Estado de Minas Gerais (2008) e o Índice de Elegibilidade dos Municípios Brasileiros ao Programa Sentinela (Programa Nacional de Combate à Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes) – IEMS, ÍNDICE MULTICRITÉRIO, elaborado no escopo da Pesquisa de Avaliação e Monitoramento do Programa Sentinela, Ministério de Desenvolvimento Social (Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação) e PNUD-Brasil, Julho de 2005 e o “Módulo contendo Indicadores de Monitoramento, Banco de Praticas e Padrões Mínimos de Qualidade” para o Programa Sentinela (Programa Nacional de Combate à Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes), Julho de 2006. (Texto informado pelo autor).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1974404093620849

Informações adicionais:

NEPEM –  Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulherhttp://www.fafich.ufmg.br/nepem/

NEPEM –  Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher no Facebook –  https://www.facebook.com/nepem.ufmg

, , , , , , , , , , , , ,

Embed